A Áustria tem 12 bens inscritos como Patrimônio Mundial da UNESCO (pesquisa: dez/22) sendo 11 culturais e 1 natural, entre eles, vários centros históricos de cidades austríacas. Dá uma olhada aqui na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco na Áustria:
Patrimônio Cultural
Cidade de Graz – Centro Histórico e Schloss Eggenberg
A Cidade de Graz – Centro Histórico e o Schloss Eggenberg testemunham um modelo exemplar do património vivo de um complexo urbano da Europa Central influenciado pela presença secular dos Habsburgos e pelo papel cultural e artístico desempenhado pelas principais famílias aristocráticas.
Eles são uma mistura harmoniosa de estilos arquitetônicos e movimentos artísticos que se sucederam desde a Idade Média até o século XVIII, das muitas regiões vizinhas da Europa Central e Mediterrânea. Eles incorporam um conjunto diversificado e altamente abrangente de exemplos arquitetônicos, decorativos e paisagísticos desses intercâmbios de influência.
Paisagem Cultural de Fertö / Neusiedlersee
A área do Lago Fertö/Neusiedler tem sido o ponto de encontro de diferentes culturas por oito milênios. Isso é graficamente demonstrado pela sua paisagem variada, resultado de uma simbiose evolutiva entre a atividade humana e o meio físico.
A notável arquitetura rural das aldeias ao redor do lago e vários palácios dos séculos 18 e 19 contribuem para o considerável interesse cultural da área.
Fronteiras do Império Romano
Abrange quase 600 km de toda a fronteira do Danúbio do Império Romano. A propriedade fazia parte da grande fronteira do Império Romano que circundava o Mar Mediterrâneo.
O Danúbio Limes (Segmento Ocidental) reflete as especificidades desta parte da Fronteira Romana através da seleção de locais que representam elementos-chave desde estradas, fortalezas legionárias e seus assentamentos associados a pequenos fortes e acampamentos temporários, e a forma como essas estruturas se relacionam com locais topografia.
Paisagem Cultural de Hallstatt-Dachstein / Salzkammergut
A atividade humana na magnífica paisagem natural de Salzkammergut começou em tempos pré-históricos, com os depósitos de sal sendo explorados já no segundo milênio aC. Este recurso formou a base da prosperidade da área até meados do século 20, uma prosperidade que se reflete na bela arquitetura da cidade de Hallstatt.
Centro histórico da cidade de Salzburgo
Salzburgo conseguiu preservar um tecido urbano extraordinariamente rico, desenvolvido desde a Idade Média até o século XIX, quando era uma cidade-estado governada por um príncipe-arcebispo.
Sua arte gótica extravagante atraiu muitos artesãos e artistas antes que a cidade se tornasse ainda mais conhecida através do trabalho dos arquitetos italianos Vincenzo Scamozzi e Santini Solari, a quem o centro de Salzburgo deve muito de sua aparência barroca.
Este ponto de encontro do norte e do sul da Europa talvez tenha despertado o gênio do filho mais famoso de Salzburgo, Wolfgang Amadeus Mozart, cujo nome tem sido associado à cidade desde então.
Centro Histórico de Viena
Viena desenvolveu-se a partir dos primeiros assentamentos celtas e romanos em uma cidade medieval e barroca, a capital do Império Austro-Húngaro. Desempenhou um papel essencial como um importante centro musical europeu, desde a grande era do classicismo vienense até o início do século XX.
O centro histórico de Viena é rico em conjuntos arquitetônicos, incluindo castelos e jardins barrocos, bem como a Ringstrasse do final do século XIX, repleta de grandes edifícios, monumentos e parques.
Palácio e Jardins de Schönbrunn
Do século 18 a 1918, Schönbrunn foi a residência dos imperadores dos Habsburgos. Foi projetado pelos arquitetos Johann Bernhard Fischer von Erlach e Nicolaus Pacassi e está repleto de exemplos notáveis de arte decorativa. Juntamente com seus jardins, local do primeiro zoológico do mundo em 1752, é um notável conjunto barroco e um exemplo perfeito de Gesamtkunstwerk.
Moradias pré-históricas ao redor dos Alpes
Esta propriedade em série de 111 pequenos locais individuais abrange os restos de assentamentos pré-históricos (ou palafitas) nos Alpes e em torno deles, construídos por volta de 5000 a 500 aC nas margens de lagos, rios ou pântanos.
As escavações, realizadas apenas em alguns dos locais, produziram evidências que fornecem informações sobre a vida em tempos pré-históricos durante o Neolítico e a Idade do Bronze na Europa alpina e a maneira como as comunidades interagiam com seu ambiente. Cinquenta e seis dos sites estão localizados na Suíça.
Os assentamentos são um grupo único de sítios arqueológicos excepcionalmente bem preservados e culturalmente ricos, que constituem uma das fontes mais importantes para o estudo das primeiras sociedades agrárias da região.
Semmering Railway
A Semmering Railway, construída ao longo de 41 km de altas montanhas entre 1848 e 1854, é um dos maiores feitos da engenharia civil desta fase pioneira da construção ferroviária.
O alto padrão dos túneis, viadutos e outras obras tem garantido o uso contínuo da linha até os dias atuais. Percorre uma paisagem montanhosa espetacular e ao longo do caminho existem muitos belos edifícios destinados a atividades de lazer, construídos quando a área foi aberta devido ao advento da ferrovia.
As grandes cidades termais da Europa
Esta propriedade serial transnacional compreende onze cidades termais, localizadas em sete países europeus: Baden bei Wien (Áustria); Spa (Bélgica); Františkovy Lázně; Karlovy Vary; Mariánské Lázně (Checa); Vichy (França); Bad Ems; Baden-Baden; Bad Kissingen (Alemanha); Montecatini Terme (Itália); e City of Bath (Reino Unido).
Todas essas cidades se desenvolveram em torno de nascentes naturais de água mineral. Eles testemunham a cultura termal europeia internacional que se desenvolveu desde o início do século XVIII até a década de 1930, levando ao surgimento de grandes resorts internacionais que impactaram a tipologia urbana em torno de conjuntos de edifícios termais como banhos, kurhaus e kursaal (edifícios e quartos dedicados a terapia), salas de bombas, bebedouros, colunatas e galerias projetadas para aproveitar os recursos naturais de água mineral e permitir seu uso prático para banho e consumo.
As instalações relacionadas incluem jardins, salas de reunião, casinos, teatros, hotéis e villas, bem como infraestruturas de apoio específicas para spas. Esses conjuntos estão todos integrados em um contexto urbano geral que inclui um ambiente recreativo e terapêutico cuidadosamente gerenciado em uma paisagem pitoresca. Juntos, esses locais incorporam o intercâmbio significativo de valores humanos e desenvolvimentos na medicina, ciência e balneologia.
Paisagem Cultural de Wachau
O Wachau é um trecho do Vale do Danúbio entre Melk e Krems, uma paisagem de grande qualidade visual. Conserva de forma intacta e visível muitos vestígios – ao nível da arquitectura, (mosteiros, castelos, ruínas), desenho urbanístico, (vilas e aldeias), e utilização agrícola, principalmente para o cultivo da vinha – da sua evolução desde os tempos pré-históricos .
Patrimônio Natural
Florestas de faias antigas e primitivas dos Cárpatos e outras regiões da Europa
Esta propriedade transnacional inclui 94 componentes em 18 países. Desde o final da última Idade do Gelo, a Faia Europeia espalhou-se a partir de algumas áreas de refúgio isoladas nos Alpes, Cárpatos, Dinarides, Mediterrâneo e Pirinéus durante um curto período de alguns milhares de anos em um processo que ainda está em andamento.
A expansão bem sucedida em todo um continente está relacionada à adaptabilidade e tolerância da árvore a diferentes condições climáticas, geográficas e físicas.
Fonte: site oficial https://whc.unesco.org/ – tradução por Ana Paula Castelli