DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Itália | Vale a pena Visitar Pisa?

Compartilhe:

Muitas pessoas quando vão à Itália se perguntam se vale mesmo a pena visitar a cidade de Pisa. Para nós, Pisa foi uma visita despretensiosa em nossa primeira viagem à Itália. Pisa não estava realmente em nossa lista ao planejar nossas férias na Itália, pois já tínhamos um roteiro cheio das cidades mais tradicionais e não queríamos adicionar mais cidades e depois não poder fazer justiça às que já estavam em nosso roteiro.

A verdade é que Pisa recebe pouca atenção dos viajantes que se arrependem de não dedicar tempo para realmente experimentar tudo o que é oferecido – e nós também acabamos cometendo esse erro.

Roger e eu nos entreolhamos e dissemos: “ Vamos dar pelo menos uma olhada! ” e lá fomos nós pegar um trem de Florença para Pisa.

Visitar pisa italia

Não teríamos o luxo de passar um dia inteiro em Pisa com nosso roteiro apertado, mas ao menos algumas horas e muitas fotos deveríamos gastar na cidade, afinal dde contas acho que todo mundo jpa viu  alguma foto da famosa Torre de Pisa.

Então vamos começar pelo inicio: 

Como chegar em Pisa

A forma mais simples de chegar a Pisa é de trem. Foi uma viagem de trem fácil de cerca de 1 hora a 1 hora e 30 minutos (dependendo do trem que você pegar).

Os trens regionais italianos são fáceis de usar. Você pode verificar a programação no site da Trenitalia com antecedência para ajudá-lo a planejar seu dia. Há um serviço frequente de trens saindo de outras cidades italianas.

O site da Trenitalia usa os nomes das cidades italianas, portanto, você procurará trens de Firenze SM Novella (a estação ferroviária de Santa Maria Novella em Florença) para Pisa Centrale.

Como ir da estação de trem Pisa Centrale ao Campo dos Milagres 

Para chegar ao Campo dos Milagres (ou Praça dos Milagres) da estação ferroviária de Pisa, você pode pegar um táxi ou ônibus se estiver com pouco tempo. 

Veja qual ônibus pegar aqui no Rome2Rio. Se você não sabe usar o Rome2Rio, aprenda lendo nosso post Guia de Como Usar o Rome2Rio.

Mas se puder, acho que a melhor forma é ir a pé e aproveitar para fazer um passeio tranquilo pela cidade. Você levará cerca de 25 a 30 minutos.

O que ver em Pisa

Campo dos Milagres

Um Patrimônio Mundial da UNESCO, a praça abriga quatro monumentos de obras-primas, incluindo a Torre Inclinada de Pisa.

A famosa Torre Inclinada de Pisa é na verdade o campanário que foi construído para acompanhar a grande catedral de Pisa. O complexo de edifícios ali existentes — a catedral, o campanário, o batistério e o camposanto — é conhecido como a Praça dos Milagres (Piazza dei Miracoli).

Catedral

O interior da catedral passou recentemente por um projeto de restauração de quatro anos que foi concluído a tempo do 900º aniversário da consagração da catedral em setembro de 1118.  

A entrada é gratuita e você não tem horário fixo para entrar na catedral, mas recomendo chegar bem antes do meio-dia. Conforme você avança no dia, a praça e a catedral serão invadidas por grupos de turistas.

Batistério 

A torre não é a única construção no Campo dos Milagres que se inclina; o batistério também. E é o maior batistério da Itália. 

Enquanto estiver no batistério, respeite o pedido de silêncio. Contudo, a cada 30 minutos, mais ou menos, o atendente de plantão oferece uma demonstração da impressionante acústica, cantando algumas notas. Fora isso, deve haver silêncio dentro do prédio.  

O Batistério de San Giovanni foi fundado em 15 de agosto de 1152. É aqui que o Sacramento do Batismo é administrado e o cristão inicia o caminho da Fé. A razão pela qual se construiu um edifício tão fascinante e enigmático foi certamente o desejo de dotar a catedral de um digno complemento: um Batistério que, em termos de posição, tamanho, materiais e estilo, estivesse em harmonia com o majestoso edifício que já existia oposto.

Camposanto 

O Camposanto era o que Campo dos Milagres. O cemitério fechado foi estabelecido em 1277.  

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Camposanto foi severamente danificado por um incêndio causado por uma bomba incendiária dos Aliados.

Foi fundado em 1277 para acolher as sepulturas que até então se encontravam espalhadas por toda a Sé. O arcebispo Federico Visconti queria que o edifício fosse um “lugar grande e digno, isolado e fechado”. Assim nasceu uma das mais antigas arquiteturas medievais cristãs para a devoção dos mortos.

Campanário (Torre de Pisa)

campanário pisa

É chamada de Torre Inclinada ou Torre de Pisa, mas na verdade nunca foi usada para defender a cidade; faz parte do complexo religioso da Praça do Duomo e funciona como sua torre sineira, ou campanário. Ela desempenhou um papel ativo na cronometragem humana e divina com seus sete sinos – um para cada nota musical – o maior dos quais, inaugurado em 1655, pesa três toneladas e meia! É conhecido em todo o mundo pela beleza de sua arquitetura, por sua extraordinária inclinação, que o torna um autêntico milagre da estática, e pelo fato de estar situado na mundialmente famosa Piazza dei Miracoli, da qual é certamente a grande joia. E é por isso que é uma das 7 Maravilhas do Mundo.

Portanto o nome popular que é conhecido o campanário da Praça dos Milagres em Pisa é Torre Inclinada de Pisa.

Por que a Torre Inclinada de Pisa se inclina?

É uma coisa engraçada… A torre de Pisa começou a se inclinar enquanto estava sendo construída.

A terra era muito mole em um lado do canteiro de obras, e os construtores deixaram de notar esse fato quando criaram a fundação para a torre. Então, mal sabiam eles que seu erro faria com que o campanário de Pisa se tornasse um marco famoso, reconhecido instantaneamente em todo o mundo!

Nem mesmo as centenas de turistas circulando, tirando selfies e a famosa foto “segurando” a torre poderiam diminuir o drama da cena.

A graciosa torre branca parecia deslumbrante ao se erguer para o céu contra o pano de fundo feito para fotografia.

Preços

  • Catedral: Entrada gratuita
  • Batistério: 7 Euros
  • Camposanto: 7 Euros
  • Torre: 20 Euros 

E há inúmeras combinações que dão descontos. Veja todos os valores no site oficial.

Excursão saindo de Florença

Se você preferir, pode fazer uma Excursão em Pisa de 1 Dia com Torre de Pisa saindo de Florença. Essa excursão já inclui:

  • Traslados de ida e volta em ônibus com sistema de som avançado, ar-condicionado e todos os recursos modernos
  • Acompanhante poliglota especializado (inclusive em Português)
  • Excursão guiada em Pisa
  • Tempo livre em Pisa
  • Ingresso para a Catedral
  • Ingresso para a Torre de Pisa

Resumo – Vale a pena Visitar Pisa, na Itália?

Se você é como eu e quis ver aquela famosa torre inclinada basicamente toda a sua vida, então sim. Por que não tirar um dia ou parte de um dia de sua viagem para ver Pisa?

E se é a sua primeira vez na Toscana, acho que ver essas belas construções com certeza deveria estar no seu roteiro. Estará cheio de turistas? Claro, mas isso não significa que você não deva vê-lo uma vez.

Aproveite e sim, tire todas as fotos clichês da torre!

É uma cidade charmosa e o passeio de um dia não é caro. Dito isto, da próxima vez que viajarmos pela Toscana, provavelmente voltaremos a Pisa para ver com mais calma a linda cidade.

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Planeje sua Viagem

World by 2 na Amazon

Itens úteis selecionados especialmente para sua viagem!

Assine a Newsletter

Relacionados

Artigos Recentes

Onde estivemos

Comente o artigo

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *