DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Roteiro de Viagem de 2 Dias em Zakopane, Polônia

Compartilhe:

Aninhada nas Montanhas Tatra, Zakopane é uma pitoresca cidade resort, famosa por suas paisagens deslumbrantes e rica herança cultural. Quer você esteja buscando aventura ou relaxamento, esta cidade tem algo para todos e este artigo contará como aproveitar seu roteiro de 2 dias em Zakopane.

Não há palavras suficientes para descrever a maravilhosa cidade de inverno de Zakopane, na Polônia, escondida na cordilheira Tatra coberta de neve, perto da fronteira com a Eslováquia.

Zakopane se tornou um paraíso para os praticantes de esportes de inverno ou para aqueles que buscam capturar as delícias deslumbrantes da neve do inverno e uma visão tradicional da Polônia.

roteiro zakopane polonia

Um pouco sobre Zakopane

Zakopane tem uma população de 30.000 habitantes. A localização incomum da cidade, escondida entre uma suave cordilheira de Gubałówka e os picos rochosos de Tatra, foi um fator decisivo em sua carreira como um centro turístico.

Já no final do século XVIII, Zakopane, uma pequena e remota vila, começou a atrair os primeiros turistas de verão e atualmente atrai mais de 3 milhões de turistas por ano, muitos deles para o inverno nas montanhas.

Como chegar a Zakopane?

Chegar a Zakopane é relativamente conveniente, com várias opções de transporte disponíveis. Se você estiver vindo de Cracóvia, a rota mais comum é de ônibus ou trem.

Os ônibus são frequentes, fornecendo uma conexão direta entre Cracóvia e Zakopane em aproximadamente duas a três horas. Trens também estão disponíveis, demorando um pouco mais, mas oferecendo uma viagem cênica pelo interior.

Outra opção é fazer uma Excursão a Zakopane saindo de Cracóvia com serviço de busca no seu hotel.

Independentemente da sua escolha, você achará fácil chegar a esta charmosa cidade montanhosa.

Quanto tempo ficar em Zakopane, Polônia?

Você verá que um roteiro por Zakopane tem muito e pouco a se fazer. Vamos explicar o porque, então você deve levar isso em consideração no seu tempo.

Zakopane vale a pena, mas tenho que admitir que ou você relaxa e não faz nada ou vai esquiar, caminhar e andar de bicicleta nas montanhas. A maioria dos passeios a se fazer na cidade estão ligados às Montanhas Tatra.

Se você estiver na Polônia e quiser conhecer Zakopane rapidamente e não curte muito trilhas, sugiro que uma viagem de um dia saindo de Cracóvia lhe dará o que você procura.

No entanto, se você precisa de alguns dias de relaxamento ou se interessar pelos passeios nas montanhas (o que eu super indico), três dias em Zakopane serão perfeitos. Aqueles que amam caminhar, esquiar e se aventurar entre trilhas e paisagens “selvagens”, reservem no mínimo cinco dias.

A melhor época do ano para visitar Zakopane, Polônia

Há algumas coisas a se pensar: Se quer ver a cidade lindamente decorada e aproveitar para esquiar, Visite Zakopane no inverno, de preferência, perto do Natal. A neve e os mercados da cidade são tentadores, a beleza das montanhas nevadas, árvores, telhados e campos deve te deixar bem feliz.

temporada de esqui é melhor perto do Natal e do começo do ano, e a cidade se torna um paraíso para esportes de inverno. Então é aconselhável reservar sua acomodação em Zakopane com antecedência.

Se gosta de trilhas mas não quer pegar neve, a primavera ou outono devem ser os melhores momentos para você.

Durante os meses de verão, o tempo estará mais claro, mas isso também traz mais chuva.

Onde ficar em Zakopane?

A cidade resort está localizada no sul da Polônia, na base das Montanhas Tatras. É um ponto de partida popular para esportes de inverno e escalada e caminhadas no verão. Kasprowy Wierch e Gubałówka, acessíveis por teleférico e funiculares, são destinos de esqui próximos que oferecem vistas panorâmicas das montanhas. A cidade também é conhecida por seus chalés de madeira da virada do século XX, símbolos da arquitetura no estilo Zakopane.

Zakopane tem uma variedade de acomodações adequadas a todos os tipos de viajantes. Variando de hotéis de luxo, chalés, lodges, apartamentos, chalés e casas de hóspedes.

Se eu fosse procurar acomodação em Zakopane, reservaria algum lugar em ou perto de Krupówki (a rua principal com bares, restaurantes e lojas). Krupówki é central para a maioria das coisas que você vai querer fazer ou ver em Zakopane.

Além disso, fica a apenas quinze minutos de caminhada da estação de trem e, com suas malas, é distância suficiente.

No entanto, isso vem com uma ressalva. Se você estiver em Zakopane apenas para esquiar, você deve tentar ficar mais perto dos teleféricos e pistas de esqui, dos quais há muitos para escolher.

Você pode pesquisar hospedagens em Zakopane aqui:

Booking.com

O que Fazer em Zakopane em 2 dias?

Caminhe pelo exuberante Vale do Bialego

O Vale Białego (trilha amarela), uma caminhada para toda a família, fica aninhada entre o Monte Krokiew e Sarnia Skała. O riacho no vale esculpiu lagoas profundas em rocha calcária macia, formando cachoeiras pitorescas onde a rocha é dolomita sólida. Com uma queda vertical de 187 metros por quilômetro, ele ostenta a maior queda entre os riachos da montanha Tatra. Este vale fica dentro da Reserva Natural Stanisław Sokołowski e é rico em flora diversificada, incluindo abetos, faias e abetos, juntamente com Alpenrose, Edelweiss, Martagon Lilly e teixos. Quanto à fauna, você pode avistar veados, ursos marrons ocasionais, linces e lobos.

A parte superior do vale oferece terreno mais íngreme. Durante nossa caminhada na rota amarela, a chuva nos interrompeu após cerca de 20 minutos. Com apenas uma capa de chuva e as duas bolsas de câmera, decidimos retornar à cidade e saborear um pouco da culinária local.

Ande de teleférico

Primeiro, os ônibus de transporte vão da estação de trem até os teleféricos. Eles são baratos e uma grande economia de tempo.

Uma vez nos teleféricos, você será transportado para Nárnia. Conforme você flutua para cima e sobre as montanhas, você pode ter sorte e ver uma variedade de animais selvagens, incluindo rebanhos de veados vagando livremente.

Uma vez lá fora e no topo, você pode esticar as pernas e passear pelas belas montanhas, apreciando as vistas das charmosas Montanhas Tatra. Se você comprou uma passagem de volta, você só tem 1 hora e 40 minutos no topo.

Se você comprou uma passagem só de ida ou decidiu subir e descer de teleférico, pode levar o tempo que quiser. Além disso, há trilhas de caminhada no topo (amarelas e vermelhas), então se essa é sua praia, vá para as trilhas.

Se caminhadas não são sua praia, há pistas de esqui na área também.

Sua melhor aposta é conferir o site. Para mais detalhes sobre os teleféricos e o esqui, confira o site deles.

Caminhada até o Lago Morskie Oko

Pegue um ônibus local com a etiqueta “MORSKIE OKO” no centro da cidade. O ônibus deixa você na entrada da estrada. De lá, são cerca de duas horas de caminhada até o incrível lago Morskie Oko. Muitos turistas preferem a viagem de carroça puxada por cavalos, geralmente operada pelos habitantes locais de Górale. A caminhada é deslumbrante, passando por rios naturais, pequenas cachoeiras e árvores imponentes.

montanha tatra polonia

Morskie Oko, que significa “O Olho do Mar”, fica a 1.393 metros acima do nível do mar e é classificado como um dos destinos mais populares dos Tatras. É o maior e o quarto lago mais profundo nas Montanhas Tatra, localizado dentro do Parque Nacional Tatra, Polônia, no Vale Rybi Potok.

O lago fica na base dos Picos Mięguszowiecki, com picos ao redor se elevando cerca de 1.000 metros acima da superfície do lago. Entre eles está Rysy, o pico mais alto dos Tatras poloneses com 2.499 metros. Vários picos altos circundam o lago, e você pode explorar trilhas que levam ao vizinho Czarny Staw, Pico Rysy e ao incrivelmente belo Dolina Pieciu Stawow.

Veja os espetaculares lagos Czarny Staw

Czarny Staw, que significa Lagoa Negra, está localizado logo acima de Morskie Oko. Apesar do nome, a água aqui parece mais azulada do que preta e fica a uma altitude de 1583 metros (aproximadamente 5200 pés), logo abaixo do pico mais alto das Montanhas Tatra polonesas, Rysy, que fica a 2500 metros (8200 pés) acima do nível do mar.

A borda rochosa próxima oferece um ponto de vista incrivelmente bonito com vista para o vale e o lago Morskie Oko abaixo. Deste ponto de vista, você pode seguir outra trilha que leva ao pico Rysy. Para chegar a Czarny Staw, você precisará circular por Morskie Oko, o que é uma ótima ideia para encontrar menos turistas e aproveitar vistas mais amplas. No meio do caminho, você entrará na trilha para Czarny Staw e subirá o caminho íngreme até o topo, seguindo o pequeno riacho que flui de Czarny Staw.

Embora a caminhada inteira não leve mais do que uma hora só de ida, não é tão fácil quanto a estrada pavimentada que leva ao lago Morskie Oko. Ao longo do caminho, você pode apreciar a rara flora alpina, incluindo pinheiros-da-montanha. Achamos Czarny Staw uma experiência mais agradável do que Morskie Oko devido a seus menos turistas e vistas de tirar o fôlego, completas com uma cachoeira pitoresca.

Caminhe pela rua Krapowki

Krupowki é a rua central mais representativa de Zakopane. A rua Krupowki se estende por mais de um quilômetro de comprimento. Os calçadões estão alinhados com uma ampla seleção de lojas, restaurantes, hotéis e atraem milhares de visitantes durante todo o ano.

Esta atração central de Zakopane tem uma atmosfera inigualável, especialmente no auge das estações de verão e inverno. A rua está sempre vibrante de vida. É aqui que você pode ver artistas retratando, assistir a vários tipos de artistas de rua, ouvir os cavalos pisando no pavimento e sentir o cheiro das especialidades da culinária de Zakopane e da comida grelhada.

Post relacionado: Comidas Típicas para Provar na Polônia

Também recomendo experimentar o queijo local chamado ‘Oscypek’, que é vendido nesta rua.

Pegue o funicular para Gubalowka

O funicular até o pico do estupendo Gubałówka é outra melhor coisa para fazer em Zakopane.

O teleférico leva você até o topo e, ao chegar, você encontrará restaurantes e barracas servindo bebidas quentes, geladas e comidas ao longo do cume.

As vistas panorâmicas sobre Zakopane e além são sensacionais. Você realmente entende o quão maravilhosa é a natureza.

No entanto, se você realmente quiser tirar o fôlego, há muitas oportunidades para esquiar, alugar motos de neve, andar de mountain bike e fazer um tobogã com fluxo em espiral.

Da mesma forma, há atividades para as crianças, incluindo parques de aventura, trampolins e brinquedos de parque de diversões.

Se você não gosta do teleférico, pode subir a pé. Embora não seja para todos, pois parece muito íngreme.

Outras atividades para fazer em Zakopane.

Há mais atividades que você pode fazer em Zakopane. Se você tiver mais tempo, não deixe de conferir:

  • Kasprowy Wierch – Kasprowy Wierch ou Kasprov vrch é uma montanha nos Tatras Ocidentais. A montanha também é conhecida como uma das áreas de esqui mais populares da Polônia. Seu pico é acessível por teleférico.
  • Parque Nacional Tatra – Parque nacional amplo e montanhoso com lagos, cavernas, vida selvagem e quilômetros de trilhas panorâmicas.
  • Giewont – Popular entre os caminhantes, este maciço montanhoso no Parque Nacional Tatra apresenta 3 picos e trilhas marcadas.
  • Rysy – O pico mais alto da Polônia, este popular destino de caminhadas oferece lagos alpinos e vistas no verão.
  • Tire uma foto no letreiro de Zakopane.

É seguro visitar Zakopane, na Polônia?

Não importa se você está viajando em grupo ou sozinho, Zakopane é uma cidade segura para visitar .

Da mesma forma, caminhar sozinho à noite também é seguro em Zakopane, já que o centro histórico é bem iluminado e frequentemente movimentado por turistas e moradores locais incrivelmente amigáveis.

Dito isso, onde quer que haja turistas, pequenos crimes acontecem. Apesar da baixa taxa de criminalidade, furtos são possíveis. No entanto, mesmo isso é improvável em Zakopane.

Na verdade, o maior risco para sua segurança em Zakopane é a cerveja ou cair de bunda na neve. Imagino que se você estiver bebendo, cair se torna um risco muito maior.

Da mesma forma, como acontece em qualquer montanha coberta de neve, os entusiastas dos esportes de inverno se reúnem.

Primeiro, se você estiver praticando esqui, snowboard ou caminhando entre os esquiadores e snowboarders, isso é o mais arriscado que pode haver em Zakopane, na Polônia.

Lembre-se, avise sua seguradora se você pretende esquiar ou praticar snowboard. Se não fizer isso e se machucar, você pode ter uma conta alta chegando.

Conclusão

Quer você visite Zakopane, na Polônia, em uma viagem de um dia saindo de Cracóvia, ou fique na cidade, espero que você se divirta e ria tanto em meio às Montanhas Tatras quanto eu.

As montanhas cobertas de neve fofa são realmente espetaculares e as vistas do topo são inigualáveis ​​na Polônia.

Se você estiver visitando Zakopane, Polônia, pode esperar muita tradição. A comida é insanamente saborosa e os antigos prédios de madeira são uma maravilha histórica.

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *