Temos certeza de que você já teve medo de um dos mitos sobre viagem que iremos comentar. Na verdade, é completamente normal ficar pelo menos um pouco preocupado quando você está se preparando para deixar sua zona de conforto para trás.
Mas há poucas coisas tão emocionantes quanto superar medos e incertezas. Adivinha? Isso é metade da diversão de viajar!
Aqui estão alguns medos comuns de viagem e maneiras comprovadas de superá-los. Vamos juntos deixar o seu medo para trás para que você possa embarcar na aventura que você sempre sonhou!
As viagens internacionais são muito caras e não posso pagar
Assumir o risco financeiro de viajar. Entendemos que isso pode ser uma grande preocupação para a maioria das pessoas.
Viajar não é barato, mas também não é tão caro quanto você imagina. Tudo depende de como você viaja e para onde você vai. Existem destinos de viagem que são muito baratos e acessíveis.
Além disso, se você for tranquilo o suficiente para participar de um tour gratuito, encontrar seu próprio caminho, usar o transporte público e comer comida de rua (ou economizar na hora de comer), você pode fazer seu dinheiro durar bastante.
A melhor maneira de lidar com esse medo é ser organizado. Guarde um pouco de dinheiro para suas viagens todos os meses. Quando você conseguir ir, será ainda mais incrível, porque você trabalhou muito para isso! Fique de olho também nas tarifas de baixa temporada e promoções especiais.
Há também milhares de maneiras inteligentes de economizar dinheiro enquanto viaja.
Não falo a língua e tenho medo de não ser compreendido
Esse medo é perfeitamente válido. Não é bom se encontrar em uma situação difícil e não poder pedir ajuda. A verdade é que você não precisa falar a língua nativa de um país para explorá-lo.
É bastante simples superar isso. Basta um pouco de preparação. Aprenda o básico (olá, tchau, por favor, obrigado, onde fica o banheiro, estou perdido, ajuda, etc.) no idioma nativo do país que você está visitando.
Baixe e aprenda a usar um bom aplicativo de tradução. Pronto, tudo está resolvido. E para ser totalmente honesto, você não precisa falar ou entender a língua nativa de um país para explorá-lo, a mímica e sim, o básico do inglês já são quase sempre suficientes.
Não tenho tempo suficiente
A falta de tempo é uma das maiores razões pelas quais as pessoas acabam adiando as férias dos seus sonhos. Ficamos tão presos em nossa rotina diária que esquecemos que deveria haver mais na vida.
Use o tempo que você tem. Você pode até começar sendo um turista em seu próprio país. Vá explorar todas as atrações turísticas que você nunca esteve! Por que não tentar um fim de semana nas montanhas? Um feriado prolongado na praia?
Aproveite aquelas férias que venceram e vá conhecer um pouco do mundo!
Algo de ruim pode acontecer enquanto eu estiver viajando
Você pode sentir que é muito perigoso viajar. E sim – coisas ruins acontecem. Mas se você pensar com cuidado, perceberá que essas coisas ruins também podem acontecer enquanto você está em casa, ou no trabalho.
Se seu medo é de voar, leia nossas Dicas para Superar o Medo de Avião.
Trate seus medos como faria com qualquer outro risco que encontraria em sua vida cotidiana. A vida é para os vivos – vá ver o que está lá fora!
Lógico que você pode tomar as devidas precauções, fazer um seguro viagem (imprescindível para quem vai viajar para fora do Brasil).
E se ainda assim você se sentir inseguro, dê uma olhada no nosso post: É Seguro Viajar pelo Mundo? – já passamos por mais de 20 países e podemos te ajudar com essa insegurança.
O planejamento me deixa maluco
Não consegue lidar com o planejamento de encontrar e reservar hospedagem, transporte e passeios? Você não está sozinho. Milhares de pessoas se sentem assim e isso as impede de explorar.
A resposta é – você não tem que fazer isso sozinho! O mito de “TER” que planejar sua viagem sozinho pode te deixar muito ansioso, mas você pode comprar um pacote de viagem pronto, que foi planejado com antecedência por alguma agência. Tudo o que você precisa fazer é subir a bordo.
Mas mesmo que você tenha que planejar as coisas sozinho, nós temos a internet! Todas as informações estão aqui. Viajantes de todo o mundo (inclusive nós!) compartilham dicas, truques e características sobre como viajar com facilidade e com orçamento limitado.
Se você deseja aprender a planejar e organizar suas viagens, pode comprar nosso Método passo a passo de como Planejar suas Próprias Viagens.
E se quiser que a gente planeje uma viagem para você, nos chame no direct do Instagram.
Tenho medo de me perder
Quando você vai para um novo destino, sempre se sente um pouco deslocado. Novamente, isso faz parte da alegria de viajar! Encontrar um lugar novinho em folha é mágico. Você vai se sentir como uma criança novamente!
Felizmente para nós, estamos no século 21 e podemos baixar e aprender a usar o Google Maps de nossos telefones, tablets e laptops. Mas mesmo que você não goste de tecnologia, sempre pode obter um mapa impresso. Ou peça indicações! Não tenha medo.
Tenho medo de que minhas coisas sejam roubadas
Para ser justo, os viajantes são frequentemente alvo de batedores de carteira e vigaristas. No entanto, você não precisa cair nessa armadilha. Você pode ser mais esperto do que isso. Aqui estão algumas maneiras simples de manter seu dinheiro e seus pertences seguros enquanto você viaja. A chave é estar alerta e estar ciente do seu entorno.
Não gosto de me sentir desconfortável
Há conforto em ficar em casa. Você sabe o que gosta de comer, sabe como se locomover. A questão é que você também está perdendo muito por ficar na sua zona de conforto.
Existe um ditado que diz: “Coisas incríveis não acontecem dentro da nossa zona de conforto!“. E então… Você não quer tentar viver algo incrível?
Mesmo se você tiver um ou dois momentos desconfortáveis durante uma viagem, será uma ótima história para contar em casa. Na verdade, você pode até descobrir que gosta de ultrapassar seus limites. Você nunca sabe, você pode apenas se surpreender!
Sou muito chato para comer
O mundo está muito globalizado. Em quase todos os destinos você poderá encontrar hambúrgueres, batatas fritas e refrigerantes. Ou um pouco de iogurte e frutas. Queijos, pães. Então não há muito com o que se preocupar. Apenas coma o que você á conhece.
No entanto, nós realmente sugerimos que você tente pelo menos uma comida típica do destino em que está viajando. Só porque você deve desafiar seu paladar de vez em quando. Nós prometemos a você que, se você se abrir para o mundo da comida lá fora, você viverá para contar a história.
Sentindo-se um pouco mais confiante? Nós esperamos que sim! Há um mundo grande e vasto lá fora, cheio de coisas maravilhosas para ver e pessoas para conhecer. Adoraríamos mostrar-lhe pelo menos uma fatia disso.