Gastown, Vancouver – O velho “Gassy Jack” ficaria orgulhoso. Em 1867, ele abriu um salão para trabalhadores da fábrica.
Mais bares e empresas se estabeleceram nas proximidades e, rapidamente, o local cresceu e se tornou a cidade de Vancouver.
Agora Gastown, seu bairro homônimo, é um dos mais bacanas de Vancouver, no Canadá.
Em 2012, o site de cultura pop Complex.com até classificou Gastown em Vancouver, como o quarto distrito mais estiloso do mundo, logo atrás do Soho de Nova York.
Por muitos anos, Gastown, Vancouver, (a parte mais antiga da cidade) foi – vamos ser francos – decadente. Suas ruas de paralelepípedos e o grande e icônico Steam Clock (relógio de vapor), que apita e toca músicas ao longo do dia, eram suas únicas características.
E os visitantes gostavam das lojas de souvenirs baratas que vendiam camisetas e bugigangas de folha de bordo.
Mas nos últimos anos, Gastown foi mudando, se tornando um bairro cool e cheio de personalidade.
Os lofts foram convertidos em condomínios de alto padrão. E um monte de lojas de grife e restaurantes tão badalados se mudaram para os prédios históricos de tijolos.
História de Gastown em Vancouver
Gastown foi o lar do primeiro assentamento no que viria a ser conhecido como a cidade de Vancouver.
O bairro recebeu o nome de John “Gassy Jack” Deighton, um marinheiro, mineiro e capitão de barco a vapor de Yorkshire que chegou em 1867 para abrir o Globe Saloon: o primeiro bar da área.
Inicialmente batizado de “Gassy Jack” devido à sua tendência para contar histórias, o nome pegou, e a área ao redor do popular saloon logo foi apelidada de Gastown.
Uma estátua de Gassy Jack estava até recentemente na Maple Tree Square de Gastown em sua homenagem. No entanto, a controvérsia em torno do colonialismo levaram à sua recente remoção.
À medida que Vancouver começou a crescer no início do século 20, o centro da cidade mudou gradualmente para o oeste em direção à Granville Street e Gastown começou a entrar em declínio. Isso foi ainda agravado pela chegada da Grande Recessão.
Como resultado, Gastown tornou-se a área secundária da cidade, abrigando uma variedade de cervejarias baratas, bordéis e hotéis baratos.
Hoje, o distrito mantém seu charme histórico e espírito independente. A arquitetura vitoriana abriga uma cena de moda próspera, butiques de decoração com curadoria impecável, galerias exclusivas e algumas das melhores opções culinárias de Vancouver. É um ponto de encontro para moradores elegantes e um bairro ideal para explorar a pé. Gastown fica ao norte da península do centro de Vancouver, de Richards a leste até a Main Street e ao sul até a Hastings Street.
O que fazer em Gastown
O relógio a vapor de Gastown
A medalha de ouro de coisas para fazer em Gastown vai para este famoso relógio.
Construído em 1977 para significar a conclusão do projeto de revitalização de Gastown Vancouver, o relógio toca a cada quarto de hora.
E o que é aquele apito característico? É o Westminster Quarters , o mesmo toque ouvido no Big Ben de Londres.
O relógio está no topo de uma grade de vapor que faz parte do sistema de aquecimento a vapor do centro de Vancouver.
A cada 15 minutos, o Gastown Steam Clock toca um pouco. Ele assobia e dispara vapor de seus cinco apitos em sua própria versão do Westminster Chime. Certifique-se de ir às 12h para ver a melhor exibição!
O Mirante de Vancouver
Localizado no topo do Harbour Center, a 5 minutos a pé do Gastown Steamclock, o Vancouver Lookout é uma plataforma de observação localizada a 168 metros acima do nível do mar.
Aqui você obtém vistas panorâmicas deslumbrantes das montanhas North Shore, do Oceano Pacífico e do horizonte de Vancouver .
Há também outras vistas, como o Stanley Park, a Lions Gate Bridge e o Canada Place .
Aproveite as exibições interativas ou até mesmo um tour multilíngue de um guia local experiente para aprender mais sobre o passado, presente e futuro da cidade.
A melhor parte é que a entrada é válida o dia todo! Então você pode subir de manhã e voltar ao entardecer para as vistas deslumbrantes do pôr do sol sobre o Oceano Pacífico.
Museu da Polícia de Vancouver
O Museu da Polícia de Vancouver oferece uma visão aprofundada da história do crime e da punição na cidade.
Localizado na antiga sede do necrotério e tribunal legista da cidade, o museu foi inaugurado em 1986 para comemorar o centenário de Vancouver e a Expo ’86 World’s Fair.
Operado pela Vancouver Police Historical Society, uma organização sem fins lucrativos, o museu abriga mais de 20.000 objetos, fotografias e memorabilia.
Aprenda sobre crimes históricos notáveis, a história da ciência forense e a evolução das técnicas de investigação da cena do crime. É, sem dúvida, um destino obrigatório para os fãs de assassinato, mistério e intriga.
Para uma experiência ainda mais cativante, faça o passeio a pé “Excursão pelas Almas Perdidas de Gastown”, onde você seguirá seu guia na história mais antiga e mais terrível de Vancouver nesta aventura teatral gótica. Você descobrirá o Grande Incêndio, surtos de varíola e assassinatos não resolvidos.
Veja o Flat Iron de Vancouver
Outro para a lista do que ver em Gastown, Vancouver é o edifício Flat Iron. Você deve ter visto o edifício Flat Iron em Nova York e talvez até o de Toronto. O edifício Flatiron de Vancouver é uma das coisas icônicas para se ver em Vancouver. Claro, não é tão conhecido, mas ainda é muito legal dar uma olhada!
Parque CRAB
Eu disse que Gastown não era particularmente verde, mas isso não significa que não haja vegetação: afinal, é Vancouver! As melhores atividades de Vancouver geralmente envolvem aproveitar o ar livre e você ainda pode fazer isso em Gastown.
Dirija-se ao CRAB Park e caminhe ao longo da orla. Há uma pequena praia aqui e você terá excelentes vistas de North Vancouver (especialmente boas no dia seguinte à neve) e do Canada Place também!
Rua das Águas
Water Street é o coração pulsante de Gastown.
Eu recomendo abraçar seu senso interior de espontaneidade passando uma tarde tropeçando nas ruas de paralelepípedos da região.
Nomeado por sua proximidade com Burrard Inlet, Water Street contém uma grande variedade de cafés da moda, butiques independentes e restaurantes elegantes que canalizam a energia dos primórdios robustos do bairro.
Comece sua jornada no início da rua histórica, localizada na 375 Water Street , a uma curta caminhada da Waterfront Station. Em seguida, siga para o leste, parando para conferir a atração principal de Gastown, o Gastown Steamclock, localizado na Water and Cambie.
Passeios por Gastown
Mapa
Veja também
Guia Completo de Banff e Jasper
5 Comidas Típicas para Provar no Canadá
Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook , Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!