Sejamos realistas, como viajantes, quase sempre somos obcecados pela ideia de conhecer um lugar novo. Nós visitamos certos lugares, nos divertimos muito e nos recusamos a voltar porque há muito mais para ver e fazer lá fora. Sim, nós também pensamos assim antes de começar a planejar uma viagem.
Essa necessidade de encontrar um lugar novo não é uma coisa ruim… longe de ser verdade! É (em parte) a razão pela qual decidimos viajar em primeiro lugar – a oportunidade de ver um lugar novo que não conhecemos antes, então faz sentido que estejamos sempre em busca de novos e emocionantes planos de viagem, mas voltar a um destino que já conhecemos pode ser muito confortável e familiar.
Muitas vezes nos encontramos obcecados pela próxima aventura, esquecendo o valor de voltar aos lugares que já nos tocaram de alguma forma. Neste post, vamos explorar profundamente a importância de voltar aos destinos que já exploramos, descobrindo razões convincentes para fazê-lo.
Recentemente, pela primeira vez, voltamos a alguns países que já havíamos visitado no passado e foi ótimo rever cidades que nos fizeram tão bem.
Ter um novo olhar sobre o destino, provar novamente sabores, conhecer novos cantos, tudo isso nos deu uma sensação de leveza, sem aquela pressão de ter que conhecer tudo pela primeira vez.
Então hoje sim, acreditamos que vale a pena voltar a destinos que você já visitou e damos motivos para isso:
Motivos para você voltar a destinos que já visitou:
Isso tira muita pressão de você
A primeira vez que você visita um lugar, todos nós temos essa ideia do que queremos fazer, ver, comer… etc. Geralmente há uma lista de atrações e experiência que queremos preencher durante essa primeira viagem.
Na 2ª, 3ª, 4ª ou enésima vez que você visitar esse lugar, é provável que você já tenha “ticado ✔” a maioria das atrações que originalmente queria visitar ( *afinal, quantas vezes você quer subir naquela bendita torre??) e agora pode se concentrar em viver adequadamente aquele lugar com calma, em um ritmo muito mais lento e profundo. Você pode experimentar o destino mais como um local e com menos pressão / culpa por não se apressar para ‘ver os pontos turísticos’.
Reviver Memórias Preciosas
Voltar a um destino previamente visitado é como folhear um álbum de fotos antigo – cada esquina, cada cheiro, cada som evoca memórias preciosas. Reviver essas lembranças pode trazer uma sensação de nostalgia reconfortante, lembrando-nos dos momentos felizes que vivemos no passado. É uma oportunidade de reviver aquelas experiências especiais que moldaram nossa jornada de vida.
Você tem mais tempo para conhecer os habitantes locais
Isso está meio que ligado ao primeiro ponto, mas ter mais tempo para fazer outras coisas do que ver os pontos turísticos significa ter mais tempo para interagir com as pessoas que vivem no destino e esta pode ser uma das maneiras mais divertidas de descobrir mais sobre aquela cidade, sobre como as pessoas vivem e pensam, quais seus valores e curiosidades sobre os locais.
Suas expectativas são muito mais realistas
A primeira vez que todos nós visitamos um lugar, criamos essas expectativas que são francamente, não baseadas na realidade. Como isso poderia ser? Estamos tentando construir uma imagem de um lugar que nunca visitamos e, muitas vezes podemos nos frustrar com isso, há muito mais sobre o lugar que você nunca saberia de verdade até visitá-lo pela primeira vez.
Ter expectativas é bom, mas elas podem mudar fundamentalmente a forma como você experimenta um lugar, pois isso pode deixá-lo muito impressionado ou desapontado, dependendo de quão altas ou baixas foram as expectativas.
Quando você vai para um destino que já conhece, você pode jogar tudo isso pela janela e apenas aproveitar o que o lugar tem a oferecer.
Você começa a descobrir alguns dos pontos ultra secretos dos destinos
Por exemplo, se você estivesse visitando Londres pela primeira vez, quem teria tempo para visitar todos lugares secretos e passear calmamente apreciando o lugar quando há tantos outros lugares óbvios para visitar. Visite mais algumas vezes e você começará a descobrir alguns dos melhores e mais emocionantes locais da cidade.
Você começa a notar pequenos detalhes que você perdeu antes. Cafés, lojas de discos vintage ou até pequenas casas charmosas. Você sabe, o tipo de detalhe que, apesar de seu ‘tamanho relativamente pequeno’, de alguma forma consegue dominar e moldar positivamente suas memórias dos lugares que você visitou.
Você aproveita melhor sua companhia de viagem
Muitas vezes você viajar com alguém, mas vocês estão tão atarefados em conhecer todos os pontos turísticos óbvios e tirar fotos que quase não aproveitam a companhia um do outro.
Sejam amigos ou companheiros, muitas vezes temos mais fotos que memórias do tempo que passamos juntos.
Quando você vai novamente para um destino, já que não tem a obrigação de ir em todos locais turísticos, vocês podem passar um tempo conversando em um café ou provando comidas diferentes no mercado da cidade, aproveitar uma área bacana do hotel, tudo sem aquela pressão de “temos que ver tudo”!
Em resumo, voltar aos destinos que já exploramos é uma jornada de redescoberta e enriquecimento. Nos permite reviver memórias, aprofundar conexões, explorar novos aspectos, testemunhar mudanças e criar novas experiências. Então, da próxima vez que você estiver planejando sua próxima aventura, não se esqueça de considerar a possibilidade de voltar aos lugares que já conquistaram seu coração.
Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook , Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!