Saindo do tour da zona de exclusão de Chernobyl e Pripyat, fomos conhecer a Estação de Radar Duga 3, que apesar de não fazer parte do complexo da usina, também está dentro da zona de exclusão de Chernobyl.
Se você quer saber como é a visita ao local do início ao fim, contamos tudo em 3 posts:
- Como Visitar a Zona de Exclusão de Chernobyl
- Como é o Tour de Chernobyl e Pripyat
- Estação de Radar Duga 3
Nossa parada final do dia foi na estação de radar Duga-3. Se isso não lhe parece impressionante, pense novamente. Escondida por entre os pinheiros para tentar camuflar seu tamanho, esta enorme (imensa!) estação de radar se eleva a mais de 100m de altura e se estende por mais de 500m de comprimento. Marcado nos mapas soviéticos como um acampamento de verão para crianças, o radar estava em operação durante as décadas de 1970 e 1980; na verdade, ele pretendia ser um sistema de detecção precoce de mísseis, além de interferir com sinais de rádio de ondas curtas em todo o mundo. Os sons de toque que podiam ser ouvidos em certas frequências de rádio ganharam o apelido de “pica-pau russo”.
Ali eu só pensava que o lugar e o radar é um verdadeiro testemunho do poder e da paranóia da União Soviética. É um lugar fascinante que valeu a pena ver antes de ir embora.
Saída da zona de exclusão
Para sair da zona de exclusão, passamos por 2 máquinas que fizeram a leitura da quantidade de radiação que recebemos durante o tour. Tudo o que entrar em contato com materiais radioativos e que não puder ser limpo deverá ser deixado para trás, porém no nosso grupo ninguém teve problemas. Segundo nossa guia é raro acontecer.
Vale a pena visitar Chernobyl?
Eu sei que é um pouco controverso visitar Chernobyl, mas estou feliz por ter feito isso. Os guias levam você apenas às áreas mais seguras e cada local é uma parada rápida, não mais que 15 minutos.
Fiquei um pouco intimidada parada em frente ao reator 4, mas tudo acabou bem. Se você tem um fascínio por Chernobyl (ou por locais macabros) como eu e pensa em ir ou não, eu digo: vá em frente. Não há muitos lugares no mundo onde você pode ver uma cidade abandonada como esta nesta escala e ver os efeitos da natureza tomando conta após mais de 30 anos.