DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Campos de Concentração que podem ser Visitados na Polônia

Compartilhe:

Os museus e memoriais nos terrenos dos antigos campos de concentração podem ajudar a contar a terrível história do fascismo europeu do século XX. 

Embora poucos turistas na Europa pensem nos horrores do nazismo, alguns visitam os memoriais para honrar os desejos de seus sobreviventes ou prestar homenagem àqueles que morreram nos acampamentos. 

Os campos de concentração construídos na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial estão ali para demonstrar a intolerância e a natureza fascista da época. Muitos destes campos hoje são museus, criados para que a história não seja esquecida. Abaixo apresentamos alguns desses campos que podem ser visitados:

campo-concentracao-polonia

Auschwitz-Birkenau

Auschwitz é uma área de visita obrigatória para todo ser humano na terra. Tornou-se gradualmente um dos símbolos mais poderosos da nossa civilização e da história do século XX. Visitar Auschwitz é uma visita emocionante e uma experiência profundamente pessoal para todos. O lugar mostra expressivamente a anatomia do horror – tanto os horrores óbvios quanto sua ligação com o mal oculto e cotidiano.

Foi o maior campo de extermínio nazista e o local do maior genocídio fascista. Neste campo os nazistas mataram uma grande quantidade de judeus, mas também poloneses, prisioneiros de guerra russos, ciganos e outras nacionalidades nos anos 1940-1945. A área está bem preservada e atualmente abriga o Memorial de Auschwitz-Birkenau e o Museu do Estado. Este local, onde fica o museu do Holocausto, está listado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Como visitar Auschwitz Birkenau: Excursão Guiada Auschwitz-Birkenau Saindo de Cracóvia

Majdanek

Em Majdanek, ainda podem ser vistos os quartéis dos prisioneiros e os monumentos que contêm as cinzas antigas das vítimas do campo. Cerca de 80.000 pessoas mortas por tiros ou câmaras de gás; 60.000 deles eram judeus. Majdanek foi inicialmente criado como um pequeno campo para prisioneiros de guerra soviéticos e mais tarde usado para o deslocamento de judeus da região de Zamojszczyzna. Logo após a ofensiva da Alemanha nazista na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o campo foi reestruturado para conter mais de 50.000 prisioneiros. A maioria dos prisioneiros estava fraca demais para trabalhar e quase todos morreram em fevereiro de 1942.

Cerca de 150.000 pessoas neste campo foram usadas para trabalho dentro do campo e também em empresas alemãs localizadas perto de Lublin de 1941 a 1944. O número de vítimas foi menor que o de Auschwitz ou Belzec, mas os meios de extermínio foram tão cruéis como em todos os lugares ou ainda pior. 

Como visitar Majdanek: Excursão guiada ao campo de concentração de Majdanek e Lublin saindo de Varsóvia

Treblinka

Treblinka é o mais cruel e o segundo maior campo de extermínio nazista, onde 700.000 pessoas foram mortas impiedosamente no período de um ano. Enquanto Auschwitz é reconstruída com precisão e reside em uma paisagem cultural com tradições históricas, Treblinka é um local remoto, entre campos e bosques. Treblinka destinava-se principalmente à condução para execução.

Na parte central de um campo cheio de pedras, você descobrirá o famoso monumento imperdível de “As Vítimas do Holocausto”. Durante a sua visita, você também verá a pedra “Never Again”, dedicada à comemoração de Janusz Korczak. 

Como visitar Treblinka: Excursão ao campo de concentração de Treblinka, saindo de Varsóvia

Sobibor

Até hoje, Sobibor ainda tem um forte sentimento de desolação e subdesenvolvimento que tanto caracterizou este lugar. Fazia parte da “Operação Reinhard”, que foi a parte mais mortal do Holocausto, na Polônia. Esses campos foram construídos exclusivamente com o objetivo de assassinatos em massa sistemáticos por meio de câmaras de gás. Cerca de 200.000 pessoas foram assassinadas aqui.

Sobibor consistia em dois campos divididos em três unidades: quartéis e depósitos, unidade administrativa e unidade de extermínio, enterro e cremação. Localizado em uma área pouco habitada da Polônia para não atrair muita atenção externa, Sobibor estava taticamente situado. O local é um pouco mais conhecido do que seus equivalentes por causa da revolta de 1943, onde membros da revolta conseguiram matar secretamente 11 dos guardas da SS e alguns guardas ucranianos também.

Como visitar o Museu e Memorial de Sobibor

Kulmhof (Chelmno)

O campo de extermínio em Chelmno era um campo de extermínio projetado exclusivamente para matar todos aqueles que eram levados para lá. Judeus do gueto de Litzmannstadt e os habitantes locais de Reichsgau Wartheland foram mortos lá. As únicas pessoas a serem salvas foram um pequeno grupo de trabalhadores selecionados pelos alemães para trabalhos relacionados com suas atividades criminosas. Durante a ocupação alemã, apenas algumas poucas pessoas na Polônia perceberam sua existência ou as centenas de milhares de mortes que ocorreram lá.

Os que foram trazidos para cá acreditaram até o fim que estavam ali para fazer trabalhos de fortificação no Oriente. Eles foram instruídos a tirar a roupa para desinfecção e tomar um banho antes de prosseguir. Depois de se despiram, foram conduzidos a um grande caminhão que os levaria ao banho. Sem o conhecimento deles, o caminhão estava equipado com monóxido de carbono. Depois, o caminhão foi conduzido a alguns quilômetros de distância e os cadáveres foram descarregados e enterrados.

Como visitar o Museu do Campo de Extermínio de Kulmhof – Chelmno nad Nerem

Stutthof (Sztutowo)

O campo nazista de Stutthof para civis foi estabelecido em 2 de setembro de 1939 e depois se transformou em um campo de trabalho especial e, finalmente, em um campo de concentração. Cerca de 125.000 prisioneiros de 13 países europeus foram mantidos aqui. 85.000 foram mortos. Foi o primeiro campo nazista em território polonês e o último a ser libertado. O State Stutthof Museum agora está localizado no acampamento, apresentando relíquias do passado.

Como visitar Stutthof: Excursão ao campo de concentração de Stutthof, saindo de Gdansk

Mapa

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com a Viaje Conectado
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Planeje sua Viagem

World by 2 na Amazon

Itens úteis selecionados especialmente para sua viagem!

Assine a Newsletter

Relacionados

Artigos Recentes

Onde estivemos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *