Básico
Capital: Varsóvia
Língua: Polonês
Moeda: Zloty
Viagem
Validade do passaporte: Deve ter validade mínima de 3 meses, a partir da saída do espaço Schengen
Visto de turista necessário: Para turistas brasileiros que vão viajar para a Polônia, dispensa de visto para até 90 dias.
Vacinações: Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.
Segurança:
- ✅Viajar com precauções normais de segurança
- Viajar com grau moderado de cautela
- Viajar com alto grau de cautela
- Evitar viagens não-essenciais
- Não viajar
Requisitos de entrada
Para entrada na Polônia, é exigido que o passaporte seja válido por ao menos seis meses a partir da data de entrada do brasileiro em território polonês. A Guarda de Fronteira polonesa pode, ainda, exigir os seguintes requisitos àqueles que desejem entrar no país:
Valores necessários relativos ao período de estadia e documentos que comprovam sua posse. Para maiores de 16 anos, são exigidos 100 zlotys, para cada dia de estada, e mínimo total de 500 zlotys ou valor equivalente em outra moeda estrangeira. Para menores de 16 anos, são exigidos 50 zlotys para cada dia de estada, e mínimo total de 300 zlotys ou valor equivalente em outra moeda estrangeira. Cheque de viagem, cartão de crédito ou declaração de saldo por banco com sede no território da República da Polônia emitida até um mês antes da entrada do brasileiro em território polonês podem ser aceitos.
Em caso de viagem de turismo a campo de jovens ou atividades esportivas ou viagem com despesas de estadia pagas, pode ser exigido 20 zlotys para cada dia de estada, e mínimo total de 100 zlotys.
Documentos que confirmam os meios para entrada/saída do território polonês, entre eles: passagem de retorno ao país de origem ou outro país não comunitário.
Hospedagem
Booking.comSeguro Saúde
Estrangeiros não podem desfrutar do sistema de saúde público polonês. Nesse caso, recomenda-se fortemente que cidadãos brasileiros contratem serviço de seguro de saúde internacional. Recorda-se aos turistas que preços relativos a atendimento médico podem assumir valores expressivos.
É recomendável, portanto, que os cidadãos brasileiros em viagem à Polônia contratem seguro com cobertura internacional, que contemple despesas em casos de acidentes, enfermidades, mortes e traslados de corpo.
Segurança pública
A criminalidade na Polônia é muito baixa e a maior incidência de furtos ocorre em viagens de trem onde nunca se deve deixar bagagem desacompanhada e tampouco adormecer sem que a bagagem esteja em local seguro. Deve-se, também, ficar atento a grupos de torcedores de futebol.
Câmbio e moeda
Moeda deve ser trocada apenas em bancos ou em casas de câmbio oficiais (definidas como Kantor). Ofertas para troca de dinheiro vindas de desconhecidos nas ruas podem acontecer e não devem, em hipótese alguma, ser aceitas. Trata-se de golpe popular para ludibriar turistas.