DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

O Que Fazer se Você Ficar Doente em uma Viagem

Compartilhe:

Nunca é divertido ficar doente, mas é especialmente horrível se sentir mal e ficar doente em uma viagem. Infelizmente, isso não é incomum. O estresse da viagem, juntamente com o jet lag, pode sobrecarregar seu sistema imunológico e torná-lo mais suscetível a resfriados e outras doenças respiratórias.

Um alto nível de atividade física, como caminhar muito em uma viagem pode colocá-lo em risco de distensões e outras lesões. Experiências como andar de barco em águas agitadas, andar de ônibus em estradas sinuosas e caminhar ou esquiar em grandes altitudes podem causar sintomas como dor de estômago, tontura e dores de cabeça.

E se você involuntariamente comer alimentos que contenham bactérias, vírus ou parasitas, você pode desenvolver uma infecção de origem alimentar.

Viagens internacionais ainda trazem o risco de doenças endêmicas como febre amarela, sarampo, entre outras.

o que fazer ficar doente viagem

Mas calma! Não deixe que essas informações te desanimem a viajar! Há muito o que fazer para evitar ou melhorar de qualquer tipo de doença.

Claro, tudo isso depende exatamente de quão doente você está. Já deixamos aqui, em primeiro lugar, que se você estiver gravemente doente, sua primeira prioridade deve ser procurar um médico ou hospital!
Dá uma olhada nessas dicas caso você fique doente durante uma viagem:

Previna-se

A prevenção é o melhor remédio, e começa com as vacinas necessárias antes de viajar. Sempre pesquise quais doenças estará propenso ao viajar para um destino e tome todas as vacinas necessárias, além de manter suas vacinas básicas em dia.

Lave muito bem as mãos com frequência e tome remédios para enjoo se você estiver propenso a enjoos.

 Outra prevenção que sempre falamos é: NUNCA viaje para o exterior sem um Seguro Viagem.

Fique calmo e avise os outros viajantes

Embora a resposta imediata de qualquer pessoa a ficar doente durante uma viagem seja entrar em pânico, essa é a última coisa que você deve fazer! O estresse pode realmente fazer você se sentir pior, enquanto permanecer calmo e pensar positivo pode ter o efeito oposto. Portanto, mesmo que pareça uma tarefa impossível no momento, manter a calma e não entrar em pânico é uma ótima maneira de se sentir melhor mais rápido!

Outra coisa importante a fazer ao primeiro sinal de estar doente é avisar as pessoas com quem você viajou. Isso dará a todos o tempo para tomar as precauções necessárias para garantir que seu problema não se espalhe para o resto de seus amigos e familiares.

Recorra ao seu kit de primeiros socorros

É uma boa ideia estar preparado para um resfriado, dor de cabeça e dores musculares, colocando alguns remédios familiares em sua mala. Comece com remédio para dores em geral (Tylenol) ou ibuprofeno (Advil), um antidiarreico como loperamida (Imosec) ou subsalicilato de bismuto (Pepto-Bismol), um antiácido (ENO), e um para o fígado (Epocler). 

Se você tem alergias sazonais, você vai querer trazer um anti-histamínico de última geração (Allegra); você também pode usar uma forma tópica do anti-histamínico (Polaramine creme) para acalmar uma reação alérgica na pele, picadas de insetos ou hera venenosa.
Cuidado! Se você tem alergia a algum medicamento, sempre procure um médico para te auxiliar a montar seu kit de primeiros socorros para uma viagem.

Beba muita água

As viagens aéreas podem desidratar, portanto, beba bastante líquido durante o voo. Se você tiver diarréia do viajante, que pode desidratá-lo rapidamente e em um grau perigoso, certifique-se de beber mais água do que o habitual.

Se seus problemas gastrointestinais forem graves, complemente sua água com bebidas esportivas/eletrolíticas como Gatorade, que podem ser encontradas na maioria das farmácias e lojas de conveniência. 

Escolha bem o que comer

Embora as férias sejam a desculpa perfeita para exagerar na culinária local, certifique-se de escolher suas refeições com sabedoria para que você possa manter sua saúde. Por exemplo, você pode aumentar seu sistema imunológico evitando alimentos não saudáveis ​​​​e processados ​​​​e escolhendo frutas e vegetais frescos como lanches saudáveis ​​​​entre as refeições. 

Nós somos fãs de comidas típicas e de provar novos sabores, mas se você já se sente doente, evite comida de vendedores de rua, fique longe de junk food e evite os tentadores buffets à vontade, que podem causar estragos em um estômago ou intestino já sobre carregados.

Descanse

A maioria das doenças não requer cuidados médicos. A menos que você tenha febre (um sinal claro de infecção), vá com calma. Ajuste seu itinerário para permitir mais tempo para descanso, não tenha medo de tirar um dia para se recuperar em seu quarto de hotel. Relaxe em uma ducha ou banho quente, beba chá quente e durma até se sentir melhor.

Se você estiver bem o suficiente para sair do seu quarto, aproveite seu destino sem se esforçar demais: economize caminhar pela cidade para quando estiver se sentindo melhor e faça uma visita guiada em um ônibus ou barco ou assista a um show local. Ouça seu corpo e faça uma pausa quando se cansar.

Monitore seus sintomas

Monitorar seus sintomas é uma ótima maneira de decidir se você precisa dar o próximo passo e visitar um médico. Felizmente, sua tosse ou espirro foi seu corpo simplesmente se ajustando ao novo ambiente em que está.

Se for esse o caso, seus sintomas devem diminuir e você pode continuar com seus planos de férias programados regularmente. Se seus sintomas permanecerem os mesmos ou piorarem, no entanto, você sabe que é hora de procurar um médico.

Acione seu seguro viagem

Se seus sintomas progredirem e for hora de consultar um médico, antes de pegar um táxi para o pronto-socorro mais próximo, você deve começar ligando para o seu provedor de seguro viagem. Ao viajar para o exterior, especialmente, você vai querer ter certeza de que alguém sabe onde você está, a equipe é competente, fala seu idioma, etc.

A Embaixada também é um recurso útil para isso, pois pode recomendar hospitais locais, ajudar com transferência de fundos, transporte, contato com familiares e muito mais.

Volte para casa

O seguro viagem também pode ajudá-lo a voltar para casa em caso de emergência médica. Sempre falamos da importância de viajar com Seguro. 

Todos nós temos diferentes níveis de tolerância para possíveis problemas, dependendo do nosso estado de saúde. Há também diferentes níveis de seguro que você pode adquirir, desde cobertura para consultas, emergência até seguro médico e seguro de evacuação médica, que pode ser exigido se você for escalar montanhas, por exemplo.

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Planeje sua Viagem

World by 2 na Amazon

Itens úteis selecionados especialmente para sua viagem!

Assine a Newsletter

Relacionados

Artigos Recentes

Onde estivemos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *