World by 2

DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

5 Comidas Típicas para Provar na Letônia

Compartilhe:

Se você é um viajante que adora explorar não apenas lugares, mas também culturas através do paladar, prepare-se para uma experiência gastronômica única e emocionante. 

Neste artigo, vamos te mostrar algumas comidas típicas da Letônia, revelando os pratos mais emblemáticos do país. A Letônia tem algo para agradar a todos os gostos. 

Prepare-se para descobrir a magia dos sabores letões!

comida tipica letônia

Rupjmaize – Pão de Centeio

Nenhuma refeição letã está completa sem o famoso pão de centeio. Mais do que um simples acompanhamento, o pão de centeio é uma parte da cultura e identidade do país.

Rupjmaize, é um alimento básico que você encontrará em todo o país. Este pão tem uma cor castanha escura e é composto por farinha de centeio, malte e sementes de cominho. Sua textura densa e sabor profundo são resultado de um processo de fermentação que pode levar até três dias. Os letões acreditam que o pão de centeio é mais do que comida – é um símbolo de fertilidade e prosperidade.

Peixe defumado

Se você olhar para o longo litoral da Letônia, não deveria ser uma surpresa para você que os letões gostam de comer peixe. Inicialmente, os moradores fumavam o peixe para preservá-lo. Hoje, eles mantêm essa tradição porque gostam do sabor.

Se você experimentar o peixe defumado da Letônia, entenderá por que essa iguaria local é popular. O sabor fumado combina bem com o sabor dos peixes locais como o arenque, o lúcio, a solha ou o bacalhau.

Zirņi ar speķi – Ervilhas com Bacon

Um prato que resume a culinária letã é “Zirņi ar speķi”, que consiste em ervilhas cozidas com pedaços de bacon defumado. Essa combinação simples, porém saborosa, é apreciada tanto por locais quanto por visitantes. As ervilhas oferecem um toque de doçura que contrasta perfeitamente com o sabor salgado e defumado do bacon.

Aukstā zupa – Sopa Fria

A sopa em si é leve, refrescante e, às vezes, pode ser levemente picante. Feita com kefir ou leite azedo, beterraba cozida, rabanete picado, pepino fresco e ovos cozidos.

Aukstā Zupa é coberta com várias verduras antes de servir. O segredo do seu sabor rico, mas refrescante, está nos sabores azedo, doce e salgado perfeitamente equilibrados.

Antes de servir, a sopa fria letã deve ser guardada na geladeira por pelo menos duas horas, o que ajuda a realçar seu sabor.

Kotletes

As almôndegas de carne podem ser feitas de porco, frango, vaca ou até peixe, misturadas com cebola picada, alho e outros temperos.

Alguns letões também adicionam ovo e pão ralado à mistura. Depois de pronta, a mistura é amassada até ficar elástica.

Finalmente, é moldada em pequenas almôndegas individuais. Depois é frito até ficar crocante por fora, mas ainda suculento por dentro.

Kotletes é comumente servido com batatas cozidas, chucrute e molho de cogumelos. É um prato letão simples, mas incrivelmente delicioso.

Agora você já conhece o cardápio delicioso de comidas típicas da Letônia que certamente farão sua boca salivar. De pão de centeio a salmão defumado, cada prato conta uma história de tradição, inovação e amor pela boa comida. 

Ao viajar para a Letônia, lembre-se de mergulhar nesse banquete de sabores para obter uma compreensão completa da cultura e do povo letão.

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Planeje sua Viagem

World by 2 na Amazon

Itens úteis selecionados especialmente para sua viagem!

Assine a Newsletter

Relacionados

Artigos Recentes

Onde estivemos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *