Você geralmente é aquela pessoa no aeroporto que está correndo para o portão de embarque ou é o passageiro ansioso que se esconde na área de embarque por horas antes da decolagem? Se você já fez alguma dessas coisas, provavelmente já se perguntou: Realmente, a que horas devo chegar ao aeroporto?
A Administração de Segurança de Transporte (TSA) oferece uma regra geral para voos médios, mas realmente, não há uma resposta única para essa pergunta. O horário necessário para chegar ao portão de embarque dependerá do aeroporto, da companhia aérea, da hora do dia e do destino.
Porém há um horário médio que funciona bem para quase todos os aeroportos do mundo:
Voos domésticos: com que antecedência devo chegar ao aeroporto?
Para vôos domésticos (aqueles feitos apenas dentro de um determinado país) você deve chegar ao aeroporto duas horas antes do seu vôo. Isso deixa tempo para estacionar, procurar o guichê de atendimento, fazer o check-in e passar pela segurança.
Duas horas pode parecer muito tempo, mas você pode ter algum contra tempo antes de sair, pode ter trânsito, etc.
Enormes centros aéreos como o Hartsfield-Jackson de Atlanta (o mais movimentado do país) podem levar 45 minutos apenas para você conseguir passar pela segurança após o check-in.
Durante os dias agitados de férias é aconselhável adicionar mais meia hora.
Voos internacionais: com que antecedência devo chegar ao aeroporto?
Para viagens internacionais você deve chegar ao aeroporto três horas antes do voo. Além das etapas já descritas nos voos domésticos, no internacional ainda tem a passagem pela alfândega, o que normalmente é um pouco demorada.
Fique atento
Grandes aeroportos com horários de pico e movimentados demandam atenção no horário.
Se você estiver voando nos horários de pico (9h às 18h), em um fim de semana ou em um aeroporto movimentado, prefira pecar pelo excesso de tempo no aeroporto. Sentar no terminal ou fazer um lanche é um preço muito menor a pagar do que um voo perdido.
Para calcular o quão cedo você deve chegar ao aeroporto, confie nos horários recomendados pela companhia aérea, mas fique atento.
O aeroporto de Frankfurt, por exemplo, é enorme e demanda um tempo para chegar até seu portão de embarque. O de Guarulhos é um dos mais utilizados do país e você não quer perder seu voo.