Porto Alegre é uma cidade vibrante e ponto central para quem deseja conhecer o Rio Grande do Sul. O centro de Porto Alegre é bem planejado e mantido, com arquitetura neoclássica atraente e uma boa rede de transporte público que te leva às melhores atrações turísticas da cidade.
O centro de Porto Alegre concentra-se em torno do Mercado Publico, com uma estação de metrô e uma rodoviária convenientemente localizadas nas proximidades.
Passeios turísticos de ônibus e passeios de barco no Lago são sempre populares entre os turistas em Porto Alegre, enquanto os parques e jardins locais também costumam ser interessantes.
Principais atrações turísticas de Porto Alegre:
Ônibus Turístico
Turístico da cidade é conhecida localmente como Linha Turismo e oferece uma maneira muito fácil de chegar às atrações, passando por algumas 11 bairros diferentes.
Ao longo do percurso, você passará por várias igrejas, monumentos, estátuas, parques e edifícios proeminentes, com guias de áudio multilíngue disponíveis para fornecer comentários informativos.
A viagem total dura cerca de uma hora e meia, com ônibus de turismo saindo da Travessa do Carmo e voltando no mesmo local.
Jardim Botânico
Reinaugurado em 1962, o Jardim Botânico passou a fazer parte da Fundação Zoobotanica na década de 1970 e hoje possui vidraças, calçadas de pedra, lago com pontes, centro educacional, banco de sementes e muitas espécies de plantas nativas. O Museu de Ciências Naturais está localizado no recinto do Jardim Botânico, onde é conhecido pelas suas exposições de paleontologia.
Parque Farroupilha
Várias atrações residem no Parque Farroupilha, como monumentos de mármore, uma fonte, o Memorial do Expedicionário aos Soldados Brasileiros, um pequeno zoológico, parque de diversão infantil, quadras poliesportivas, ciclovias e caminhos para corrida.
O Parque Farroupilha também abriga um grande auditório, com capacidade para cerca de 4.500 espectadores, e uma enorme feira de pulgas, que acontece todos os domingos pela manhã. Digno de nota, muitos moradores se referem ao Parque Farroupilha como Parque Redenção.
Parque Moinhos de Vento (Parcão)
Este é um grande e popular parque, sendo o lugar perfeito para relaxar em uma tarde de sol, ou quem sabe fazer uma caminhada pela manhã.
Cobrindo uma área de pouco menos de 5 hectares, o Parque Moinhos de Vento oferece uma série de trilhas de corrida, além de playground para as crianças, muitos bancos e um grande lago, onde as famílias locais vêm regularmente para alimentar os patos residentes. e gansos.
Outras atrações do parque incluem uma biblioteca infantil (Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah) e um monumento em homenagem a Humberto de Alencar Castelo Branco, 26º presidente do Brasil (entre os anos de 1964 e 1967).
Planetário
Uma atração contemporânea deslumbrante, o Planetário da cidade faz parte do complexo da Universidade Federal e foi construído em 1971, com financiamento do Ministério de Educação e Cultura.
Inaugurado oficialmente em 1972, com a presença da tripulação da Apollo 13, o Planetário acolhe frequentemente vários eventos e palestras relacionadas com astronomia, e também realiza apresentações regulares relacionadas com os sistemas solares e o ‘céu à noite’.
Praça da Matriz
Oficialmente conhecida como Praça Marechal Deodoro e localizada no coração da cidade, a bela Praça da Matriz fica a três quadras ao sul da frondosa Praça Alfandega e é delimitada por alguns dos marcos mais famosos de Porto Alegre.
Dominando a Praça da Matriz com sua dramática arquitetura religiosa, a Catedral Metropolitana foi construída no início do século 20 e é tipicamente neoclássica em sua aparência. Outros edifícios importantes incluem a Biblioteca Pública e o Teatro São Pedro. A própria Praça da Matriz remonta ao final do século 18 e está centrada em torno do imponente Monumento a Júlio de Castilhos, que foi erguido em 1914.
Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Madre de Deus (Santuário Mãe de Deus)
Um pequeno templo católico que poderia facilmente passar despercebido, o Santuário de Nossa Senhora Madre de Deus ergue-se no topo do Morro Teresópolis, onde tem uma vista deslumbrante da paisagem urbana e do Lago Guaíba abaixo.
Este marco religioso é muito moderno em sua aparência e foi projetado em 1987, levando em consideração sua localização exposta ao vento. No entanto, não foi até 1992 que a pedra fundamental foi lançada, e a construção durou até 2000, quando o santuário se juntou às celebrações do milênio.
A arquitetura é composta por uma estrutura de aço, juntamente com alvenaria mínima e paredes de vidro, com um telhado que se estende até o solo. Embora o Santuário de Nossa Senhora Madre de Deus não seja a atração mais fácil de se chegar, se você viaja de carro ou tem um carro alugado, vale a pena conhecer.
Praça e Monumento dos Açorianos
O Monumento aos Açorianos é uma escultura contemporânea, criada para homenagear o grupo original de aproximadamente 60 casais açorianos que se estabeleceram em Porto Alegre em meados do século XVIII e foram os responsáveis pelo povoamento da cidade.
O Monumento aos Açorianos foi construído em 1973 em aço e foi projetado para se assemelhar a um galeão, sendo a estrutura formada por humanos entrelaçados, coroados por uma figura alada na frente.
Memorial do Rio Grande do Sul
Importante centro cultural, o Memorial do Rio Grande do Sul fica na Praça da Alfândega, com sua fachada palaciana, torre do relógio alta e cúpulas pontiagudas. Este magnífico edifício tombado serviu como sede dos Correios por muitos anos e foi construído entre 1910 e 1913.
Em meados da década de 1990, o Memorial do Rio Grande do Sul foi convertido em sua atual atração museológica e hoje abriga uma infinidade de documentos, mapas e artefatos importantes relativos à história da cidade, com destaque para a exposição Linha do Tempo.
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Uma das maiores e mais importantes universidades do Brasil, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul é composta por um total de quatro campi individuais, designados por Campus do Centro, Campus Olímpico, Campus Saúde e Campus do Vale.
No total, a universidade é o lar de mais de 30.000 alunos e tem uma longa história, com sua primeira escola estabelecida em 1895. O corpo docente da universidade se especializa em uma série de disciplinas diferentes, como Agronomia, Arquitetura, Economia, Engenharia, Belas Artes, Direito, Linguística, Medicina, Filosofia e Ciências Sociais.
Museu Júlio de Castilhos
Com um acervo de mais de 10.000 peças individuais, as exposições no Museu Histórico Júlio de Castilhos mostram o rico regional nacional e incluem um grupo de importantes relíquias arqueológicas, juntamente com artefatos relativos à Guerra dos Farrapos / Esfarrapados (1835 a 1845) e à Guerra da Tríplice Aliança / Guerra do Paraguai (1864 a 1870). Existem também algumas esculturas históricas criadas por indígenas e jesuítas.
Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo
Fundado em 1979 e localizado na Rua João Alfredo, próximo à Casa de Cultura Mário Quintana (Casa de Cultura Mário Quintana), o Museu Joaquim José Felizardo situa-se na zona da Cidade Baixa e na casa de Lopo Gonçalves.
Os visitantes encontrarão numerosos tesouros e artefatos coloniais, junto com exposições de fotografia, atividades culturais e cursos sazonais. A poucos passos de distância estão as atrações de compras alinhadas na Rua dos Andradas.
Museu de Ciências e Tecnologia
Fundado no final de 1998 e parte da Pontifícia Universidade Católica, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC tem uma variedade de exposições no local que cobrem todos os aspectos da ciência, como astronomia, biologia, física e homem. O espaço de exposição permanente contém aproximadamente 700 displays hands-on, enquanto a coleção total soma mais de um milhão de peças.
Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS
Abriga mais de 2.500 peças e recebe regularmente exposições de aclamadas galerias internacionais, como o Musée d’Orsay em Paris, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul costuma ser carinhosamente abreviada como simplesmente ‘MARGS’.
Algumas das obras mais importantes incluem pinturas de artistas como Antonio Parreiras, Condido Portinari, Emiliano di Cavalcanti, Lasar Segall e Pedro Weingartner, entre muitos outros artistas.