Essas estruturas incríveis não apenas servem como vias para atravessar rios, mares e vales, mas também como símbolos de engenharia, arquitetura e história. Prepare-se para explorarmos as pontes mais conhecidas do mundo!
Nem toda ponte é apenas uma construção conveniente para ligar um ponto ao outro. Muitas vezes as pontes são tão bonitas que se tornam pontos turísticos emblemáticos de uma cidade. A beleza ou dificuldade arquitetônica pode fazer de uma ponte um monumento.
Tower Bridge – Londres, Inglaterra
Hoje, a icônica Tower Bridge, em Londres, é uma atração turística imperdível. Inaugurada em 1894, a ponte permite que automóveis e pedestres atravessem o rio Tâmisa, além de permitir a passagem do tráfego fluvial, já que os bascos podem ser elevados a um ângulo de 86 graus.
Ponte do Brooklyn – Nova York, EUA
A famosa Ponte de Brooklyn é uma ponte suspensa que liga os bairros de Manhattan e Brooklyn, cobrindo o East River por 486m. A ponte é uma das melhores atrações gratuitas de Nova York e possui uma ampla passarela aberta a pedestres e ciclistas.
A Ponte de Brooklyn é um marco histórico da Big Apple e uma das pontes suspensas mais antigas dos Estados Unidos. Construída em 1883, proporciona uma vista panorâmica do horizonte de Nova Iorque. Caminhe pela passarela elevada e maravilhe-se com a beleza arquitetônica desta ponte lendária.
Ponte Vecchio – Florença, Itália
Nenhuma visita a Florença está completa sem pelo menos algum tempo gasto em sua ponte em arco medieval, a Ponte Vecchio, que atravessa o rio Arno em seu ponto mais estreito. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi a única ponte do Arno que os alemães em fuga não destruíram. Sempre houve lojas na Ponte Vecchio. Inicialmente, estes eram açougueiros e peixarias, mas mais tarde foi decidido que apenas joalheiros e ourivesarias poderiam ter suas lojas por ali.
Ponte das Correntes Széchenyi – Budapeste, Hungria
Projetado pelo engenheiro britânico William Tierney Clark, a ponte Széchenyi Chain de Budapeste foi inaugurada em 1849 e atravessa o poderoso rio Danúbio. A Ponte das Correntes, Chain Bridge em inglês ou Széchenyi Lánchíd em húngaro é a ponte mais antiga que liga as áreas de Buda e Peste.
Charles Bridge – Praga, República Tcheca
Charles Bridge é uma ponte gótica de pedra, tem 621 metros de comprimento. A ponte é decorada por um conjunto de 30 estátuas, a maioria delas em estilo barroco. Da ponte, os visitantes têm uma vista panorâmica deslumbrante do Castelo de Praga.
A Ponte de Carlos é uma das mais belas e antigas pontes de Praga, atravessando o Rio Vltava desde o século XIV. Ornamentada com estátuas barrocas e iluminada por lanternas à noite, esta ponte é um ponto de encontro popular para artistas de rua, músicos e turistas. Desfrute de vistas deslumbrantes do Castelo de Praga e da Cidade Velha enquanto passeia por esta obra-prima histórica.
Golden Gate – São Francisco, EUA
Inaugurada em 1937, a icônica Ponte Golden Gate é uma das maravilhas modernas do mundo. Com sua cor laranja distintiva e sua localização deslumbrante sobre a entrada da Baía de São Francisco, esta ponte é uma verdadeira obra-prima da engenharia. Caminhe ou alugue uma bicicleta para desfrutar das vistas espetaculares da cidade, da baía e do Oceano Pacífico.
Respostas de 2
Amo descobrir curiosidades sobre lugares, e amei saber quais são as 5 Pontes mais Conhecidas do Mundo.
Que bom que gostou!