Você já sabem que eu amo viajar, embora não goste necessariamente de todas as etapas tediosas necessárias para sair e começar a me divertir. Portanto, seja você um viajante experiente ou um aventureiro de primeira viagem, criei este passo a passo para planejar a viagem perfeita.
Desde coisas divertidas, como voos, hospedagem e atrações locais, até os detalhes necessários, especialmente para viagens internacionais mais complicadas, como obtenção de vistos, conhecimento sobre os costumes locais e compra de seguro de viagem.
A Importância de planejar viagens
Antes de partir para qualquer aventura, é fundamental fazer uma pesquisa. A pesquisa e planejamento de viagens ajuda você a coletar informações sobre seu destino, permitindo que você tome decisões e evite estresse desnecessário ao planejar sua viagem perfeita. Ao reservar um tempo para pesquisar e planejar, você pode descobrir joias escondidas, saber sobre eventos locais, encontrar as melhores ofertas e organizar seu itinerário para maximizar o prazer de sua viagem.
Além disso, a realização de pesquisas ajuda os viajantes a serem visitantes mais atenciosos e respeitosos, por estarem cientes dos costumes locais.
Aprenda como simplificar ainda mais a pesquisa, o planejamento e a organização de sua viagem para cada etapa de sua viagem em “Maneiras de simplificar o planejamento de viagem”.
Quando começar a planejar sua viagem perfeita
Qual é o momento ideal para começar a planejar uma viagem? Assim que você decidir ir! Porém – vários meses, ou pelo menos três meses de antecedência, geralmente é o melhor.
No entanto, alguns destinos, como parques nacionais de alta procura com capacidade limitada de visitantes e atrações muito concorridas, podem exigir planejamento com 12 meses ou mais de antecedência.
Além disso, depende de quem está viajando. Viajantes individuais ou em casal podem planejar viagens de última hora com mais facilidade, pois tendem a ter mais flexibilidade de horários (ou seja, não seguir os horários de férias escolares da família) e podem escolher entre opções de hospedagem em quartos duplos ou individuais mais acessíveis, que tendem a ser mais abundantes.
Como as famílias costumam exigir mais de tudo, desde passagens aéreas até hospedagens mais espaçosas e até mesmo aluguel de carros maiores, planejar com mais antecedência torna-se necessário, principalmente porque permite garantir o melhor desses recursos com os melhores preços. Se você viaja em família ou faz parte de um grande grupo, você vai querer começar a planejar a viagem perfeita o quanto antes.
Etapas para planejar a viagem perfeita
A forma como você segue essas etapas do planejamento de viagem depende de quanto tempo você tem antes de partir para a viagem e do seu nível de conforto em deixar as coisas para o último minuto.
Como não gosto da sensação de grandes tarefas sendo desfeitas ou de complicações de última hora, gosto de concluir todas as etapas de planejar minha viagem perfeita com alguns meses de antecedência. Sendo sincera eu deixo só uma coisa última hora: Fazer a mala kkk
Etapa 1: Decida seu destino (7 perguntas)
Você pode ter vários destinos em mente para uma próxima viagem – ou nenhum. Para obter ajuda para restringir suas opções, considere seus desejos, necessidades e limitações de viagem respondendo às sete perguntas abaixo para ajudá-lo a descobrir isso.
1. Quanto tempo você tem para viajar?
Seus horários de trabalho e escolares ou obrigações familiares podem ditar a duração da sua viagem. Ou talvez as restrições orçamentárias limitem o número de dias de férias fora de casa.
Por isso, antes de escolher para onde ir, saiba quanto tempo você pode passar por lá. Se as suas férias forem limitadas, você vai querer minimizar o tempo ou despesas com transporte, orientando-o a escolher destinos mais próximos ou locais com voos diretos.
2. O que você quer fazer?
Você quer uma semana quente descansando na praia ou você está procurando um passeio pela cidade com atividades culturais? Talvez a atração da natureza seja forte e você queira uma aventura de caminhada? Ou um pouco de tudo isso? Saiba quais experiências você ou seu grupo gostariam de ter durante seu tempo fora e escolha um lugar que melhor atenda a isso.
3. Por que ir?
Esta questão está ligada à anterior, mas é mais aprofundada. Confirme se o seu destino potencial oferece a amplitude e profundidade certas de atividades e destaques culturais ou culinários. Há coisas suficientes para fazer e experimentar para que seja a viagem perfeita e atenda aos seus desejos e necessidades? Determine se essas opções serão uma visita ideal.
4. Como chegar lá?
Explore como chegar ao seu destino potencial. Chegar lá requer uma viagem de vários dias? Ou um voo com escala longa? Tenha uma ideia geral do tempo e do custo envolvidos na parte de “chegar lá” da viagem e confirme que seu tempo livre pode facilmente acomodar longos tempos de trânsito, se necessário.
5. Qual é a melhor época para ir?
Para evitar destinos durante as estações chuvosas ou temperatura menos ideais, consulte as médias climáticas históricas para o seu potencial destino de férias antes de se comprometer. Use um site útil como CPTEC para observar as temperaturas e chuvas mês a mês em praticamente qualquer destino. Fazer isso lhe dará uma chance melhor de que o clima seja um ajudante para uma ótima experiência, em vez de um obstáculo.
6. Quanto você quer pagar?
Nunca é divertido começar a planejar a viagem perfeita apenas para perceber que você não pode pagar por isso. Essa mesma situação aconteceu conosco. Ano passado, não planejamos com antecedência suficiente uma viagem para as Serras Catarinenses. A disponibilidade limitada e as opções de hospedagem caras nos forçaram a recuar e encontrar um destino alternativo mais econômico – quando acabamos indo para as Cidades Históricas de Minas Gerais.
Portanto, antes de se comprometer com um local, defina seu orçamento e, em seguida, faça pesquisas rápidas sobre os custos de transporte, hospedagem, atividades e refeições disponíveis para confirmar se eles atendem ao que você pode pagar.
7. É seguro?
Garantir a sua saúde e segurança durante a sua viagem deve ser uma prioridade, especialmente quando visita um destino internacional e não está familiarizado com os costumes e o idioma. Antes de ir, leia relatos recentes de viajantes em blogs ou canais de mídia social e até mesmo envie mensagens aos proprietários das contas com suas perguntas sobre segurança. Em seguida, verifique os sites de notícias locais.
A coleta de informações sobre experiências recentes no local o ajudará a decidir se este destino é ideal para você.
Etapa 2: Viagens internacionais: entenda os requisitos de visto e vacinação e restrições de viagem (4 dicas)
Esta etapa é para viagens internacionais. Antes de comprar suas passagens aéreas, entenda os requisitos de entrada relacionados a passaportes e vistos, se aplicável.
Certifique-se de ter um passaporte atualizado e aprenda sobre os requisitos de visto e vacinas.
Para viagens internacionais, certifique-se sempre de que seu passaporte não irá expirar em breve e será válido para as datas de entrada. Uma boa regra é que seu passaporte seja válido por seis meses após a entrada. Confirme os requisitos exatos de entrada pesquisando isso com a organização oficial de alfândega e turismo do país que você planeja visitar.
Uma rápida pesquisa online deve fornecer as respostas que você precisa. Para viajantes brasileiros, voce pode contatar diretamente o consulado ou embaixada do país que pretende visitar para tirar suas dúvidas.
Se o seu passaporte está vencido ou irá vencer durante a viagem ou em até seis meses, tome medidas imediatas para renová-lo. Obter um novo passaporte pode levar semanas, senão meses. Obtenha todos os detalhes necessários sobre como obter e renovar passaporte aqui.
Se estiver viajando para a Europa, conheça o EITAS, um requisito de autorização de viagem que será lançado em breve.
Além disso, se você planeja viajar para a Europa, conheça a nova autorização eletrônica de viagem (ETIAS) para visitar a Europa. Esta autorização deve entrar em vigor em breve mas não é um visto. É uma autorização de viagem. Como membros não pertencentes ao espaço Schengen da UE, os viajantes brasileiros devem solicitar esta nova autorização de viagem antes de entrar na Europa.
Etapa 3: Saiba o quanto você pode gastar
Seu orçamento determina onde você pode ir? Ou o seu destino determina o seu orçamento?
Uma parte essencial de planejar sua viagem perfeita é ser realista sobre o que você pode pagar. Existem poucas maneiras melhores de arruinar toda viagem que voltar para casa depois dela, percebendo que gastou demais e, em seguida, ter que lidar com a dor de uma dívida enorme de cartão de crédito e o arrependimento que a acompanha.
Etapa 4: Definir um roteiro
Depois de decidir seu destino, é hora de planejar o roteiro da sua viagem perfeita – determine se você ficará em um lugar ou se movimentará e fará várias paradas. O seu caminho de viagem será circular – onde você terminará no local original onde começou, de modo que voará para dentro e para fora do mesmo aeroporto? Ou será linear? Um caminho linear significa que você voará para um destino e retornará para casa de outro – exigindo passagens aéreas comumente chamadas na indústria de viagens como passagens abertas (open jaw).
Seu orçamento e tempo de férias disponível podem ditar a estadia em um só lugar. Ou permitirá incluir várias paradas diferentes em uma viagem. Obtenha atalhos para fazer rapidamente um roteiro para qualquer destino lendo o nosso artigo: Lugares para encontrar roteiros de viagem prontos.
Etapa 5: Encontre as melhores ofertas de passagens aéreas
Os voos e os custos de transporte terrestre relacionados muitas vezes podem ser as despesas mais significativas de qualquer viagem, principalmente em uma viagem internacional.
Para encontrar as melhores ofertas de passagens aéreas, compare preços de várias companhias aéreas. Considere datas de viagem flexíveis para aproveitar tarifas e tarifas mais baratas. Além disso, procure resgatar milhas ou inscrever-se em cartões de crédito para viagens que oferecem bônus de milhas.
Maximize suas economias aprendendo a encontrar as melhores ofertas de passagens aéreas com esta visão geral dos melhores sites para encontrar passagens baratas.
Etapa 6: Locomoção, aluguel de carros e opções de transporte local
Familiarize-se com estas dicas de transporte para táxis, transporte público, aluguel de carros e percursos pedestres seguros aplicáveis a qualquer novo destino:
Planeje como se locomover
Saber com antecedência como você planeja se locomover em seu local de férias terá impacto sobre onde você decidirá reservar sua hospedagem. Se você planeja alugar um carro e dirigir, você vai querer acomodações de férias que ofereçam fácil acesso a veículos – e, de preferência, estacionamento próximo e gratuito. Ou, se você planeja contar com táxi, uber e transporte público, você pode querer garantir hospedagem próxima a pontos de táxi ou pontos de trem ou ônibus.
Familiarize-se com as opções de transporte local
Antes de chegar ao seu destino, familiarize-se com o transporte local. Pesquise diferentes opções, como ônibus públicos, trens e táxis, para determinar as maneiras mais convenientes e econômicas de se locomover. Estas alternativas podem ser muito diferentes em destinos internacionais.
Por exemplo, o app de locomoção mais recomendado na Tailândia, que visitamos em 2020 é o Grab, na Europa em geral, o Uber e na Rússia só se usa o Yandex.
Se você aprender sobre essas coisas com antecedência, poderá fazer o download prévio dos aplicativos, configurar uma conta e vincular métodos de pagamento antes de chegar. Além disso, considere comprar cartões ou passes de transporte local, pois eles geralmente oferecem tarifas com desconto para múltiplas viagens.
Receba dicas sobre aluguel de carros e reúna recursos
Se você planeja alugar um carro, revise estas Dicas sobre Aluguel de Carros que economizarão dinheiro, reduzirão possíveis aborrecimentos e explicarão como obter upgrades gratuitos.
Ao viajar internacionalmente, pesquise para saber se você precisa de uma PID – carteira de motorista internacional para o seu destino. Se precisar fazer sua PID (Permissão internacional para dirigir), obtenha esta autorização com antecedência, pois às vezes a papelada pode demorar algumas semanas.
Para qualquer destino internacional, você deve se familiarizar com as regras de direção locais do país que planeja dirigir com antecedência. Fazer isso pode ajudá-lo a evitar penalidades não intencionais e minimizar a chance de incidentes na estrada.
Etapa 7: Escolha onde se hospedar
Identificar o local certo para hospedagem nunca é fácil. Para descobrir isso rapidamente, minha primeira parada é no Booking.com, que mostrará descrições e classificações de todas as opções de hospedagens para todos os destinos, permitindo que encontre rapidamente opções de onde ficar, com inúmeros comentários e avaliações.
Você ainda pode aprender mais com o nosso artigo Como escolher o Hotel Ideal e também entender quais as diferenças entre se hospedar em hotel ou Airbnb antes de decidir onde se hospedar.
Etapa 8: Decida, salve e reserve as coisas que deseja fazer
Agora que você definiu a estrutura da sua viagem, é hora da parte mais divertida: descobrir o que fazer quando chegar lá.
Pesquise coisas para fazer online
Se a sua melhor experiência de viagem inclui ver as principais atrações e atividades, você vai querer pesquisar as principais coisas para fazer em um destino que melhor atenda aos seus interesses. Faça pesquisas em blogs por “coisas para fazer em [seu destino]” ou “o que fazer em [seu destino]”.
Aqui mesmo no World by 2 temos vários artigos com o que fazer em vários destinos pelo mundo.
Blogs de viagens, mídias sociais e sites como Pinterest também são úteis para isso. Se não quiser perder tempo pesquisando, compre um guia de viagem do local e siga as indicações.
Para determinar o que você mais deseja fazer, leia as avaliações de outros viajantes para entender o que esperar. Depois, considere comprar ingressos ou fazer reservas nas atrações mais populares para evitar longas filas e garantir seu lugar.
Confira as atividades guiadas e opções de passeios
Outra boa maneira de planejar o que fazer em sua viagem perfeita é conferir sites de reserva de passeios como Civitatis, Get Your Guide ou Free Tour. Use-os para ver as experiências mais bem avaliadas para o seu destino. Você pode descobrir uma aula de culinária, um passeio fotográfico, uma caminhada guiada, um passeio histórico e muito mais – atividades que podem ser uma das partes mais memoráveis de suas férias.
E se você ainda não conhece os Free Walking Tour, sugiro que leia nosso artigo e comece a fazer tours incríveis pelo mundo gratuitamente!
Peça recomendações
Antes da viagem, peça sugestões a amigos, familiares e conhecidos sobre o que fazer no destino planejado, caso já tenham estado lá.
E então, quando sua viagem chegar e você finalmente chegar, conecte-se e converse com seus gerentes de hospedagem, motoristas de táxi, guias turísticos, garçons e quaisquer outros moradores locais com quem você possa fazer amizade para pedir recomendações.
Ao fazer isso, aprendemos sobre muitas coisas que teríamos perdido se não conversássemos com os habitantes locais, como restaurantes fora da área turística, eventos, os melhores locais para ver o pôr do sol e mais. Ao viajar, valorizamos tanto essas recomendações locais que muitas vezes reformulamos todo o nosso plano de como passamos o dia para acomodá-las.
Etapa 9: Concentre-se na alimentação – reserve restaurantes e aprenda sobre pratos locais
A sua experiência culinária é importante para você nas férias? Eu, como uma boa blogueira de culinária (sim, tenho um outro blog) faço pesquisa de lugares para comer e de comidas típicas para qualquer destino de viagem. Para mim conhecer a gastronomia local é tão importante quanto ver as atrações turísticas.
Faça reservas em restaurantes
Pesquise online para obter uma lista dos principais restaurantes do seu destino. Consulte o Google Maps, artigos, postagens de blog eu pergunte a outros viajantes que estiveram na região recentemente, pois eles sempre ficam felizes em compartilhar seus favoritos.
Priorize os lugares que deseja comer e faça reservas. Se você não puder fazer isso online com antecedência, não se preocupe. Faça isso pessoalmente quando chegar. Ou peça à sua hospedagem recomendações de restaurantes e assistência com reservas.
Aprenda sobre as comidas típicas antes de ir
Embora as viagens internacionais proporcionem amplas oportunidades para novas experiências gastronômicas, você não precisa ir muito longe de casa para se deliciar com especialidades gastronômicas regionais durante as férias. Por exemplo, em uma viagem que fizemos para Tiradentes e Ouro Preto, comemos um delicioso pastel de angu pela primeira vez e também provamos frango com ora pro nobis, tudo combinado com cervejas locais.
Antes da sua viagem, pesquise online “a melhor comida para comer em [seu destino]” ou “comidas típicas de [seu destino]” para ver o que está no topo da lista.
Aqui no blog temos um sessão inteira dedicada às comidas típicas dos países.
Etapa 10: Criar, atualizar e finalizar um roteiro de viagem detalhado
Agora que você tem seu transporte, hospedagem, atividades e possivelmente até mesmo seu jantar planejado ou vagamente definido, é hora de colocar tudo no papel.
Use um aplicativo online como o TripIt para acompanhar suas reservas e planos do dia a dia.
Ou baixe a nossa planilha de roteiro de viagem que criamos e inclua todos os dados da sua viagem perfeita.
Depois, por questões de segurança, compartilhe este roteiro com familiares e amigos para que eles saibam onde você estará quando estiver fora de casa.
Etapa 11: Plano para emergências e situações inesperadas
Siga estas recomendações para ajudá-lo a evitar ou se recuperar rapidamente de emergências e situações inesperadas durante a viagem.
Conheça o básico de segurança
Antes de cada viagem, familiarize-se com os números de serviços de emergência locais e unidades de saúde no destino planejado. Ao viajar internacionalmente – especialmente para uma área em risco de conflito, saiba onde encontrar a embaixada ou consulado local.
Além disso, certifique-se de que sua família e amigos saibam para onde você está indo e como entrar em contato com você. Se você criou um roteiro como descrito anteriormente, compartilhe-o com eles.
Compre um seguro de viagem
É uma despesa extra que todo viajante adoraria evitar. No entanto, dado o custo das suas férias e o que está em risco – o orçamento da viagem, a sua saúde e a sua propriedade – o custo do seguro de viagem deve ser considerado uma despesa essencial e inegociável, especialmente para viagens internacionais.
Leia sobre por que contratar um seguro viagem e como escolher o melhor seguro viagem.
Saiba o que fazer em caso de roubo
Você tem um plano sobre o que fazer caso sua carteira, telefone, computador ou passaporte sejam roubados ou desaparecidos? Você sabe como proteger seus dados confidenciais? Ou como substituir rapidamente cartões de crédito ou telefone? Ou obter um passaporte substituto para poder voltar para casa?
Aprenda algumas técnicas de Como Evitar ser Roubado em uma Viagem.
Faça cópias impressas e digitais frente e verso de todos os documentos de identidade, passaportes, cartões de crédito e apólices de seguro de viagem, mantendo as cópias facilmente acessíveis em caso de emergência, roubo ou perda. Compartilhe cópias de todos os itens com um amigo ou familiar de confiança que possa enviá-los rapidamente para você, se necessário.
Etapa 12: Fazendo as malas e preparando sua casa antes da viagem
Ter o cuidado de fazer as malas com eficiência tornará sua viagem mais confortável. Então, antes de ir, pesquise as condições meteorológicas no seu destino e planeje-se adequadamente. Faça uma lista de itens essenciais, como produtos de higiene pessoal, medicamentos, eletrônicos e adaptadores de viagem. Leve roupas versáteis que podem ser misturadas e combinadas para diferentes ocasiões e temperaturas. E lembre-se de um kit de primeiros socorros para viagem com suprimentos médicos essenciais.
Aqui no blog temos inúmeras opções para malas femininas com 9 peças que fazem mais de 10 looks e podem te ajudar a montar uma mala de viagem rapidamente.
Etapa 13: Fique conectado enquanto viaja
Esta etapa é fácil para viagens domésticas, pois dependendo do seu plano de dados, você pode idealmente usar seu telefone celular para enviar mensagens de texto e ligar para manter contato como faria em casa.
No entanto, a conectividade constante fica mais complicada em viagens internacionais. Ao viajar para o exterior, você deseja determinar como planeja usar seu telefone celular.
Você ficará fora da rede e a usará apenas quando estiver conectado ao Wi-Fi? Ou pagar uma taxa diária de roaming internacional? Ou, em vez disso, comprar um chip de dados internacional utilizando tecnologia e-sim?
Depois de saber como ficar online, baixe os aplicativos que você acha que precisará usar. Temos nossos apps de viagem preferidos e que achamos úteis para nossas viagens.
Planejar a Viagem Perfeita
Uma pesquisa completa sobre a viagem e o destino é a chave para uma aventura sem estresse. Ao reservar um tempo para coletar informações sobre o destino para que você possa tomar decisões de planejamento, você pode garantir uma viagem tranquila e memorável.
Desde pesquisar o seu destino e encontrar as melhores ofertas até compreender os costumes locais e preparar documentos de viagem essenciais, cada passo desempenha um papel vital na criação da sua melhor experiência de viagem.
Com a pesquisa e o planejamento concluídos, você pode explorar o mundo com confiança e tranquilidade. Quanto mais você souber, mais bem preparado estará para quaisquer desafios ou oportunidades inesperadas que surgirem em seu caminho.