A cidade de Santo Antônio do Pinhal fica no estado de São Paulo e pertence à região da Serra da Mantiqueira. A cidade é conhecida pelo seu clima ameno, pela beleza de suas paisagens naturais e pelo seu comércio diversificado.
Os visitantes a Santo Antônio do Pinhal podem desfrutar de um número de atividades, tais como caminhadas na natureza, ciclismo, observação de aves, e trilhas.
Porque visitar Santo Antônio do Pinhal
Os amantes de destinos de inverno vão curtir o friozinho em Santo Antônio do Pinhal, no coração da Serra da Mantiqueira, a apenas 172 km da capital. Consagrado como destino romântico, a cidade atrai casais em busca de descanso, tranquilidade e momentos a dois em meio à natureza. Quem consegue escapar durante a semana ainda pode aproveitar tarifas bem atrativas.
Outro ponto positivo é que Santo Antônio do Pinhal é uma opção mais tranquila e acessível que a badalada vizinha Campos do Jordão, que fica a 15 minutos de carro. Aliás, muitos turistas se hospedam em Santo Antônio do Pinhal para aproveitar as belezas naturais e a tranquilidade da cidade, mas acabam dando uma escapadinha para passear em Campos. Mas é claro que Santo Antônio do Pinhal tem diversas atrações.
Qual a melhor época para visitar Santo Antônio do Pinhal
Verão quente com noites frescas – Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são bem quentes e com mais chuvas, mas as temperaturas costumam cair à noite.
Outono ameno – Esta época é a nossa preferida, com temperaturas amenas e noites frias, excelente para curtir uma lareira. No mês de maio já começam temperaturas baixas.
Inverno – No início de junho o frio chega com força, podendo inclusive chegar a 0°C com geadas. O inverno é a alta temporada, então também costuma ser a época com os maiores preços.
Primavera – Na primavera a cidade fica colorida e animada, com dias e tardes deliciosas para aproveitar trilhas e a natureza da região.
Para pesquisar hospedagens, não deixe de ver nosso post: Onde se hospedar em Santo Antônio do Pinhal.
Pontos Turísticos de Santo Antônio do Pinhal
Pico Agudo
O Pico Agudo, é um morro localizado na cidade de Santo Antônio do Pinhal, no interior do estado de São Paulo. O pico tem uma altura de 1.634 metros, o que o transforma no ponto mais alto da cidade.
Com aproximadamente 1.700 metros de altitude, o Pico Agudo sempre deslumbra os turistas com a beleza da vista de 360°. É possível admirar as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e do Vale do Paraíba, além de respirar ar puro e, claro, namorar em um cenário único.
O Pico do Agudo é uma das principais atrações turísticas de Santo Antônio do Pinhal. Todos os anos, milhares de turistas visitam o local para admirar a bela paisagem da região. Além disso, o Pico do Agudo também abriga algumas trilhas que podem ser exploradas pelos visitantes.
No Pico Agudo ainda é possível assistir praticantes de parapente realizando voos no local. Se você for aventureiro e quiser experimentar a sensação de ganhar os céus da cidade, vale destacar que diversas agências locais agendam voos com instrutores preparados para garantir a adrenalina com segurança.
Centro da Cidade
O centro da cidade possui arquitetura com traços da cultura europeia e oriental, comunidades presentes na região. Os turistas podem visitar a igreja da Matriz, Mirantes e a fonte de Santo Antônio, com bica de água fresca que desce das montanhas. Outra opção são as diversas lojinhas do centro da cidade com lembrancinhas, artesanato local, roupas, móveis com design requintados e obras de arte.
Por falar em obras de arte, recentemente Santo Antônio do Pinhal inaugurou o museu a céu aberto Odette Eid. O museu foi idealizado para comemorar o centenário da artista libanesa, renomada internacionalmente. O acervo conta com 16 esculturas em bronze e formam um roteiro que pode ser feito a pé pelos visitantes. Em exposição permanente, as obras estão divididas nas praças, fontes, mirantes, igrejas e outros locais públicos.
Jardim dos Pinhais Ecco Parque
Lugar incrível com um paisagismo único com estilos de vários locais do mundo.
O circuito de jardins temáticos com 1.200m de extensão foi projetado e construído em uma área de pastagem e mata antropizada. O traçado sinuoso do caminho que percorre os diversos jardins temáticos possui rampas com aclividade média de 10% e respeitou integralmente a natureza existente. Por isso, proporciona uma caminhada agradável e suave sendo acessível para pessoas de todas as idades, inclusive portadores de necessidades especiais.
O Parque possui o Restaurante Jardins, especializado em gastronomia da montanha que funciona durante o ano inteiro , além de espaços diferenciados para eventos em ambiente fechado ou ao ar livre.
Cachoeira do Lageado
Cercada por muito verde a Cachoeira do Lageado fica cerca de 9km do centro de Santo Antônio do Pinhal. É a cachoeira mais visitada pelos turistas, por oferecer aos visitantes infra estrutura básica para passar bem o dia, como banheiros, área piquenique e trilhas em meio a mata.
A queda d’agua de sua cachoeira forma uma piscina natural em meios às pedras, com fundo de areia, permitindo o banho. Uma pequena taxa de manutenção é cobrado na entrada do empreendimento, para a manutenção do local – sempre em boas condições.
Mirante Nossa Senhora Auxiliadora
Mirante de fácil acesso a partir da estração de trem. Local público bem cuidado por voluntários. A vista é bonita e agradável. Tem vista panorâmica da cidade de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé.
Igreja de São Benedito
Não há como não ver a charmosa igreja morro cima bem no centro de Santo Antônio do Pinhal.
Vídeo
Fizemos um vídeo em Santo Antônio do Pinhal, dá uma olhada:
Veja também
- 5 Melhores Restaurantes de Santo Antônio do Pinhal
- O que fazer em Monte Verde – MG
- O Que Fazer em Itu no interior de SP
- O que Fazer em Campos do Jordão/SP
Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook , Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!