A Itália é um país que está na lista de desejos de muitos viajantes. E por que não? A Itália tem tudo: culinária fabulosa, cidades deslumbrantes, montanhas imponentes e praias lindas, além de antigos locais históricos. Adicione um pouco de gelato e vinho e você terá os ingredientes perfeitos para umas férias memoráveis de 10 dias na Europa. Se você tem 10 dias na Itália, temos 5 ótimas ideias de roteiros para você passar seu tempo.
Para quem vai à Itália pela primeira vez, Roma, Florença e Veneza geralmente estão na lista de “imperdíveis”. Com 10 dias na Itália, você tem tempo suficiente para visitar muito bem essas três cidades (e ainda adicionar uma extra). Como fazer isso está explicado em nosso roteiro “Clássico” pela Itália.
Mas para aqueles que querem ideias diferentes de como passar seu tempo na Itália, temos mais quatro recomendações para vocês.

Com 10 dias na Itália, você tem tempo suficiente para ter um gostinho deste país. Não tente ver tudo de uma vez. A Itália é melhor visitada em um ritmo mais lento, para que você possa experimentar a comida, passear pelas ruas e ter a experiência completa.
Com esses roteiros, tentamos encontrar um equilíbrio entre visitar poucas cidades e ir devagar o suficiente para ter a melhor experiência.
10 Dias na Itália – 5 Roteiros que Funcionam:
Roteiro Itália #1: O Clássico
Nosso roteiro clássico pela Itália inclui Roma, Florença e Veneza (ainda incluímos uma extra). É uma ótima opção se esta for sua primeira visita à Itália, já que você pode visitar três das cidades mais populares da Itália junto com uma visita a um destino de 1 dia.
Abaixo está uma visão geral deste itinerário.
10 dias na Itália: Roma, Florença e Veneza
- Dia 1: Chegada em Roma
- Dia 2: Roma
- Dia 3: Roma (Vaticano)
- Dia 4: Roma
- Dia 5: Florença
- Dia 6: Viagem de um dia à Toscana
- Dia 7: Florença
- Dia 8: Veneza
- Dia 9: Veneza
- Dia 10: Voe para casa
IMPORTANTE!! Recebemos muitos comentários e e-mails sobre como adicionar mais um ou dois destinos a este roteiro. Sabemos que é tentador incluir o máximo de destinos possível, mas não recomendamos.
Se você adicionar mais cidades, você poderá “visitar” muitos lugares, mas ver muito pouco deles e provavelmente acabará passando a maior parte do seu tempo na Itália no trem.
Dia 1 a 4: Roma
O primeiro dia em Roma pode ser desafiador se você chegar em um voo noturno. Faça o melhor para se ajustar à mudança de horário, visite alguns lugares à tarde e considere ir para a cama um pouco mais cedo.
No dia 2 em Roma, você conseguirá ver o básico da cidade, mas alguns dos locais imperdíveis incluem o Coliseu, a Fontana di Trevi, o Panteão, a galeria de arte Borghese, passeie pela Piazza Navona e considere jantar no bairro de Trastevere.
No dia 3, já deixe agendado um tour pelo Vaticano, vale a pena. Leia nosso post Melhores Passeios e Tours pelo Vaticano para escolher o seu.
SAIBA MAIS: 2 dias em Roma: o roteiro perfeito – Roteiro de 1 dia pelo Vaticano.
No dia 4, viaje de trem de Roma para Florença. Essa viagem leva apenas 1,5 hora de trem rápido, então você pode usar a manhã para ainda ver algo em Roma ou pode você sair cedo e ter a maior parte do dia em Florença.
Dia 5, 6 e 7: Florença e Toscana
Chegando em Florença, deixe suas coisas o hotel e já comece conhecer a cidade.
Neste roteiro, você tem 2 dias em Florença e 1 dia para fazer um extra na Toscana.
Florença precisa de pelo menos um dia inteiro para ver os principais locais. A escolha de fazer ou não esse passeio extra para Toscana, é sua. Se preferir, dependendo do que você gosta, vale a pena não fazer este extra e aproveitar melhor Florença.
Na Toscana, há inúmeras cidades que valem a pena visitar, assim como Siena, Pisa, San Gimignano e outras. O melhor é já deixar um tour de 1 dia agendado para um desses locais (alguns tours fazem várias cidades em 1 dia).
Recomendamos passar dois dias em Florença com um dia para um passeio de um dia na Toscana. Aprenda a planejar seu tempo em Florença com nosso roteiro de 2 dias em Florença.
Dia 8 e 9: Veneza
Pegue o trem de Florença para Veneza. A viagem mais rápida leva um pouco mais de 2 horas, então você decide se viaja logo pela manhã ou aproveita mais Florença e pega o trem à tarde.
Um dia e meio em Veneza é realmente tudo o que você precisa para ver os principais destaques. Passe o tempo extra navegando para Murano e Burano ou simplesmente passeando pelos canais um pouco mais. Leia Como Ir a Burano saindo de Veneza para decidir o melhor.
SAIBA MAIS: Roteiro de Veneza: a melhor maneira de passar 2 dias em Veneza.
Dia 10
Comece sua viagem para casa. Ou, para aqueles com mais tempo, continue para seu próximo destino.
Roteiro Itália #2: Roma, Costa Amalfitana e Florença
Neste roteiro você terá história, arquitetura e vistas deslumbrantes da Costa Amalfitana, um passeio de um dia pela bela ilha de Capri, Pompeia e um dia extra na Toscana.
10 dias na Itália: Roma, Costa Amalfitana, Florença e Toscana
- Dia 1: Chegada em Roma
- Dia 2: Roma
- Dia 3: Roma (Vaticano)
- Dia 4: Roma
- Dia 5: Pompéia e Sorrento
- Dia 6: Viagem de 1 dia a Capri
- Dia 7: Viagem de 1 dia pela Costa Amalfitana
- Dia 8: Florença
- Dia 9: Florença
- Dia 10: Voe para casa
Dia 1 a 4: Roma
Neste roteiro, você basicamente fará o mesmo itinerário anterior, de 2 dias em Roma e 1 dia no vaticano:
Leia: Roteiro de 2 dias em Roma + Roteiro de 1 dia pelo Vaticano.
Se você gosta de museus, veja também o post Melhores Museus de Roma.
Dia 5, 6 e 7: Pompéia e Sorrento
Hoje, você visitará Pompéia em trânsito entre Roma e Sorrento. Isso é relativamente fácil de fazer. De Roma, pegue o trem para Pompéia. Ao visitar Pompeia, você pode guardar sua bagagem no depósito de bagagem na estação Scavi de Pompeia.
Depois de visitar Pompéia, pegue sua bagagem e pegue o trem para Sorrento. Provavelmente você chegará no meio ou no fim da tarde. Depois de fazer o check-in no seu hotel (sua base por 3 noites), passeie pela marina, jante e experimente o limoncello… é delicioso!
Dia 6: Capri
Capri fica a apenas 20 minutos de Sorrento de barco. Você pode ir por conta, e uma vez em Capri, faça um passeio de barco pela ilha, aprecie a vista de tirar o fôlego do Monte Solaro e explore as cidades de Capri e Anacapri. Você pode até fazer caminhadas, se quiser.
Mas se quiser deixar tudo mais fácil, escolha um tour de 1 dia por Capri saindo de Sorrento para economizar tempo e planejamento.
Dia 7: Costa Amalfitana
De Sorrento, faça uma viagem de um dia para a Costa Amalfitana. Esta é descrita como uma das viagens mais cênicas do mundo. Ao longo do caminho, visite as cidades de Positano, Amalfi e Ravello.
Dia 8 e 9: Florença
A manhã do dia 8 é gasta viajando de Sorrento para Florença (são cerca de 4 horas de trem com 1 baldeação em Nápoles). De Nápoles para Florença é uma jornada maravilhosa, especialmente a hora final, enquanto você viaja pela Toscana.
Passe dois dias em Florença.
Dia 10
Comece sua viagem para casa. Idealmente, voe para casa do aeroporto de Florença. Ao pesquisar voos, se você descobrir que não tem ótimas opções deste aeroporto, você pode ter que retornar para Roma e voar para casa de lá.
Roteiro Itália #3: Norte da Itália

Este itinerário pelo norte da Itália é perfeito para quem está planejando sua segunda ou terceira visita à Itália, para quem gosta de fazer caminhadas ou esquiar e para quem quer fazer mais do que apenas visitar algumas cidades.
Neste itinerário, você visitará algumas das cidades mais populares da Itália, incluindo Veneza, Milão e Verona.
Mas a melhor parte, na minha opinião, é o tempo que você passa nas Dolomitas. Este é um dos lugares mais lindos para visitar na Europa e você não precisa ser um grande caminhante para aproveitar uma visita por lá.
O itinerário termina com uma rápida visita a Bellagio e ao Lago de Como, outro lugar maravilhoso na Itália.
Este itinerário funciona melhor de junho a setembro, quando as trilhas de caminhada estão abertas. Se você preferir esquiar, planeje sua visita de dezembro a março.
A pior época para fazer este itinerário é abril, maio e novembro, quando esta área transita entre um destino de caminhada e esqui e muitas trilhas estarão fechadas para caminhadas e esqui. Em maio e novembro, muitos teleféricos fecham para manutenção.
10 dias no norte da Itália
- Dia 1: Chegada em Veneza
- Dia 2: Veneza
- Dia 3: Dolomitas
- Dia 4: Dolomitas
- Dia 5: Dolomitas
- Dia 6: Dolomitas
- Dia 7: Verona
- Dia 8: Milão
- Dia 9: Lago Como e Bellagio
- Dia 10: Voe para casa
Dia 1 e 2: Veneza
Passe dois dias visitando os destaques de Veneza. Isso lhe dará tempo suficiente para visitar a Basílica de São Marcos, passear pelo Palácio Ducal, tirar algumas fotos do Grande Canal da Ponte Rialto e passear pelos canais.
SAIBA MAIS: Roteiro de 2 dias em Veneza
Dias 3, 4, 5 e 6: As Dolomitas
Com quatro dias nas Dolomitas, você tem tempo de sobra para caminhar pelas melhores trilhas, visitar os lindos lagos, andar de teleférico até o alto das montanhas para saborear uma comida extraordinária e fazer passeios panorâmicos pelas passagens nas montanhas.
A melhor maneira de se locomover pelas Dolomitas é de carro.
Algumas das experiências favoritas nas Dolomitas são:
- A trilha Tre Cime di Lavaredo
- Caminhar pelo Puez-Odle Altopiano
- Trilha Croda da Lago
- Explorar o Lago di Braies
- Passear pelo charmoso vilarejo de Ortisei
- Explorar o Alpe di Siusi
- Admirar o pôr do sol no Passo Giau
- Visitar a Lagoa di Carezza
Dia 7: Verona
Na viagem das Dolomitas para Verona, você também tem a opção de adicionar uma visita ao Santuario Madonna della Corona, uma linda igreja que literalmente se agarra a um penhasco rochoso.
Passe a tarde passeando pelas ruas de Verona. Os principais pontos turísticos incluem a Piazza Bra, a Arena de Verona, a Ponte Pietra, a Torre dei Lamberti e a Casa de Juliette. Uma tarde é tempo suficiente para ver esses pontos turísticos.
Hoje à noite, durma em Verona.
Dia 8: Milão
Em uma visita rápida a Milão, visite o Duomo (andar no terraço é uma experiência incrível), veja a “Última Ceia” de DaVinci e visite a Galleria Vittorio Emanuele II.
Para obter detalhes completos sobre como planejar seu dia, consulte nosso Itinerário de 2 dias em Milão.
Hoje à noite, durma em Milão.
Dia 9: Lago Como
O Lago Como é um destino popular de viagem de um dia saindo de Milão. Você pode fazer uma viagem de um dia para o Lago Como, passando uma segunda noite em Milão, ou pode viajar para o Lago Como e passar a noite em Bellagio ou Varenna.
De Milão, escolha um tour de 1 dia pela região do Lago Como. Na Get your Guide há várias opções bem interessantes.
Hoje à noite, durma em Milão.
Dia 10: Voe para casa
Voe para casa saindo de Milão.
Roteiro Itália #4: Sul da Itália
Este itinerário pelo sul da Itália inclui alguns dos lugares mais populares para visitar na Itália, bem como algumas preciosidades escondidas.
Passe seus primeiros dias na Costa Amalfitana, na Itália, visitando Sorrento, Capri, Pompeia e diversas cidades da Costa Amalfitana.
Daqui, visite Castelmezzano e Pietrapertosa. Você pode não ter ouvido falar dessas cidades antes, mas elas podem ser um dos lugares mais memoráveis que você visitará neste itinerário. Os caçadores de emoção vão adorar fazer tirolesa de uma cidade para a outra.
De Castelmezzano, viaje para a fotogênica Matera e depois para Alberobello, uma cidade que parece ter saído das páginas de um conto de fadas. Termine sua viagem visitando mais algumas cidades em Puglia antes de voltar para casa.
Este itinerário funciona melhor de meados de abril a outubro, quando os hotéis e restaurantes nas cidades costeiras da Costa Amalfitana e da Puglia estão abertos, as balsas estão funcionando e os passeios de barco são oferecidos.
Para este itinerário, você precisará alugar um carro. É desafiador circular por Basilicata e Puglia sem um carro, pois o transporte público é limitado nesta parte da Itália.
Itinerário de 10 dias no sul da Itália
- Dia 1: Chegando a Sorrento e à Costa Amalfitana
- Dia 2: Pompéia e Sorrento
- Dia 3: Viagem de um dia à Costa Amalfitana
- Dia 4: Capri
- Dia 5: Paestum e Castelmezzano
- Dia 6: Castelmezzano e Matera
- Dia 7: Matera
- Dia 8: Alberobello
- Dia 9: viagem de um dia à Puglia saindo de Alberobello
- Dia 10: Voe para casa
Dias 1, 2, 3 e 4: Sorrento, Costa Amalfitana, Pompéia e Capri
No primeiro dia, voe para Roma ou Nápoles, alugue um carro e dirija até um hotel em Sorrento ou em uma das cidades da Costa Amalfitana.
Passe os próximos três dias na Costa Amalfitana. Durante esse tempo, faça uma viagem de um dia para Capri, passe um dia visitando várias cidades da Costa Amalfitana e visite Pompéia.
Dia 5: Paestum e Castelmezzano
Hoje, visite Paestum, que fica ao sul da Costa Amalfitana. Lar de três antigos templos gregos que datam de 450 a.C., este Patrimônio Mundial da UNESCO é frequentemente um destino esquecido na Itália.
Após sua visita, dirija para leste até Castelmezzano (cerca de 2 horas de carro) e acomode-se em seu hotel.
Dia 6: Castelmezzano e Pietrapertosa
Castelmezzano e Pietrapertosa são duas pequenas vilas que ficam lado a lado em Basilicata, Itália. Ambas são lindas de visitar e divertidas de explorar. Mas o que as torna ainda mais emocionantes é o fato de que você pode ir de uma para a outra em uma tirolesa.
Esta tirolesa, que funciona de maio a novembro, também chamada de Volo dell’Angelo (o Voo do Anjo), é uma das experiências mais emocionantes do sul da Itália.
Passe o dia em Castelmezzano e Pietrapertosa e, à tarde, dirija até Matera. Faça check-in no seu hotel (você passará 2 noites em Matera) e jante.
Dia 7: Matera
Neste itinerário, você tem um dia inteiro em Matera. Visite a Igreja da Rocha, explore o Parque Murgia Materana, tenha uma aula de história em uma casa de caverna, passeie pelas ruas pitorescas e almoce e jante em um dos muitos restaurantes fabulosos em Matera.
Dia 8: Alberobello
De manhã, dirija até Alberobello, uma cidade famosa por seus trulli (pequenos edifícios redondos com telhados cônicos feitos de pedra). Passe seu tempo visitando as duas seções de Alberobello, Rione Monti e Rione Aia Piccola, faça algumas compras, visite vários terraços para ter vistas da cidade e coma algo.
Durma em Alberobello.
Dia 9: Viagem de um dia à Puglia
Hoje você fará um passeio de um dia para cidades perto de Alberobello. Escolha entre Polignano a Mare, Ostuni, Locorotondo e Cisternino. Termine o dia com um jantar em Alberolbello.
Dia 10: Voe para casa
Retorne para Nápoles e voe para casa a partir daqui.
Roteiro Itália #5: Fora dos Caminhos Comuns
Para aqueles que não se importam em pular algumas das cidades mais populares, este itinerário pela Itália inclui vários destinos maravilhosos e fora comum.
Para este itinerário pela Itália, você precisará alugar um carro. Você pode retirá-lo no dia 1 no aeroporto de Veneza ou na manhã do dia 3 antes de sair de Veneza.
Este itinerário funciona melhor de junho até o início de outubro (para caminhadas nas Dolomitas) ou de dezembro a março (quando as Dolomitas se tornam um destino de esqui). É bom saber que entre meados de abril e o final de maio e meados de setembro até meados de dezembro, muitos teleféricos fecham nas Dolomitas para manutenção.
10 dias na Itália: Veneza, Dolomitas, Verona, San Marino e Toscana
- Dia 1: Chegada em Veneza
- Dia 2: Veneza
- Dia 3: Dolomitas
- Dia 4: Dolomitas
- Dia 5: Verona
- Dia 6: San Marino
- Dia 7: Florença
- Dia 8: Toscana
- Dia 9: Toscana
- Dia 10: Voe para casa
Dia 1 e 2: Veneza
Com um dia e meio a dois dias em Veneza (dependendo do horário em que você chegar no dia 1), você tem tempo suficiente para explorar o melhor de Veneza. Para ajudar você a planejar seu tempo, leia nosso Itinerário de 2 Dias em Veneza.
Dia 3 e 4: Dolomitas
As Dolomitas são um dos lugares mais lindos da Itália e é o paraíso das caminhadas. Há inúmeras trilhas, desde caminhadas curtas e fáceis até atividades para o dia todo. As vistas são espetaculares.
Nas Dolomitas, as duas cidades mais populares para se hospedar são Selva di Val Gardena e Cortina d’Ampezzo. Leva cerca de 2,5 horas para chegar a qualquer uma das cidades saindo de Veneza. Mais tarde, quando você for para Verona, são 2,5 horas de carro de Selva di Val Gardena e 3,5 horas de carro de Cortina d’Ampezzo. A viagem de carro de ambos os locais é maravilhosa.
Dia 5: Verona
Verona é linda, parecida com Veneza, exceto sem os canais, a decadência e o grande número de turistas. Esta é outra daquelas cidades que é perfeita para se perder (e comer muito gelato). Aproveite este dia tranquilo explorando esta linda cidade.
Dia 6: San Marino
De manhã, dirija até San Marino (3 horas, a maior parte na rodovia). Você terá o resto do dia para explorar esse destino lindo e subestimado na Europa.
Dia 7, 8 e 9: Florença e Toscana
Já que você tem um carro, escolha onde quer ficar na Toscana. Você pode escolher Florença, Siena ou qualquer uma das cidades montanhosas da Toscana, como Montepulciano, Pienza ou San Gimignano, só para citar algumas. Ou até mesmo ficar em uma villa por três noites. Depende apenas do tipo de experiência que você quer ter.
Dia 10
Comece sua viagem para casa. Idealmente, voe para casa do aeroporto de Florença. Ao pesquisar voos, se você descobrir que não tem ótimas opções deste aeroporto, você pode ter que retornar para Veneza e voar para casa de lá.
O que fazer com mais de 10 Dias na Itália
Cada um dos 5 roteiros listados acima são roteiros de 10 dias. Com apenas 10 dias na Itália, é tentador incluir o máximo de destinos possível. Mas às vezes a melhor experiência é ir mais devagar e visitar menos cidades.
Post relacionado: Erros a Evitar Durante uma Viagem pela Itália
Se você tiver a sorte de ter mais de dez dias, considere adicionar mais tempo a qualquer um dos destinos listados neste itinerário, em vez de adicionar uma visita rápida a outra cidade. Eu sei que é tentador tentar ver o máximo possível, mas suas férias podem ser mais agradáveis se você desacelerar um pouco.
Se você tiver 14 dias, pode visitar Roma, Florença, Veneza, a Costa Amalfitana e Cinque Terre. Não deixe de ver também:
Hospedagens para os roteiros pela Itália
Aqui estão alguns posts que podem te ajudar na busca de hospedagens para ficar na Itália:
Booking.comMelhor época para ir para a Itália
Primavera e outono são as melhores estações para visitar a Itália. O clima é geralmente agradável durante essa época.
O verão é a alta temporada, então espere grandes multidões de pessoas e acomodações mais caras. A Itália também pode ficar bem movimentada durante a semana da Páscoa e perto do Natal.
Saiba mais: Melhor época para Viajar para a Itália
Está criando seu próprio roteiro de 10 dias na Itália?
Esses itinerários da Itália são um ótimo ponto de partida para criar seu próprio itinerário personalizado. Mas se precisar de mais dicas e truques, esses artigos podem de ajudar:
- Florença ou Roma – Qual a melhor cidade da Itália para você viajar
- As melhores Atrações Turísticas da Itália
- Vale a pena Visitar Pisa?
Para ver todos os nossos artigos sobre a Itália, dê uma olhada no nosso Guia de Viagem da Itália. Para mais itinerários excelentes na Europa e ao redor do mundo, visite nossa página de Roteiros de Viagem.
Se você tiver alguma dúvida sobre como planejar seu itinerário de 10 dias na Itália, deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.