É isso… um roteiro de 2 meses pela Europa, projetado para oferecer a você o melhor do continente. Este itinerário cobre mais de 18 cidades em toda a Europa e levará no mínimo 60 dias, mas poderá ser estendido para mais de 75 dias se você quiser viajar um pouco mais devagar.
Em 2019 passamos 10 meses na Europa, então temos experiência suficiente para montar um roteiro de 2 meses na Europa, um roteiro que seja realmente possível de ser feito e com o mínimo de perrengues possíveis.
Obviamente, nenhum roteiro é perfeito e nunca há tempo suficiente para ver tudo, mas esse itinerário fornecerá uma excelente base para praticamente ver todos os destaques. Tentamos manter as distâncias bastante curtas na maioria dos casos, para que você não gaste todo o seu tempo em um avião ou trem.
Vamos começar:
Como se locomover pela Europa
Nossa viagem à Europa envolveu aviões, trens, ônibus e bondes. Viajar de trem é tão maravilhoso na Europa; é extremamente conveniente e confortável. Como nossos planos mudaram ao longo de nossa viagem, adquirimos nossos bilhetes individualmente. Ensinamos neste vídeo como escolhemos qual o melhor meio de transporte para nossas viagens pela Europa:
Como alternativa, você pode comprar o popular passe de trem Eurail, que é uma boa maneira de economizar dinheiro na Europa. O Eurail Pass permite que você faça um número definido de viagens de trem por um só preço. Se você tiver um itinerário europeu bem definido, o passe pode ser muito vantajoso para você.
Cartão da cidade
Muitas cidades da europa contam com cartões com descontos em entradas e transporte público. Você paga um valor e conhece todos os locais por um preço muito menor do que comprar as entradas separadas. Vale a pena pesquisar e fazer as contas. Vamos indicar tais cartões onde falamos sobre cada cidade.
Roteiro de cada cidade
Cada cidade indicada conta com um roteiro de 2 dias para você poder aproveitar os melhores pontos turísticos de cada local.
Roteiro de Viagem – 2 meses pela Europa
LISBOA, Portugal – 3 dias
Começar o roteiro por Lisboa nos deixa confortáveis em relação à língua, mas também porque este é um dos países mais baratos para voos que saem do Brasil.
Poupe tempo e dinheiro com o Lisboa Card. Desfrute de acesso gratuito às principais atrações da cidade, além de descontos em vários locais. O cartão oferece também acesso gratuito e ilimitado ao sistema de transporte público.
O que fazer: Roteiro de 2 dias por Lisboa – Veja nosso Guia Completo de Portugal e acesse os posts sobre Lisboa.
MADRID, Espanha – 3 dias
De Lisboa, você pode pegar um trem noturno para Madri. O trem sai por volta das 21h30 e chega a Madri por volta das 8h.
O que fazer: Roteiro de 2 dias por Madri
BARCELONA, Espanha – 3 dias
Pegue um dos trens quase de hora em hora de Madri para Barcelona – a viagem levará cerca de 2,5 horas.
Acesse mais de 25 dos melhores museus e atrações de Barcelona. Poupe dinheiro, desfrute de flexibilidade e aproveite o transporte público gratuito com um o Barcelona Card.
O que fazer: Roteiro de 2 dias em Barcelona
NICE, França – 2 dias
Você pode voar ou pegar o trem de Barcelona para Nice. Os vôos levarão pouco menos de 4 horas e o trem levará quase 9 horas. Se você tiver tempo, pode terminar a longa viagem de trem parando em Montpellier, na França, por um dia.
O que fazer: Coisas para fazer em Nice
CINQUE TERRE, Itália – 3 dias (+1 dia completo de viagem)
Faça a viagem de trem de 6 horas de Nice, França até Cinque Terre. Cinque Terre é uma série de cinco vilas costeiras centenárias situadas na costa acidentada da Riviera Italiana. Se você só quer ver as vistas e fazer caminhadas mínimas, pode ficar por duas noites – há um trem que circula entre as cinco cidades.
Se você quiser caminhar de cidade em cidade em um ritmo relaxado, considere ficar cerca de três noites.
O que fazer: Roteiro de 2 dias por Cinque Terre
FLORENÇA, Itália – 2 dias
Pegue o trem (3 horas) para Florença, que é a capital da região da Toscana na Itália. Passe cerca de duas noites explorando a cidade, mas não deixe de passar alguns dias relaxando na deslumbrante paisagem da Toscana.
O que fazer: Roteiro de 2 dias por Florença
ROMA, Itália – 4 dias
De Florença a Roma, é uma viagem rápida de trem de 1,5 horas ou cerca de 3,5 a 4 horas de ônibus. Roma é outra daquelas cidades imperdíveis que muitas pessoas amam. Eu passaria pelo menos três dias inteiros em Roma, mas ver isso em cinco dias pode ser mais agradável.
Desfrute do acesso prioritário a marcos históricos de Roma, como a Basílica de São Pedro, os Museus Vaticanos e o Coliseu com um City Pass de 3 dias. Ganhe descontos para entrar em mais de 30 atrações e explore Roma em um ônibus turístico hop-on hop-off.
O que fazer: Roteiro de 2 dias por Roma | Roteiro pelo Vaticano
VENEZA, Itália – 2 dias
O trem de Roma para Veneza é de cerca de 4 horas. A maioria das pessoas vê Veneza como uma viagem de um dia, mas provavelmente é melhor passar a noite nesta bela cidade. Isso ocorre porque a cidade está absolutamente lotada durante o dia, no entanto, à noite e no início da manhã, a cidade está quase vazia, então você é livre para explorar todas as pequenas ruas em paz.
O que fazer: Roteiro de 2 dias por Veneza
SUÍÇA – 3 dias (+1 dia completo de viagem)
De Veneza, vá até a Suíça para tomar ar fresco e vistas deslumbrantes da montanha. Se você gosta de aventuras ao ar livre, confira Interlaken. Lucerna é uma grande cidade suíça por excelência. Zermatt é uma boa opção se você quer estar nas montanhas. Existem várias grandes cidades e vilas na Suíça. No entanto, Zurique e Genebra têm reputação de ser um pouco chatas e muito caras.
Dependendo de onde você for, o trem levará cerca de 7-8 horas.
O que fazer: Cidades mais Bonitas da Suíça para Viajar
MUNIQUE, Alemanha – 3 dias (+1 dia completo de viagem)
Dependendo de onde você está na Suíça, Munique fica a cerca de 6 horas de trem – os trens suíço e alemão são excelentes, portanto a viagem é bastante agradável.
Existem várias viagens agradáveis de Munique – como o Castelo de Neuschwanstein e a cidade austríaca de Salzburgo (que também é um ótimo lugar para ficar por uma ou duas noites, se você quiser).
Desfrute da grande variedade de benefícios do City Tour Card Munique. Aproveite ao máximo sua viagem a Munique com acesso gratuito ao transporte público e diversos descontos e souvenirs de parceiros selecionados.
O que fazer: Coisas para fazer em Munique
VIENA, Áustria – 3 dias
Suba a bordo do trem para uma viagem de 4 horas de Munique a Viena. Curta Viena e explore a cidade com o acesso gratuito e ilimitado ao metrô, aos bondes e aos ônibus da cidade com o Viena City Card. Circule de forma rápida e fácil e desfrute de mais de 210 descontos em atrações populares, museus, lojas e muito mais.
O que fazer: Roteiro de 2 dias por Viena
BUDAPESTE, Hungria – 4 dias
O trem de Viena para Budapeste (também conhecido como “A Paris do Oriente”) dura cerca de 2,5 horas. Recomendamos ficar pelo menos três noites, especialmente se você gosta de festa.
O Budapest Card é o passe oficial da capital húngara. Ele fornece acesso a um conjunto de serviços gratuitos ou com descontos para os visitantes de Budapeste.
O que fazer: Roteiro de 2 dias em Budapeste
CRACÓVIA, Polônia – 2 dias (+1 se você quiser conhecer Auschwitz)
Pegue um trem noturno de Budapeste para Cracóvia e você chegará por volta das 8h35.
Obtenha acesso a até 40 museus de Cracóvia com o Cartão City Pass de 2 ou 3 dias. Passeie pela cidade sem pressa. Desfrute de viagens ilimitadas de ônibus e bondes, dia e noite. Visite a fábrica de Oskar Schindler, a Basílica de Santa Maria e muito mais.
O que fazer: Roteiro de 2 ou 3 dias por Cracóvia
PRAGA, República Tcheca – 3 dias
Pegue outro trem noturno de Cracóvia para Praga (que chega por volta das 6h30). Aproveite Praga para se divertir e conhecer uma das capitais mais charmosas do roteiro.
Poupe tempo e dinheiro com um Prague Card de 2, 3 ou 4 dias e confira as atrações turísticas de Praga do jeito que preferir. Aproveite os descontos em tours e shows e ganhe acesso a diversos pontos turísticos, como o Castelo de Praga.
O que fazer: Roteiro de 2 dias em Praga
BERLIM, Alemanha – 3 dias
De Praga, Berlim fica a cerca de 5 horas de trem. Você pode adicionar um dia ou dois a mais se for grande em boates noturnas, porque Berlim é o lar da melhor vida noturna do mundo.
Explore Berlim com o EasyCityPass Berlim. Utilize transportes públicos nas zonas ABC, incluindo o Aeroporto Schönefeld, obtenha descontos de até 50% em mais de 200 afiliados e desfrute de um guia de viagem de bolso.
O que fazer: Roteiro de 2 dias em Berlim
AMSTERDAM, Holanda – 4 dias
Amsterdã fica a cerca de 4 horas de vôo de Berlim (ou 7 horas de trem).
Se você quiser uma viagem mais curta, Amsterdã é um bom lugar para terminar a viagem, porque o aeroporto é um importante centro internacional.
Aproveite o melhor de Amsterdã com o cartão oficial I Amsterdam City Card. Visite museus e atrações mundialmente famosos, aproveite o acesso ilimitado ao transporte público de Amsterdã e desfrute de um cruzeiro gratuito pelos canais.
O que fazer: Roteiro de 2 dias por Amsterdam
LONDRES, Inglaterra – 4 dias
A cidade de Londres é uma ótima opção para começar a finalizar a viagem, é uma grande cidade, mas pode parecer um pouco séria para quem acabou de sair de Amsterdam.
Londres também tem um monte de coisas para ver e fazer, por isso você deve se manter ocupado.
Poupe tempo e dinheiro adquirindo um cartão London Pass digital de 1 até 10 dias. Aproveite o acesso a mais de 80 atrações e circuito de ônibus hop-on hop-off.
O que fazer: Roteiro de 3 dias em Londres
PARIS, França – 4 dias
Nada como terminar sua viagem em Paris…
De Londres, sugiro pegar o trem Eurostar para Paris, mas reserve seu trem com antecedência porque os bilhetes ficam muito caros se você esperar até o último minuto. A viagem de trem leva um pouco mais de 2 horas.
Também há muitos vôos econômicos, mas é preciso lidar com todo o aborrecimento de voar. O vôo leva um pouco mais de uma hora, mas você ainda precisa ir e vir dos aeroportos, o que adicionará pelo menos 2 horas extras.
Com o Paris City Pass você tem acesso a entrada em 60 museus e atrações. Ande de metrô, ônibus e trem quantas vezes quiser dentro da validade do seu passe e aproveite descontos para atrações adicionais e na Galeries Lafayette.
O que fazer: Roteiro de 2 dias por Paris
Conclusão
Fazer esse itinerário em 60 dias é possível, mas parecerá um pouco apressado – você definitivamente não deve tentar essa viagem em menos 60 dias. Empurrando-o para 75 dias ou mais, você terá um pouco mais de espaço para respirar e permitirá que você gaste um pouco de tempo extra nas principais cidades antes de seguir em frente.
Você também está abaixo do limite de 90 dias para ficar na área de Schengen, para não precisar se preocupar com vistos.
E, é claro, você sempre pode ajustar este itinerário para adicionar / subtrair destinos da sua viagem.
Respostas de 8
Estou pensando em ficar até 2 meses na Europa, mas de uma forma diferente. Quero montar base em paris e ficar lá de segunda a quinta fazendo algum curso, junto com minha esposa. Ai de sexta fazer um bate e volta para destino da Europa, voltando apenas Domingo. Alguma sugestão de roteiro que se aproxime desse objetivo?
Um dos meus problema em viajar muito tempo é me cansar durante a viagem. Ter que fazer muita coisa o tempo todo nos cansa. Entao dessa forma, a gente tem 4 dias de calma, curtinho Paris que amamos, e 3 dias de Turista.
Se alguém tiver dicas, estou recebendo com prazer =)
Aqui mesmo no blog há vários roteiros de 2 dias por cidades de toda a Europa que você pode aproveitar!
Quantos lugares incríveis você pode conhecer em dois meses pela Europa, eu adoraria uma viagem assim.
Adorei seu roteiro de dois meses pela Europa, eu adoraria passar esse tempo todo explorando tudo rs
Muito bom! Espero ter a oportunidade de conhecer todas estas cidades! Até agora só conheci Zurique e Madrid. Estão todas na lista. Um grande abraço!
Ano passado fiz uma viagem de 3 meses, mas me deslocando muito menos e já fiquei cansada DEMAIS rs. Eu prefiro explorar bem um país ou região então geralmente voo pra um lugar e depois só faço viagens curtas de trem ou ônibus ali por perto. É uma baita de uma logística – quanto maior a viagem, maior a logística de voos/transportes, hospedagens, passeios que precisam de reservas com antecedência etc Europa por 2 meses é para os fortes! hehehe Mas com certeza esse roteiro dá um panorama geral dos lugares mais conhecidos.
Que roteiro dos sonhos! Adoraria ter dois meses, ou mais (rs) para explorar a Europa! Bem bacana as dicas de usar os cartões das cidades, ajudam bastante!
Sabe que eu admiro quem passa tantos meses, anos, viajando?! Eu adoro viajar e sempre que posso estou com o pé na estrada, mas preciso de umas pausas e pausa significa vida cotidiana, casa… 🙂 Esse roteiro de 2 meses engloba muitas cidades que eu amei visitar e outras tantas que um dia espero ver ao vivo e em muitas cores! 🙂