DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Cracóvia ou Varsóvia – Qual cidade visitar na Polônia?

Compartilhe:

Você está planejando sua próxima viagem à Polônia e não tem certeza se deve visitar Cracóvia ou Varsóvia? Não se preocupe, este post vai te ajudar.

A Polônia é um dos destinos mais subestimados da Europa, infelizmente. Como o sexto maior país da Europa em população, há muitas razões pelas quais a Polônia deve estar na lista do seu roteiro de viagem pelo Leste Europeu. Além disso, a Polônia é um dos nossos países preferidos da Europa e esperamos que você também goste.

E quando se trata de história, a Polônia tem um papel fundamental a desempenhar. É o local de nascimento de grandes personalidades e líderes influentes em todo o mundo, incluindo Frederic Chopin, Marie Curie e o Papa João Paulo II.

Então, se você deve escolher entre Cracóvia e Varsóvia – qual você deve visitar?

cracovia ou varsóvia
Varsóvia – Polônia

Noções básicas sobre Cracóvia e Varsóvia

Ao contrário de muitas capitais da Europa Oriental, a capital da Polônia, Varsóvia, não abriga as melhores atrações que o país tem a oferecer. Na verdade, mais de 90% da arquitetura histórica da cidade foi danificada durante a Segunda Guerra Mundial, então o que você encontrará é uma reprodução completa (e fiel) da Antiga Varsóvia. 

A cidade possui uma vida cultural vibrante com muitas galerias de arte e museus para os aficionados por história. Uma parte da cidade é moderna, com arranha-céus e shoppings que fazem da capital uma mistura de novo e antigo, local perfeito para quem gosta de conhecer mas também fazer compras.

Cracóvia, por outro lado, sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, com muitas de suas arquiteturas históricas intocadas. Todas as atrações podem ser facilmente acessadas a pé, graças à sua localização na compacta Cidade Velha. Além de sua natureza bem preservada, a proximidade de Cracóvia a muitas atrações naturais e culturais e outras cidades turísticas como Zakopane e o Campo de Concentração de Auschwitz a torna um destino mais turístico.

Agora que você já conhece algumas noções básicas sobre cada cidade, agora é hora de entrar em detalhes sobre qual cidade escolher

História

Quando se trata de história, Cracóvia pode ser considerada a vencedora. Isso ocorre porque a arquitetura histórica da cidade permaneceu intocada durante a Segunda Guerra Mundial. Você pode facilmente explorar a história secular do país apenas observando seus prédios. A arquitetura bem preservada é uma beleza de se ver.

Um dos motivos pelos quais a cidade escapou dos estragos que outras cidades polonesas enfrentaram foi por ter sido declarada capital durante a Segunda Guerra Mundial, servindo como sede do poder pelos nazistas.

Varsóvia, por outro lado, foi completamente destruída durante a guerra. A Varsóvia que vemos hoje é uma réplica completa da antiga cidade antes da destruição. Foi reconstruída usando fotos da antiga cidade. Isso faz de Varsóvia a ganhadora em termos de museus que contam essa história. 

Ambas as cidades têm sua própria história única que vale a pena explorar. Cabe a você decidir se deseja explorar uma cidade reproduzida para parecer original ou explorar as ruas de uma cidade com uma ampla gama de atrações históricas originais.

População

Varsóvia é o lar de quase 2 milhões de pessoas. É a única cidade da Polônia com a maior população que ultrapassa a marca de um milhão. Cracóvia tem uma população de mais de 700.000 habitantes. 

O centro de Varsóvia é sinônimo de arranha-céus e habitações cinzentas de estilo socialista. Uma grande porcentagem dos residentes de Varsóvia são jovens estudantes e empresários. Para quem procura um ar mais urbano, Varsóvia é o lugar para estar.

Cracóvia é mais voltada para o turismo, com muitas atrações que atendem aos viajantes estrangeiros. Cracóvia tem uma vibração mais calma. É por isso que a maioria dos viajantes estrangeiros fala com mais frequência sobre esta cidade. Cracóvia é de fato um destino onde você encontrará o lado autêntico da Polônia intocado.

viajar varsóvia cracóvia
Cracóvia – Polônia

Cultura

Ambas as cidades abrigam muitos pontos turísticos interessantes, incluindo castelos e museus para manter os visitantes entretidos por dias.

Em Varsóvia, você encontrará museus populares como o Copernicus Science Centre, o POLIN Museum of the History of Polish Jews e o Uprising Museum. 

Dê um passeio pelo jardim da cobertura da Universidade de Varsóvia. Este é um local incrível para fugir da agitação da vida da cidade enquanto aprecia a paisagem deslumbrante.

Além disso, Varsóvia tem muitos parques e espaços verdes onde você pode respirar ar puro. Um desses lugares é o Parque Lazienki, o maior parque da cidade. 

Cracóvia também tem seu próprio quinhão de museus, como o Museu da Fábrica de Oskar Schindler, o Museu da Farmácia, o Castelo Real Wawel e muito mais. Seu espaço verde mais popular para passear é o Planty Park.

Preços

A Polônia é um país incrivelmente acessível, apesar de ter uma das economias mais fortes da UE. Uma das razões para sua acessibilidade é porque a Polônia usa sua própria moeda chamada Zloty e ainda está para fazer a transição para a moeda padrão da UE, o Euro. 

Em termos de orçamento, Cracóvia é relativamente mais barata do que Varsóvia. Cracóvia é mais econômica em termos de alimentação, acomodação em hotel e custo de vida em geral.

Varsóvia é a capital e o centro econômico da Polônia. Como tal, restaurantes, acomodações e transporte são um pouco caros. Embora a diferença de preço não seja significativa, ela existe.

Durante o verão, os preços de Cracóvia tendem a ser um pouco mais elevado devido ao afluxo de turistas. Mas no geral, Cracóvia é mais barata do que Varsóvia.

Comida

Como uma cidade com uma vibração internacional, Varsóvia apresenta todos os tipos de restaurantes de diferentes nacionalidades, incluindo Índia, China e Itália. Na mesma linha, a cidade possui restaurantes locais que servem, obviamente, o melhor da comida polonesa. Do café da manhã ao jantar, se você é exigente na hora de comer, Varsóvia nunca irá decepcionar.

Para aqueles que gostariam de experimentar a autêntica comida típica polonesa, Cracóvia é a escolha certa. Cracóvia tem uma variedade maior de comidas tradicionais, restaurantes familiares e pubs de vodka do que Varsóvia, um destino altamente influenciado por sabores internacionais.

E agora, qual você deve escolher? Varsóvia ou Cracóvia?

Cracóvia é o destino turístico mais popular da Polônia e por boas razões. De acessibilidade e arquitetura histórica a vibrante vida noturna e cultura impressionante, Cracóvia tem de tudo.

Embora seja aconselhável visitar Cracóvia e Varsóvia, se você estiver viajando para a Polônia pela primeira vez, se fosse para visitar apenas uma das cidades, com certeza eu indicaria Cracóvia.

E quando você retornar para uma segunda visita à Polônia, você adiciona Varsóvia em seu roteiro.

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Planeje sua Viagem

World by 2 na Amazon

Itens úteis selecionados especialmente para sua viagem!

Assine a Newsletter

Relacionados

Artigos Recentes

Onde estivemos

Comente o artigo

2 respostas

  1. Bom dia. Acabo de voltar da Polônia. Que país incrível.
    Ficamos 4 dias em Varsóvia e 3 na Cracóvia (além de 2 em Zakopane)
    Difícil dizer a melhor.
    Minha filha (19 anos), preferiu Cracóvia, segundo ela povo mais sorridente, mas jovem, etc.
    Minha esposa… deu empate.
    Eu, já preferi Varsóvia, mais séria, mas imponente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *