DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Lista de Patrimônios Mundiais da Unesco na Suíça

Compartilhe:

A Suíça tem 13 bens inscritos como Patrimônio Mundial da UNESCO (pesquisa: set/22) sendo 9 culturais e 4 naturais, e obviamente os magníficos alpes estão listados.

Dá uma olhada na lista de Patrimônios da Unesco na Suíça:

unesco suíça

Patrimônio Cultural da Unesco na Suíça

Abadia de St. Gall 

O Convento de St. Gall, exemplo perfeito de um grande mosteiro carolíngio, foi, desde o século VIII até à sua secularização em 1805, um dos mais importantes da Europa. Sua biblioteca é uma das mais ricas e antigas do mundo e contém preciosos manuscritos, como o mais antigo plano arquitetônico conhecido desenhado em pergaminho. 

De 1755 a 1768, a área conventual foi reconstruída em estilo barroco. A catedral e a biblioteca são as principais características deste notável conjunto arquitetônico, refletindo 12 séculos de atividade contínua.

Convento beneditino de São João em Müstair

O Convento de Müstair, situado num vale dos Grisões, é um bom exemplo de renovação monástica cristã durante o período carolíngio. Possui a maior série de murais figurativos da Suíça, pintados c. 800 dC, juntamente com afrescos e estuques românicos.

La Chaux-de-Fonds / Le Locle, Urbanismo Relojoeiro

O local do planejamento urbano relojoeiro La Chaux-de-Fonds / Le Locle consiste em duas cidades situadas próximas uma da outra em um ambiente remoto nas montanhas suíças, em terras inadequadas para a agricultura. 

Seu planejamento e construções refletem a necessidade de organização racional dos relojoeiros. Planificadas no início do século XIX, após grandes incêndios, as vilas devem a sua existência a esta única indústria. Sua disposição ao longo de um esquema aberto de faixas paralelas nas quais habitações e oficinas se misturam reflete as necessidades da cultura relojoeira local que data do século XVII e ainda está viva hoje. 

O local apresenta excelentes exemplos de cidades manufatureiras que estão bem preservadas e ainda ativas. O planejamento urbano de ambas as cidades acomodou a transição da produção artesanal de uma indústria caseira para a produção fabril mais concentrada do final dos séculos XIX e XX. 

A cidade de La Chaux-de-Fonds foi descrita por Karl Marx como uma “enorme cidade fabril” em Das Kapital, onde analisou a divisão do trabalho na indústria relojoeira.

Lavaux, terraços de vinhedos

Os Lavaux Vineyard Terraces, que se estendem por cerca de 30 km ao longo das margens norte do Lago Genebra, do Chateau de Chillon até os arredores orientais de Lausanne, na região de Vaud, cobrem as encostas mais baixas da encosta da montanha entre as aldeias e o lago. 

Embora haja alguma evidência de que a vinha foi cultivada na área na época romana, os atuais socalcos de vinha remontam ao século XI, quando os mosteiros beneditinos e cistercienses controlavam a área. É um exemplo notável de uma interação secular entre as pessoas e seu meio ambiente, desenvolvida para otimizar os recursos locais para produzir um vinho altamente valorizado e que sempre foi importante para a economia.

Cidade Velha de Berna

Fundada no século XII em uma colina cercada pelo rio Aare, Berna desenvolveu-se ao longo dos séculos de acordo com um conceito de planejamento excepcionalmente coerente. 

Os edifícios da Cidade Velha, que datam de vários períodos, incluem arcadas do século XV e fontes do século XVI. A maior parte da cidade medieval foi restaurada no século XVIII, mas manteve seu caráter original.

Habitações pré-históricas ao redor dos Alpes

Esta propriedade em série de 111 pequenos sítios individuais engloba os restos de assentamentos pré-históricos habitados por estacas (ou palafitas) dentro e ao redor dos Alpes, construídos por volta de 5000 a 500 aC nas margens de lagos, rios ou pântanos. 

As escavações, realizadas apenas em alguns dos locais, forneceram evidências que fornecem informações sobre a vida em tempos pré-históricos durante o Neolítico e a Idade do Bronze na Europa Alpina e a maneira como as comunidades interagiam com seu ambiente. 

Cinquenta e seis dos sites estão localizados na Suíça. Os assentamentos são um conjunto único de sítios arqueológicos excepcionalmente bem preservados e culturalmente ricos, que constituem uma das fontes mais importantes para o estudo das primeiras sociedades agrárias da região.

Ferrovia nas Paisagens de Albula / Bernina Express

Rhaetian Railway nas paisagens Albula / Bernina, reúne duas linhas ferroviárias históricas que atravessam os Alpes suíços através de duas passagens. Inaugurada em 1904, a linha Albula na parte noroeste da propriedade tem 67 km de extensão. Possui um impressionante conjunto de estruturas, incluindo 42 túneis e galerias cobertas e 144 viadutos e pontes. 

A linha de passagem de 61 km de Bernina possui 13 túneis e galerias e 52 viadutos e pontes. A propriedade é exemplar do uso da ferrovia para superar o isolamento dos assentamentos nos Alpes Centrais no início do século XX, com um grande e duradouro impacto socioeconômico na vida nas montanhas. Constitui um conjunto técnico, arquitetónico e ambiental de excelência e incorpora realizações arquitetónicas e de engenharia civil, em harmonia com as paisagens por onde passam.

A obra arquitetônica de Le Corbusier

Escolhidos a partir da obra de Le Corbusier, os 17 sítios que compõem esta série transnacional estão espalhados por sete países e testemunham a invenção de uma nova linguagem arquitetônica que rompeu com o passado. 

Eles foram construídos ao longo de um período de meio século, no decorrer do que Le Corbusier descreveu como “pesquisa paciente”. O Complexe du Capitole em Chandigarh (Índia), o Museu Nacional de Arte Ocidental, Tóquio (Japão), a Casa do Dr. Curutchet em La Plata (Argentina) e a Unité d’habitation em Marselha (França) refletem as soluções que o Movimento procurou aplicar-se durante o século 20 aos desafios de inventar novas técnicas arquitetônicas para responder às necessidades da sociedade. 

Essas obras-primas do gênio criativo também atestam a internacionalização da prática arquitetônica em todo o planeta.

Three Castles, muralha defensiva e muralhas da cidade-mercado de Bellinzona

O sítio de Bellinzona consiste em um conjunto de fortificações agrupadas em torno do castelo de Castelgrande, que fica em um pico rochoso com vista para todo o vale do Ticino. Correndo do castelo, uma série de muralhas fortificadas protegem a cidade antiga e bloqueiam a passagem pelo vale. 

Um segundo castelo (Montebello) faz parte integrante das fortificações, enquanto um terceiro castelo separado (Sasso Corbaro) foi construído em um promontório rochoso isolado a sudeste das outras fortificações.

Patrimônio Natural da Unesco na Suíça

Florestas de faias antigas e primitivas dos Cárpatos e outras regiões da Europa

Esta propriedade transnacional inclui 94 componentes em 18 países. Desde o final da última Idade do Gelo, a Faia Europeia espalhou-se a partir de algumas áreas de refúgio isoladas nos Alpes, Cárpatos, Dinarides, Mediterrâneo e Pirinéus durante um curto período de alguns milhares de anos em um processo que ainda está em andamento. 

A expansão bem sucedida em todo um continente está relacionada à adaptabilidade e tolerância da árvore a diferentes condições climáticas, geográficas e físicas.

Monte San Giorgio

A montanha arborizada e em forma de pirâmide do Monte San Giorgio, ao lado do Lago Lugano, é considerada o melhor registro fóssil da vida marinha do Período Triássico (245 a 230 milhões de anos atrás). 

A sequência registra a vida em um ambiente lagunar tropical, abrigado e parcialmente separado do mar aberto por um recife offshore. A vida marinha diversa floresceu dentro desta lagoa, incluindo répteis, peixes, bivalves, amonites, equinodermos e crustáceos. 

Como a lagoa estava perto da terra, os restos também incluem fósseis de répteis, insetos e plantas terrestres, resultando em uma fonte extremamente rica de fósseis.

Alpes Suíços Jungfrau-Aletsch

A extensão da propriedade natural do Patrimônio Mundial de Jungfrau – Aletsch – Bietschhorn (inscrita pela primeira vez em 2001), expande o local para leste e oeste, elevando sua superfície para 82.400 ha., de 53.900. O local oferece um excelente exemplo da formação dos Altos Alpes, incluindo a parte mais glacial da cordilheira e a maior geleira da Eurásia. 

Possui uma grande diversidade de ecossistemas, incluindo estágios sucessionais devido principalmente ao recuo das geleiras resultante das mudanças climáticas. O local é de valor universal excepcional tanto por sua beleza quanto pela riqueza de informações que contém sobre a formação de montanhas e geleiras, bem como sobre as mudanças climáticas em curso. Também é inestimável em termos dos processos ecológicos e biológicos que ilustra, principalmente através da sucessão de planos.

Swiss Tectonic Arena Sardona

A Swiss Tectonic Arena Sardona, no nordeste do país, cobre uma área montanhosa de 32.850 ha, com sete picos que se elevam acima de 3.000 m. A área apresenta um exemplo excepcional de construção de montanhas através de colisões e características continentais . excelentes seções geológicas através do empuxo tectônico, ou seja, o processo pelo qual rochas mais antigas e profundas são transportadas para rochas mais jovens e mais rasas. 

O local distingue-se pela clara exposição tridimensional das estruturas e processos que caracterizam este fenómeno e tem sido um local chave para as ciências geológicas desde o século XVIII .século. Os Alpes Glarus são montanhas glaciais que se erguem dramaticamente acima de vales de rios estreitos e são o local do maior deslizamento de terra pós-glacial na região alpina central.

Fonte: site oficial https://whc.unesco.org/ – tradução por Ana Paula Castelli

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Planeje sua Viagem

World by 2 na Amazon

Itens úteis selecionados especialmente para sua viagem!

Assine a Newsletter

Relacionados

Artigos Recentes

Onde estivemos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *