DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Por que as Cidades Pequenas na Europa são tão Incríveis

Compartilhe:

Você vai à Europa, então imagine acordar em uma manhã ensolarada de primavera. Depois de tomar um café você sai para conhecer uma das cidades que escolheu para sua viagem pela Europa.

Aventuras de todos os tipos estão por vir. Seus pés caminham por paralelepípedos levemente irregulares – eles são bem comuns em toda a Europa – há poucas pessoas nas ruas, você se aproxima do impressionante castelo no topo da colina brilhante nos limites da cidade. Parece um conto de fadas? Bem, não é. Estou descrevendo um dia típico durante nossa viagem a Bratislava, na Eslováquia.

cidades pequenas europa

Na verdade, Bratislava apesar de pequena nem é uma cidade tão pouco conhecida na Europa. É a capital da Eslováquia e uma capital é naturalmente um atrativo.

No entanto, esta cidade é pequena em comparação com as vizinhas Viena ou  Budapeste. E muitos turistas só se aventuram pelas cidades mais famosas da Europa, como as capitais dos grandes países. Muitos viajantes na França nunca se aventuram fora de Paris. Aqueles que visitam o Reino Unido podem nunca deixar os limites da cidade de Londres.

E há aqueles que nunca pensaram em conhecer o Leste Europeu por puro pré conceito (ou preconceito!?)

Isso é lamentável, porque muitas vezes, não apenas as pequenas cidades são as mais originais, mas as pessoas lá são incríveis!

Uma das melhores coisas sobre as cidades e vilas menores da Europa é a arquitetura única (e às vezes até peculiar, como vimos em Veliko Tarnovo, na Bulgária).

Com edifícios menores, as coisas podem ser dramaticamente diferentes. E, devido à compactação da Europa, viajar apenas algumas centenas de quilômetros poderia mudar muito a paisagem.

Na Alemanha, você verá principalmente alvenaria decorada com cores vibrantes. Na Croácia, em Split, você verá muitas construções de pedra que são bem menos coloridas. No entanto, cada uma delas é bonita à sua maneira.

Em Varsóvia você vê na mesma cidade, um centro antigo que foi bombardeado na Segunda Guerra e um bairro de arranha-céus de vidro e espelhos. E, claro, não havia arranha-céus 1.000 anos atrás. Então, se você vir um deles, isso obviamente significa que é um prédio mais novo.

cidadezinhas europa

No entanto, uma das coisas de que gosto seriamente na Europa é a sua rica história. Temos arranha-céus no Brasil, mas não temos prédios de 1.000 anos!

Poder viver esta história é o que torna a Europa realmente especial. Só isso já pode fazer toda a viagem valer a pena. Você já ouviu falar de Edirne, na Turquia? Pois é…

Então, parece que sempre que pesquiso sobre a Europa eu acabo vendo uma foto ao lado da Pirâmide do Louvre. Este é o único lugar que alguém vai na Europa!?

Não que haja algo de errado com a Pirâmide do Louvre. O Louvre é um museu incrível que todos deveriam ver pelo menos uma vez. Nós já fomos e ainda voltaríamos, é só que eu preferimos algo um pouco fora do caminho batido. A Europa tem muito mais a oferecer!

Por exemplo, pudemos visitar Chernobyl durante nossa estadia em Kiev, Ucrânia. Quantas pessoas podem dizer isso? Provavelmente não tantos quanto aqueles com fotos da Torre Eiffel.

Novamente – não há nada de errado com os destinos mais populares, mas também é bom diversificar e  ter uma experiência mais autêntica

Há um fenômeno interessante que está se tornando cada vez mais comum. À medida que mais e mais pessoas se tornam viajantes do mundo, mais e mais cidades ficam conhecidas por serem super turísticas.

Isso significa que você não terá problemas para falar inglês, mas isso também significa que, mesmo se você estiver do outro lado do mundo, provavelmente poderá encontrar também um Mc Donalds… E isso pode ser bom ou muito ruim, se você não for uma pessoa que está disposta a ter novas experiências.

Por que você quer isso? Você honestamente viajou até a Europa para viver a mesma vida que vive em casa?

As cidades pequenas costumam ser mais desafiadoras, mas também mais gratificantes. Como elas não são tão conhecidas, podem não estar tão acostumados a receber viajantes de todo o mundo.

Em vez disso, você será forçado a ter uma experiência mais autêntica. Uma que realmente vai capturar a cultura local – algo que você pode não ver em nenhum outro lugar.

Honestamente, essa é provavelmente a melhor coisa sobre cidades pequenas. Eles não estão tentando ser algo que não são. E além disso, você vai encontrar excelentes experiências por um preço muito melhor que nos grandes centros turísticos famosos.

Para mim, a economia de custos de ficar em um destino um pouco menos popular vale a pena. É um conceito bastante conhecido que destinos mais populares são mais caros. E isso certamente se aplica ao comparar Londres ou Paris a uma cidade do leste europeu. Sério! A diferença de preços é absurda! 

Comida, atrações, albergues e hotéis são mais baratos em geral. 

Tudo isso pode ser ótimo para sua carteira – especialmente se você for um viajante com orçamento limitado.

A única coisa que pode (mas não é uma regra) ser mais cara em cidades menores é o transporte. Isso porque as cidades maiores têm um ótimo transporte público e também é barato. A maioria das viagens de metrô custa apenas alguns euros.

Sem transporte público, no entanto, você pode ter que recorrer a um táxi. Dito isto, como as cidades menores são, bem, menores, você pode até mesmo não precisar de transporte e conhecer todo o local a pé.

Quando se trata de cidades, especialmente na Europa, maior nem sempre é melhor. Claro, Londres pode ter museus de renome mundial, e Paris tem a Torre Eiffel. Por mais incríveis que sejam, cidades menores têm um certo caráter que você não encontrará em nenhum outro lugar. E muito, muito menos turistas aglomerados para uma foto.

Você também terá uma experiência mais barata, autêntica e única.

O ponto aqui não é dizer que você deve evitar completamente as cidades maiores. O ponto é simplesmente dizer que você não deve ignorar as pequenas.

Além disso, se você não tem um orçamento enorme , os custos mais baixos podem facilitar as coisas para você. Foi assim que passamos 10 meses na Europa – ficando em países pouco turísticos e ainda assim, muito belos e cheios de história.

Você tem planos de visitar a Europa pela primeira vez? Você tem cidades pequenas em seus planos? Deixe-nos saber para onde você está indo nos comentários abaixo!

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *