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Lista de Patrimônios Mundiais da Unesco no Chile

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O Chile é uma terra de contrastes. Desde o lugar mais árido do planeta, o Deserto do Atacama, até seus incríveis 6.500 km de costa, é um país que vale a pena visitar para quem tem um lado aventureiro. 

O Chile tem sete Patrimônios Mundiais da UNESCO (pesquisa: nov/21), incluindo o Parque Nacional Rapa Nui e as Igrejas de Chiloé.

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Patrimônio Cultural

Rapa Nui National Park

Rapa Nui, o nome indígena da Ilha de Páscoa, testemunha um fenômeno cultural único. Uma sociedade de origem polinésia que se estabeleceu em 300 a.C estabeleceu uma tradição poderosa, criativa e original de escultura e arquitetura monumentais, livre de qualquer influência externa. Do século 10 ao século 16, esta sociedade construiu santuários e ergueu enormes figuras de pedra conhecidas como moai, que criaram uma paisagem cultural incomparável que continua a fascinar as pessoas em todo o mundo.

Igrejas de Chiloé

As Igrejas de Chiloé representam um exemplo único na América Latina de uma forma notável de arquitetura eclesiástica em madeira. Representam uma tradição iniciada pela Missão Jesuíta nos séculos XVII e XVIII, continuada e enriquecida pelos Franciscanos durante o século XIX e que prevalece até hoje. Estas igrejas representam a riqueza intangível do Arquipélago de Chiloé e testemunham uma fusão bem-sucedida da cultura indígena e europeia, a plena integração da sua arquitetura na paisagem e ambiente, bem como nos valores espirituais das comunidades.

Bairro Histórico da Cidade Portuária de Valparaíso

A cidade de Valparaíso apresenta um excelente exemplo de desenvolvimento urbano e arquitetônico do final do século 19 na América Latina. Em sua configuração natural de anfiteatro, a cidade é caracterizada por uma malha urbana adaptada às encostas pontilhadas por uma grande variedade de torres de igrejas. Contrasta com o traçado geométrico utilizado na planície. A cidade preservou bem as suas interessantes infraestruturas industriais iniciais, como os numerosos ‘elevadores’ nas encostas íngremes.

Fábrica de salitre de Humberstone e Santa Laura

As fábricas de Humberstone e Santa Laura contêm mais de 200 antigas fábricas de salitre, onde trabalhadores do Chile, Peru e Bolívia viveram em cidades da empresa e criaram uma cultura distinta. Essa cultura se manifesta em sua rica linguagem, criatividade e solidariedade e, acima de tudo, em sua luta pela justiça social, que teve um profundo impacto na história social. 

Situados nos remotos Pampas, um dos desertos mais secos da Terra, milhares de pampinos viveram e trabalharam neste ambiente hostil por mais de 60 anos, a partir de 1880, para processar o maior depósito de salitre do mundo, produzindo o fertilizante nitrato de sódio que era para transformar terras agrícolas na América do Norte e do Sul, e na Europa, e produzir grandes riquezas para o Chile.

Em 1960, as fábricas foram abandonadas e a área tornou-se uma cidade fantasma.

Agora, os locais estão abertos aos turistas para explorar as salinas e descobrir mais sobre a cultura dos pampinos da região.

Qhapaq Ñan, sistema rodoviário andino

Este local é uma extensa rede Inca de comunicação, comércio e defesa de estradas cobrindo 30.000 km. Construída pelos incas ao longo de vários séculos e parcialmente baseada na infraestrutura pré-inca, esta rede se estendia através de um dos terrenos geográficos mais extremos do mundo e ligava os picos nevados dos Andes – a uma altitude de mais de 6.000m – à costa, passando por florestas tropicais quentes, vales férteis e desertos absolutos. 

Atingiu sua expansão máxima no século XV, quando se espalhou por toda a cordilheira dos Andes. O Qhapac Ñan, sistema de estradas andinas inclui 273 locais espalhados por mais de 6.000 km que foram selecionados para destacar as conquistas sociais, políticas, arquitetônicas e de engenharia da rede, juntamente com sua infraestrutura associada para comércio, acomodação e armazenamento de mercadorias e locais de importância religiosa.

Assentamento e Mumificação Artificial da Cultura Chinchorro na Região de Arica e Parinacota

A propriedade consiste em três partes: Faldeo Norte del Morro de Arica, Colón 10, ambos na cidade de Arica, e Desembocadura de Camarones, em um ambiente rural cerca de 100 km ao sul. Juntos, eles dão testemunho de uma cultura de caçadores-coletores marinhos que residiam na árida e hostil costa norte do Deserto de Atacama, no extremo norte do Chile, de aproximadamente 5450 aC a 890 aC. 

A propriedade apresenta as mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos e alguns que foram preservados devido às condições ambientais. 

Com o tempo, os Chinchorro aperfeiçoaram práticas mortuárias complexas, por meio das quais sistematicamente desmembraram e remontaram corpos de homens, mulheres e crianças falecidos de todo o espectro social para criar múmias “artificiais”. 

Essas múmias possuem qualidades materiais, esculturais e estéticas que se presume refletem o papel fundamental dos mortos na sociedade chinchorro.

Ferramentas feitas de materiais minerais e vegetais, bem como instrumentos simples de osso e conchas que permitiam uma exploração intensiva dos recursos marinhos, foram encontrados na propriedade que é um testemunho único da complexa espiritualidade da cultura chinchorro.

Sewell Mining Town – Aldeia Mineira de Sewell

Situada a 2.000 m nos Andes, 60 km a leste de Rancagua, em um ambiente marcado por extremos climáticos, Sewell Mining Town foi construída pela empresa Braden Copper em 1905 para abrigar trabalhadores no que viria a se tornar a maior mineradora de cobre do mundo, na mina de  El Teniente. 

É um excelente exemplo de cidades corporativas que nasceram em muitas partes remotas do mundo a partir da fusão de mão de obra local e recursos de uma nação industrializada, para minerar e processar recursos naturais de alto valor. 

A cidade foi construída em um terreno muito íngreme em torno de uma grande escadaria central que se eleva da estação ferroviária. Ao longo do seu percurso, praças de forma irregular com árvores e plantas ornamentais constituíam os principais espaços públicos ou praças da vila. Os edifícios ao longo das ruas são de madeira, muitas vezes pintados em verde vivo, amarelo, vermelho e azul. Em seu auge, Sewell tinha 15.000 habitantes, mas foi totalmente abandonada na década de 1970.

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Paula e Roger

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