Trabalhar como nômade digital pode ser um equilíbrio delicado entre explorar novos lugares e cumprir as responsabilidades profissionais. Afinal, quando se está em uma cidade nova, a tentação de sair e conhecer cada canto é forte, mas a necessidade de manter a produtividade não pode ser ignorada.
Muitas vezes, como nômades digitais, ficamos com aquela dúvida: saio para conhecer mais o local ou fico em casa trabalhando?
Neste caso o ideal é criar uma rotina de trabalho e tentar, ao máximo, fazer com que ela funcione. Mas acima de tudo, ser nômade é ser gestor de si mesmo, então damos algumas dias para trabalhar melhor:
Aqui estão algumas estratégias adicionais para ajudar a maximizar seu tempo e aproveitar ao máximo sua experiência como nômade digital. Aliás, as dicas servem para todas as pessoas e não só aos nômades, ok!?
Seja objetivo em suas prioridades
Deixe de lado o emocional e saiba dizer “não”. Quando dizemos “sim” a tudo, estamos deixando de executar tarefas que de fato são significantes para dar andamento a todo processo.
Indicamos a leitura do O Poder do Hábito para te ajudar no gerenciamento de hábitos saudáveis.
Esteja aberto a novas experiências
Trabalhar como nômade digital oferece a oportunidade única de explorar diferentes culturas, conhecer pessoas de todo o mundo e expandir seus horizontes. Não deixe que o trabalho consuma todo o seu tempo e energia – reserve momentos para se aventurar, experimentar novas atividades e absorver tudo o que o destino tem a oferecer. Essas experiências enriquecedoras podem não apenas inspirar sua criatividade, mas também ajudar a recarregar suas energias para o trabalho.
Ordene a lista de trabalho
Organize as tarefas de acordo com a ordem de importância, considerando impacto que o trabalho tem, se é fundamental para solução do problema atual, se é peça chave do projeto, etc.
Já falamos sobre a importância de ser mais produtivo.
Cultive uma rede de apoio
Construir relacionamentos profissionais e pessoais enquanto viaja pode ser uma fonte valiosa de suporte e inspiração. Participe de eventos locais, encontros de nômades digitais ou grupos de networking para conhecer outras pessoas que compartilham seus interesses e desafios. Trocar ideias, conselhos e experiências com colegas de trabalho remotos pode ajudá-lo a superar obstáculos, descobrir novas oportunidades e se sentir mais conectado, mesmo enquanto estiver longe de casa.
Disciplina acima de tudo. Pare de procrastinar
Existe diferença entre esperar para fazer algo que deve ser feito de imediato e esperar para fazer algo por não ser o momento adequado. Comece a se auto gerenciar, executando o trabalho que se comprometeu a fazer ao longo do dia. Coloque de lado coisas insignificantes como checar e-mail (ou alguma rede social) de minuto em minuto e dar atenção demais às questões que podem ser resolvidas em instantes.
Um livro muito interessante que indicamos é o Trabalhe 4 horas por Semana de Timothy Ferriss – este livro vai explodir sua mente de ideias!
Use a tecnologia a seu favor
Automatize suas tarefas para multiplicar o seu tempo. Exemplo: em vez de perder 1 hora pagando suas contas mensais no banco, coloque-as em débito automático e perceba o retorno no investimento de tempo que terá. Hoje existem muitos aplicativos e tecnologias que ajudam a executar tarefas mais simples, na organização da rotina, acessar arquivos e disponibilizar as informações necessárias para projeto em minutos.
Estabeleça um ambiente de trabalho eficiente
Ter um espaço dedicado para o trabalho, mesmo que temporário, pode fazer toda a diferença na sua produtividade. Certifique-se de que este espaço seja confortável, bem iluminado e livre de distrações. Ter os equipamentos necessários, como um bom computador e uma conexão estável à internet, também é fundamental para garantir que você possa realizar suas tarefas de forma eficiente.
Trabalhar como nômade digital não é trabalhar de pijama na cama todos os dias (mas alguns, você pode! Olha que delícia).
Pratique o autocuidado
Manter-se saudável física e mentalmente é essencial para sustentar um estilo de vida nômade. Reserve tempo para se exercitar regularmente, alimentar-se de forma saudável e descansar o suficiente. A prática de técnicas de relaxamento, como meditação ou ioga, também pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o foco e a concentração no trabalho.
Em última análise, encontrar o equilíbrio certo entre trabalho e lazer como nômade digital pode ser um processo contínuo de experimentação e ajuste. Mas ao adotar essas estratégias e comprometer-se a gerenciar sua rotina com eficácia, você pode desfrutar de uma vida rica em aventuras, oportunidades e realização profissional.