DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Viajar para a Europa no Inverno – Dicas Para onde ir e O que Levar

Compartilhe:

Se você tem dúvidas se vale a pena ir para a Europa no inverno, vamos te ajudar!
Muitas pessoa tem medo de viajar para Europa no inverno por conta do frio, mas uma viagem pela Europa em dezembro pode ser muito proveitosa! Nossa primeira viagem internacional foi para passar o Natal e o Réveillon na Europa e nós temos memórias incríveis! Mas sim, há algumas dicas e planejamento diferente para quem pretende passar o inverno na Europa, olha só: 

viajar europa inverno

Quando começa o inverno na Europa

O inverno na Europa começa em dezembro, quando as temperaturas caem e neva em muitos países. E, à medida que a temperatura do ar cai, o mesmo acontece com o número de turistas. 

Justamente por conta das baixas temperaturas, muitos turistas evitam viajar no período do frio, o que pode ser uma grande vantagem para quem gosta de visitar locais turísticos. 

Temperaturas médias na Europa em Dezembro

Mesmo no inverno, Croácia, Malta, Portugal, Grécia e Itália são alguns dos países que têm o clima mais quente da Europa o ano todo.

Se a neve é ​​o que você procura, então sua melhor aposta será se aventurar nas estâncias de esqui e aproveitar ao máximo. Suíça, França e Polônia podem ser boas opções. Rússia, Islândia, Finlândia, Suécia e Noruega são o extremo do frio.

Temperaturas médias na Europa Ocidental

Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Holanda e Suíça.

Inverno (dezembro a fevereiro): Alta 5°C, Baixa 0°C

Temperaturas médias na Europa Oriental

Bulgária, República Tcheca, Hungria, Polônia, Rússia e Eslováquia.

Inverno (dezembro a fevereiro): Alta 0°C, Baixa: -15°C

Temperaturas médias no Sul da Europa

Albânia, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Grécia, Itália, Macedônia do Norte, Montenegro, Portugal, Sérvia, Eslovênia e Espanha.

Inverno (dezembro a fevereiro): Alta 7°C, Baixa 0°C

Temperaturas médias no Norte da Europa

Dinamarca, Estônia, Finlândia, Irlanda, Letônia, Lituânia, Noruega, Suécia e Reino Unido.

Inverno (dezembro a fevereiro): Alta 0°C, Baixa: -15°C

Por que o inverno é uma boa época para viajar para a Europa?

O inverno é conhecido como a baixa temporada em termos de número de turistas que viajam para a Europa. Junto com a diminuição das temperaturas e dos turistas, você também pode esperar preços mais baixos para hospedagem, atrações e voos. 

Assim, você não apenas poderá entrar em um lugar sem ter que ficar na fila por muito tempo, como também pagará menos! Se você tem uma longa lista de desejos e tempo limitado, o inverno é um ótimo momento para trabalhar com a lista, pois você não terá que ficar em longas filas e seu orçamento poderá se estender ainda mais. 

Você desfrutará de ambientes internos e externos, pois se aventurará em museus e teatros para fugir do frio, mas também se maravilhar com a beleza da Europa no inverno.

Só tome cuidado pois no inverno os dias são bem curtos. Amanhece perto das 9 da manhã e escurece perto das 4 da tarde, então fique atento ao planejar seus dias.

O inverno também é a época mais barata para voar para a Europa. Os preços das passagens aéreas caem, e você obtém ofertas mais baratas e melhores serviços em centros turísticos, restaurantes locais e atrações de viagem.

Viajar pela Europa no inverno significa que você pode fazer atividades que não pode fazer no verão. Patinação no gelo, trenó e esqui. Se estiver em Londres, Helsinque, Edimburgo ou Budapeste, vista seu gorro e patins para uma fabulosa sessão de patinação no gelo. Viajar para Paris? Não deixe de visitar a pista de gelo da Torre Eiffel que fica a 200 pés no ar!

Dicas para viajar para Europa no inverno

Confira o horário de funcionamento das atrações – Na maioria das cidades europeias, as principais atrações turísticas permanecem abertas durante o inverno, embora muitas vezes com horários de funcionamento reduzidos. O site oficial da(s) atração(ões) que você deseja visitar mostrará os horários de funcionamento para quando você planeja visitar, então verifique isso antes de sair de casa para que você possa organizar seus passeios de acordo.

Limite sua bagagem – Viaje o mais leve possível. Andar com malas pesadas de rodinha na neve não é nada divertido! Além do que, você pode imaginar, as rodinhas não adiantaram muito neste caso…

5 Cidades na Europa para visitar no inverno

Rovaniemi, Finlândia

A Lapônia finlandesa é um paraíso de inverno como nenhum outro, talvez melhor exemplificado na capital da região, Rovaniemi. Além de ser talvez o melhor lugar para passar o Natal (afinal, a cidade afirma ser a cidade natal oficial do Papai Noel), Rovaniemi está repleta de fazendas de renas, trenós puxados por husky, pistas de patinação no gelo e safaris da aurora boreal que a tornam obrigatória para os aventureiros. 

Se preferir algo um pouco menos festivo e um pouco mais romântico e luxuoso, reserve algumas noites no Arctic TreeHouse Hotel.

Zermatt, Suíça

Visitar a Suíça durante a temporada de esqui é meio óbvio – especialmente se você se instalar em Zermatt. Situada no sopé da icônica montanha Matterhorn, esta cidade resort incrivelmente linda tem uma abundância de esquiadores sérios, neve fresca e vistas épicas dos teleféricos. 

Estrasburgo, França

Uma mistura de culturas francesa e alemã (está localizada bem perto da fronteira com a Alemanha), Estrasburgo naturalmente surpreende nos meses de inverno. Céus cinzentos são mais comuns do que nevascas na região da Alsácia, mas dizemos que vale a pena visitar, não importa o clima. 

Os mercados de Natal de Estrasburgo são famosos, fazendo com que o cheiro de vinho quente e biscoitos perfumem as ruas. As brilhantes luzes suspensas que iluminam a peça central da cidade, a Cathédrale Notre Dame de Strasbourg, também são um espetáculo para ser visto.

Hallstatt, Áustria

Tecnicamente uma vila, mas em nenhum lugar a frase “cenário de conto de fadas” se encaixa melhor do que Hallstatt, que fica bem nas margens do Hallstätter See da Áustria (cerca de uma hora de carro a leste de Salzburgo). 

As igrejas do século 12 da cidade, os restaurantes à luz de velas e a praça do mercado só se tornam mais impressionantes durante os meses de inverno, especialmente quando as já cênicas Montanhas Dachstein são cobertas de neve.

Berlim, Alemanha

A Alemanha é conhecida em todo o mundo por seus mercados de Natal – só sua capital tem mais de 60 deles, incluindo o incrivelmente pitoresco WeihnachtsZauber, cercado por pontos turísticos como Französischer Dom e Konzerthaus. 

Mas não pense que o apelo invernal de Berlim começa e termina com as férias. Os viajantes podem desfrutar dos restaurantes com estrelas Michelin da cidade, casas noturnas agitadas e museus ousados ​​até o ano novo, sem as multidões de verão. 

Post relacionado: 5 Principais Destinos de Inverno da Europa

Mercados de Natal na Europa

O Natal na Europa não é um dia, mas uma temporada inteira. No final do ano, as capitais europeias têm as suas praças enfeitadas com elegância e os mercados de Natal viram um grande ponto turístico. Faça algumas compras de Natal, prove vinho quente e biscoitos natalinos deliciosos!

A época dos Melhores Mercados de Natal na Europa é quando você provará todas aquelas bebidas e guloseimas de Natal maravilhosas. 

Desfrute de um Stroopwafel na Holanda – doce, quente e delicioso! Na Suíça, você pode se aquecer depois de um longo dia de aventuras ao ar livre, com um fondue de queijo derretido ou raclette. 

Se você não gosta de um Natal gelado, pode ir para o sul da Europa mais quente e se deliciar com a comida grega. Kourabiedes são biscoitos amanteigados que combinam amêndoas torradas e açúcar de confeiteiro para uma mordida crocante e um interior deliciosamente fofo.

O que levar na mala para o inverno na Europa

Uma das minhas maiores dicas para decidir o que levar para a Europa no inverno é colocar camadas, camadas, camadas. Lojas, restaurantes e museus são bem aquecidos e assim que você entrar já vai ter que tirar várias camadas de roupa.

Use roupas por cima que sejam fáceis de remover ou, se o seu casaco for superquente, use apenas algumas camadas leves por baixo.

Você ficará surpreso com a pouca quantidade de roupas que precisa usar dentro dos lugares, então, depois de remover o casaco, as luvas, o cachecol e o gorro, provavelmente você estará quente o suficiente com apenas um suéter ou moletom leve e calças compridas.

Leve roupas térmicas e uma calça sobressalentes (a neve é ​​mais molhada do que parece).

Leve um casaco bem grosso a prova d’água ou próprio para neve e sapatos (ou botas) resistentes que possam ser usados ​​na chuva ou na neve.

Lembre-se também de meias quentes, luvas, cachecol, gorro de inverno e um bom guarda-chuva.

Post relacionado: Dicas para Viajar no Inverno

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *