DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Brasil | Bahia – Melhores Atrações Turísticas de Salvador – BA

Compartilhe:

Salvador é uma cidade extremamente enérgica e animada, com seu centro histórico repleto de arquitetura colonial que data tanto do século XVII quanto do século XVIII. Capital do estado da Bahia, Salvador já foi a capital da colônia portuguesa do Novo Mundo e hoje é conhecida por seu notável movimento artístico, edifícios com pinturas em cores vivas, festivais emocionantes e caráter afro-brasileiro, bem como suas gloriosas praias tropicais e extensa costa. Salvador é cheia de atrações!

salvador bahia

Principais atrações turísticas de Salvador:

Elevador Lacerda

Criado em 1868 pelo empresário local Antônio Francisco de Lacerda, o estiloso Elevador Lacerda tem uma aparência bastante art déco, com linhas fortes e elegantes. Essa divertida atração conta com um total de quatro elevadores, que juntos podem transportar até 128 pessoas a cada viagem, permanecendo em funcionamento 24 horas por dia. 

Curiosamente, a história do Elevador Lacerda, na verdade, remonta a muito mais longe, com os jesuítas instalando o primeiro elevador há mais de 400 anos, que era simplesmente um sistema de corda e roldana. A criação mais moderna de Lacerda foi originalmente movida a vapor, embora em 1928 os motores elétricos tenham chegado. 

Teatros

Durante o século 16, na época em que os portugueses chegaram e começaram a se estabelecer em Salvador, os moradores tentaram preservar suas tradições e cultura local fazendo apresentações em locais públicos, como escolas e salões. 

Foi só em 1957 que um local formal foi realmente construído, o Teatro Santo Antônio (hoje Teatro Martim Gonçalves), seguido logo em seguida por muitos, muitos mais. Entre eles estão os teatros Barra, Castro Alves, Dias Gomes, Gamboa, Jorge Amado, Maria Betânia, Módulo e Sesi Rio Vermelho, entre outros.

Estádio Arena Fonte Nova 

Também conhecido como Estádio Octávio Mangabeira, o Estádio Fonte Nova é um enorme estádio de futebol, onde inúmeras partidas de futebol e grandes shows são realizadas a cada ano. Fundado em 1951, o estádio funciona como sede do Esporte Clube Bahia local. Em 2008, a Fonte Nova foi reformada, passando a ser uma arena multiuso, e hoje tem capacidade para cerca de 60 mil espectadores. Curiosamente, o estádio ganhou este nome por estar situado na Ladeira Fonte das Pedras.

Plano Inclinado Gonçalves

Situado logo atrás da Catedral Basílica, o Plano Inclinado Gonçalves é um funicular prático que liga o bairro do Comércio ao Pelourinho, no centro histórico de Salvador. Ambos os carros do funicular são capazes de transportar até 30 passageiros, subindo e descendo a pista extremamente íngreme. O Plano Inclinado Gonçalves é muito histórico e surgiu pela primeira vez em 1889, embora tenha sido modernizado várias vezes desde então.

Largo Terreiro de Jesus

Situado no coração da cidade e oficialmente chamado de Praça XV de Novembro, o Terreiro de Jesus é uma grande e atraente praça pública, cercada por atrações históricas. Estes incluem o magnífico Edifício da Faculdade de Medicina, o Museu Afro Brasileiro, a Catedral Basílica, e mais quatro igrejas – a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco , a Igreja de São Pedro dos Clérigos e o Terreiro Abriga o Convento e a Igreja de São Francisco. 

Indo para o Cruzeiro de São Francisco, o Terreiro de Jesus situa-se entre a Praça da Sé e o Largo do Pedro Arcanjo, onde se tornou um importante cenário para vários eventos religiosos. A praça está sempre movimentada, cheia de uma mistura de vendedores ambulantes, turistas e moradores locais.

Península de Itapagipe

A Península de Itapagipe está localizada diretamente ao norte do distrito do Comércio e atrai muitos visitantes a cada ano, por ser a casa da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Esta igreja data de meados do século XVIII e é central para a fé católica baiana, sendo famosa pela distribuição de fitas coloridas do Bonfim. Essas fitas são amarradas em torno dos pulsos, com cada nó representando um desejo que se torna realidade quando a fita eventualmente cai. Para ter as melhores vistas de Salvador, suba o morro em frente à igreja e siga pela estrada à frente, em direção ao bairro de Boa Viagem.

Pelourinho

Pequeno e belíssimo, o Largo do Pelourinho tem formato triangular e continua rico em história, marcando uma das áreas mais antigas da cidade. Este era o local em que escravos eram vendidos e leiloados à multidão, com ‘pelourinho’ literalmente significando ‘poste de açoite’. 

No entorno do Largo do Pelourinho, concentra-se um conjunto de atrações, como a Fundação Casa de Jorge Amado e a Igreja Nossa Senhor do Rosário dos Pretos.

Parques e Jardins

Uma cidade particularmente verde e agradável, Salvador vem com vários parques e inúmeros espaços verdes menores. Localizado no bairro da Pituba, o Jardim dos Namorados possui aproximadamente 15 hectares e vem com uma série de atrações, incluindo um grande anfiteatro, área de recreação para crianças e quadras de tênis. 

Perto está o Parque Costa Azul, que é um pouco menor em tamanho, abrangendo pouco menos de 6 hectares. O Parque Costa Azul é um importante espaço de lazer, com quadras de esportes, trilhas para cooper, ciclovias e restaurantes. 

Destaca-se também o Parque da Cidade, onde áreas de Mata Atlântica foram preservadas com sucesso para as gerações futuras. 

Outros parques populares incluem o vasto Parque de Pituacu e o Parque de Abaeté.

Igreja e Convento de São Francisco

Um dos marcos religiosos mais marcantes da cidade, a Igreja e Convento de São Francisco preside o Cruzeiro de São Francisco e fica ao lado da Igreja da Terceira Ordem de São Francisco. Esta igreja data de 1587, embora o edifício atual tenha sido construído no início do século 18, usando uma força de escravos africanos. 

Visto que os escravos não tinham permissão de praticar sua própria religião, muitos se rebelaram ao esculpir as pedras de querubins e anjos, fazendo-os parecer feios e, em alguns casos, grávidos! 

Olhe para cima e você ficará impressionado com a atenção aos detalhes no teto, com painéis de madeira lindamente emoldurados por esculturas ornamentadas.

Catedral Basílica de Salvador

Situada no Largo Terreiro de Jesus, a Catedral Basílica data do início da década de 1670 e é um exemplo glorioso do melhor da arquitetura jesuíta. Ao entrar, você será saudado por um interior simples e elegante, com paredes de mármore e pilares altos. No interior você verá várias capelas laterais, cada uma com os seus próprios retábulos e obras de arte sacra datadas do século XVI em diante. A sacristia é especialmente bonita e vale a pena conferir sua cúpula pintada, assim como seu arco de talha.

Igreja da Ordem Terceira do Carmo

A Igreja da Ordem Terceira do Carmo foi concluída em 1636, embora sua estrutura atual tenha sido reconstruída no início do século XIX após ter sido destruída por um incêndio. Conhecida por sua arquitetura elegante, com traços típicos do barroco, a igreja é ladeada por duas torres sineiras. 

Um pequeno museu está localizado no interior e abriga uma espetacular e extremamente valiosa estátua de Cristo em tamanho real, com sangue representado por mais de 2.000 fragmentos de rubis.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Entre os marcos mais proeminentes do Largo do Pelourinho, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi construída quando o rei de Portugal deu este terreno à Irmanidade dos Homes Pretos. 

A construção foi realizada por escravos nas horas vagas, com a equipe de construtores e artesãos também incluindo muitos escravos libertos. 

Os destaques incluem a arquitetura rococó pintada de azul-celeste, muitas estátuas do século 18, um cemitério de escravos, torres de azulejos com forte influência indiana e as celebrações anuais de Santa Bárbara e Iansã.

Palácio Rio Branco

Dominando a Praça Municipal (Praça Tomé de Souza) no lado oeste do centro de Salvador, o Palácio Rio Branco continua sendo um dos palácios mais históricos do Brasil, datando já em 1549, quando foi sede do governo baiano e abrigou o gabinete do primeiro governador-geral do país, Tomé de Souza. 

No entanto, após incêndio e danos causados ​​por bombas, grande parte do edifício foi reconstruído no início do século 20, restaurando-o à sua antiga glória. 

Mais obras de renovação foram necessárias no início dos anos 1980. Reserve um tempo para passear pela Praça Municipal e apreciar a vista da baía, que pode ser ainda mais aprimorada com os telescópios gratuitos.

Forte de Santo Antônio da Barra

As fortalezas de Salvador são importantes marcos e lembranças de seu passado militar, construídas pelos portugueses para defender seu litoral contra um possível ataque dos holandeses, após sua invasão no início do século XVII. 

A Barra tem uma orla panorâmica onde três seções de terra se estendem para o oceano, cada uma coroada com fortes coloniais – Forte Santa Maria, Forte São Diogo e Forte de Santo Antônio da Barra. A fortaleza mais antiga da cidade é muitas vezes referida como Farol da Barra, por ser um farol. Os visitantes também encontrarão um pequeno museu com artefatos náuticos que celebram o passado marítimo da cidade.

Basílica do Senhor do Bonfim

Igreja católica extremamente famosa, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim ergue-se na península de Itapagipe, onde foi construída no século 18, tendo sido inaugurada em 1754. No entanto, não foi até 1772 que as duas torres do sino foram concluídas. 

Agora um importante local de peregrinação, as características notáveis ​​incluem uma fachada em estilo rococó com azulejos portugueses brancos, um teto de madeira pintado, várias obras de arte sacra e um telhado muito ornamentado. Todo mês de janeiro, a igreja recebe as comemorações da Festa do Bonfim, que duram dez dias e atraem literalmente milhares de pessoas, com danças tradicionais, procissões e barracas de comida.

Museu da Cidade

O Museu da Cidade abriga uma coleção interessante e bastante original de artefatos regionais baianos, tanto antigos quanto relativamente modernos. Além de um conjunto de pinturas e esculturas, a mostra inclui trajes tradicionais, bonecas de trapos coloniais, estátuas de orixás e diversos objetos sagrados. Existem também alguns objetos pessoais interessantes que pertenceram ao famoso poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847 a 1871), que talvez seja mais conhecido por seus poemas republicanos e abolicionistas, frequentemente protestando contra a escravidão.

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA

Localizado próximo ao Museu Afro Brasileiro e dentro do Prédio da Faculdade de Medicina, Praça XV de Novembro, o Museu de Arqueologia e Etnologia tem muitos tesouros importantes do passado brasileiro. Isso inclui tudo, desde arcos e flechas, máscaras pintadas, cerâmica bem preservada e adornos elaborados feitos com penas, até artefatos de vidro e porcelana que datam do século 19 e descobertos durante escavações anteriores.

Museu da Misericórdia

O Museu da Misericórdia conta a história da medicina no Brasil e está situado em um grande edifício do século 17 que funcionou como o primeiro hospital em todo o Brasil. Visitas guiadas estão disponíveis e permitem que os visitantes vejam artefatos relevantes e móveis de época dos últimos quatro séculos, embora deva ser notado que essas visitas estão disponíveis apenas em português. 

Anexo ao Museu da Misericórdia encontra-se a bela Igreja da Misericórdia, que certamente merece ser explorada e vem acompanhada de alguns azulejos históricos coloridos.

Museu Carlos Costa Pinto

Instalado em uma mansão majestosa, o Museu Carlos Costa Pinto contém uma extensa coleção de arte decorativa, que é indiscutivelmente a melhor que a cidade possui oferecer. Os visitantes irão descobrir uma série de peças inusitadas confeccionadas por artesãos brasileiros locais, que foram criadas com metais preciosos como prata e ouro, além de cristal e porcelana. Há também um café notável com mesas ao ar livre, caso você tenha tempo para se refrescar.

Museu Náutico da Bahia

Com excelente vista da Baía de Todos os Santos, o complexo do Museu Náutico da Bahia é composto por um farol e uma fortaleza militar (Forte de Santo Antônio da Barra ) O forte é de estilo tipicamente português e construído na década de 1530, enquanto o farol é onde se encontra o próprio museu, completo com mapas, cartas, instrumentos náuticos e objetos originários de naufrágios próximos. Um café no local completa as principais atrações.

Museu Cultural Afro Brasileiro

O Museu Afro Brasileiro contém um dos acervos mais importantes e notáveis ​​de toda a Bahia, estando repleto de uma série de artesanatos tradicionais brasileiros e históricos artefatos. Isso inclui tudo, desde esculturas em madeira e cestos tecidos à mão, até cerâmica e cerâmica. 

Particularmente especial é uma sala onde estão expostos nada menos que 27 enormes painéis de madeira entalhada, criados pelo aclamado artista local Héctor Julio Páride Bernabó (1911 a 1997), também conhecido como Carybé, nascido na Argentina e passou grande parte de sua vida morando em Salvador. Cada um desses painéis retrata um orixá (uma divindade afro-brasileira) com armas. Destaca-se também a exposição de fotografias, bem como o acervo de relíquias sacras relacionadas ao Candomblé – parte integrante da cultura baiana.

Museu de Arte Sacra

Situado na Rua do Sodré e instalado em um charmoso claustro que data do século 17, o Museu de Arte Sacra da Bahia é famoso por suas vistas deslumbrantes da baía, bem como suas paredes de pedra altas e um pátio encantador. O acervo de arte sacra inclui peças do século XVII e do século XVIII, que se encontram nos antigos aposentos dos monges Carmelitas Descalcos. De particular interesse são as intrincadas talhas originárias da Igreja da Sé – uma igreja que foi demolida há muitos anos.

Museu de Arte da Bahia

Alojado em um imponente edifício neocolonial, o Museu de Arte da Bahia está repleto de obras de arte criadas por artistas baianos locais, incluindo um série de pinturas do renomado artista local José Teófilo de Jesus (1758 a 1847). 

Outros destaques incluem diversos móveis antigos, porcelana chinesa, joias de ouro, tapeçarias antigas bem preservadas e fivelas ornamentais feitas de prata.

Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM

O Museu de Arte Moderna está localizado no edifício Solar do Unhão, na Avenida do Contorno, que data do século 18 e já foi usado como ponto de transferência de embarques de açúcar. Este museu apresenta uma exibição mutável de exposições, juntamente com um restaurante, uma oficina de arte e um jardim de esculturas elevado com vistas invejáveis ​​da baía abaixo. 

Curiosamente, é dito que os fantasmas dos escravos agora assombram o Solar do Unhão – portanto, fique atento a qualquer coisa estranha!

Passeios e Excursões em Salvador

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *