DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Como fazer um Planejamento Financeiro para Viajar pelo Mundo como Nômade Digital

Compartilhe:

A transição de um trabalho CLT para um estilo de vida como nômade digital é algo assustador de se fazer. Rogério e Eu passamos pelo processo de fazer um planejamento financeiro para virarmos nômade digital e posso te confortar que sim, é assustador, você tem mil dúvidas, o sentimento de “QQTÁACONTECENDO” paira o tempo todo sobre seus pensamentos, mas se bem planejada, essa transição pode acontecer de maneira menos dolorosa e no fim, dar super certo!

Quando vemos as manchetes “Fulano(a) largou tudo para viajar o mundo” há muito mais a considerar do que apenas “Deixe seu emprego e viaje pelo mundo!” –especialmente do ponto de vista financeiro.

Este post tem como objetivo te ajudar a pensar no seu planejamento financeira para deixar seu emprego e conseguir sua liberdade geográfica, dando-lhe um plano de ação que você pode começar hoje para no virar se tornar um nômade digital.

nomade digital

Ao final deste post você deve saber:

  • Exatamente quanto você está gastando atualmente a cada mês
  • Pelo menos 5-10 lugares onde você pode eliminar custos e encontrar economias
  • Quanto custará sua vida nômade
  • A quantidade exata de dinheiro que você precisará economizar para deixar seu emprego confortavelmente

Basta seguir este processo e concluir cada ação à medida que avança, e você estará no caminho certo para sua vida de nômade digital.

Como fazer um planejamento financeiro para ser nômade digital

Etapa 1: Calcule seus gastos mensais atuais

Se você é como a maioria das pessoas, não presta muita atenção em onde está gastando seu dinheiro a cada mês, ou mesmo quanto está gastando.

Mas, para fazer a transição do seu trabalho para uma nova vida como nômade digital, você precisará começar a prestar muito mais atenção, porque a preparação financeira será sua rede de segurança e salvadora quando de repente você estiver sem aquela estabilidade de renda a cada mês.

Para concluir este primeiro passo, você simplesmente precisa fazer um balanço de TUDO em que está gastando dinheiro a cada mês – seja um custo necessário, como aluguel, ou uma despesa de luxo, como a jaqueta nova que você precisava ter.

Isso inclui coisas como seu serviço de telefone, planos de streamings, jantares com amigos, roupas novas, gasolina e seguro de carro, seu café com leite diário, livros e tudo o que você tem o hábito de gastar dinheiro a cada mês.

Estime quanto cada item custa para você em um determinado mês e calcule seus gastos totais.

Se você for como a maioria das pessoas, esse número provavelmente o chocará um pouco e você começará imediatamente a perceber onde os gastos podem ser eliminados e as economias podem ser encontradas.

Ação: pegue uma caneta e papel e faça uma lista de tudo o que você gasta dinheiro mensalmente, incluindo despesas essenciais (aluguel) e não essenciais (roupas novas), inclua um valor para gastos que você tem esporadicamente ou talvez não se lembre (farmácia, itens sazonais, etc.)

Etapa 2: Calcule quanto você realmente precisará como nômade digital

Como nômade digital, é provável que você planeje deixar sua bolha confortável e viajar para fora do seu país de origem. Não importa para onde você vá, é importante saber quanto você espera pagar em despesas de vida para coisas como acomodação, alimentação, transporte e a importante conexão Wi-Fi.

Os sites Nomad List e Numbeo são um excelentes recursos para nômades digitais que permitem filtrar rapidamente destinos por custo de vida, clima, vida noturna, segurança, velocidade da internet, região e muito mais. Se você deseja uma estimativa rápida de quanto (ou quão pouco) dinheiro você pode esperar para viver em uma determinada cidade, estes sites devem ser sua primeira parada.

Aprofunde-se em cada cidade para descobrir muitos outros fatores que valem a pena considerar, como saúde, facilidade de locomoção, qualidade do ar, disponibilidade de espaços de trabalho, se os locais são amigáveis ​​com estrangeiros e se o inglês é amplamente falado.

Depois de se concentrar em seu destino ideal para nômades digitais, anote suas despesas mensais estimadas. Então, de acordo com seu próprio nível aceitável de risco, multiplique esse número mensal por 6, 8, 12 ou quantos meses de despesas você quiser ter como reserva enquanto constrói sua carreira de freelancer ou negócio online.

Se você já começou a construir carreira remota paralelamente ao planejamento e tem algum dinheiro entrando, provavelmente estará seguro tendo apenas alguns meses de despesas já cobertas. Se você não tiver certeza de quando começará a ganhar, economize mais para compensar a incerteza.

Ação: Determine o custo mensal de vida em seu destino pretendido e multiplique esse número por quantos meses de reserva de segurança você deseja ter. Anote este número em sua planilha.

Etapa 3: Adicione o custo do deslocamento entre seus destinos

Em seguida, adicione a esse número o custo do voo ida e volta para o destino pretendido. Se você pretende ficar se deslocando entre cidades, calcule o custo desse deslocamento, seja ele de trem, ônibus ou avião. 

Calcule sempre o custo da ida e da volta, mesmo não comprando uma passagem de retorno, pois isso lhe dará paz de espírito saber que você tem fundos suficientes não apenas para chegar lá, mas também para voltar para casa , caso mude de ideia ou surja uma emergência.

Sempre indicamos usar o Rome2Rio para saber os gastos de deslocamento. 

O número que você tem agora deve ser:

Despesas de vida por X meses (indicamos usar de 8 a 12 meses como uma boa reserva) + Deslocamentos = Meta de Poupança para iniciar sua Vida Nômade

Ação: Calcule sua meta de economia usando a fórmula acima.

Etapa 4: Elimine custos desnecessários

Voltando à lista de custos que criamos na Etapa 1, é hora de começar a eliminar despesas desnecessárias para que você possa começar a trabalhar em direção à sua meta de economia.

Você não precisa adotar uma abordagem de tudo ou nada aqui, necessariamente. Se você gasta R$100 por semana na padaria e não está disposto a desistir totalmente, ainda pode obter economias significativas cortando esse número pela metade.

No final das contas, tudo se resume à rapidez com que você deseja atingir sua meta de economia e quanto do seu estilo de vida atual está disposto a sacrificar para que isso aconteça.

Os lugares mais óbvios para começar a eliminar custos são as compras que nascem de desejos, não de necessidades: Você não precisa de um novo par de jeans se já tiver vários em casa.

Você não precisa sair para jantar com os amigos em restaurantes toda semana – por que não convidá-los para um jantar em casa?

Se começar uma nova vida de viagem é realmente sua principal prioridade, essas coisas devem ser fáceis de eliminar – elas não estão aproximando você de seu objetivo e, na realidade, apenas o impedem de alcançá-lo.

Aqui estão alguns ajustes de estilo de vida mais simples que você pode fazer que resultarão em economias significativas: Pegue ônibus ou caminhe para o trabalho duas vezes por semana. Traga seu próprio almoço para o trabalho todos os dias. Se seus amigos querem que você saia para beber, ofereça-se para ser o motorista da vez e fique só na água.

No domingo, planeje suas refeições para a semana inteira para comprar apenas o que precisa no supermercado.

Fique de olho, também, em despesas que talvez não possam ser eliminadas, mas podem ser reduzidas. Por exemplo, você poderia ter um colega para dividir o aluguel ou morar com sua família para reduzir suas despesas de moradia? Você poderia comprar produtos genéricos versus produtos de marca? Você poderia reduzir sua conta de água tomando banhos mais curtos?

Ação: Escreva uma lista de 5 a 10 custos que você poderia eliminar facilmente a partir de hoje. Anote 2-3 custos adicionais que você poderia reduzir facilmente.

Etapa 5: Venda tudo o que você não precisa

Outro passo importante na preparação para a transição para um estilo de vida nômade digital é o minimalismo.

Lembre-se, você não pode levar a maioria de suas coisas com você, de qualquer maneira, e você provavelmente não quer pagar por uma unidade de armazenamento por meses a fio enquanto estiver fora.

Se você se livrar da maioria de seus pertences, poderá convencer um amigo ou familiar a guardar uma ou outra caixa para você – o resto das coisas você deve estar preparado para desapegar. Adotar uma abordagem minimalista da vida o ajudará muito em um estilo de vida nômade, então comece a praticar agora.

A boa notícia é que vender aquilo que você não precisa é a melhor maneira de começar a trabalhar em direção à sua meta de poupança para que você possa alcançá-la ainda mais rápido.

Antes de começar a despejar coisas em uma caixa destinada a uma lixeira, separe os itens que ainda podem ter algum valor. Há tantas maneiras de vender coisas online hoje em dia que vale a pena tentar, mesmo com coisas pequenas.

Se você tiver muitas roupas para se livrar e elas estiverem em excelentes condições, tente vendê-las em um brechó. Se você estiver pronto para se livrar de muitas coisas de uma só vez, faça uma venda de garagem.

Ação: Reúna algumas coisas que você não precisa mais e crie listagens para elas no Craigslist e Letgo. Depois de fazer sua primeira venda, você estará motivado a vender mais! Coloque o dinheiro (ou valor equivalente) diretamente em sua conta poupança.

Etapa 6: Elimine dívidas

Você pode se tornar um nômade digital se tiver dívidas? Bem, isto depende. Não há uma resposta única para essa pergunta, mas tenho algumas opiniões próprias que compartilharei com você aqui.

Se você tem uma dívida com um prazo de pagamento gerenciável e tem um plano para continuar pagando depois de se tornar um nômade digital, vá e veja o mundo.

Alguns exemplos disso podem ser dívidas de empréstimos estudantis (se você incluiu os pagamentos ao calcular suas despesas mensais) ou uma casa financiada (se você tiver inquilinos que irão pagar aluguel na sua ausência).

Se, por outro lado, você tem dívidas de cartão de crédito e só fez os pagamentos mensais mínimos até agora, é melhor se você pagar essa dívida antes de tentar seu sonho de independência geográfica.

Cartões de crédito e suas taxas de juros insanas não são brincadeira, e se você se meteu em problemas e acha que se mudar para outro país vai resolver seu problema de dívida, não vai. Pode parecer uma jogada inteligente morar em algum lugar barato para que você possa pagar essa dívida mais rapidamente, mas a ressalva aqui é que você ainda deve dinheiro.

Conclusão: se você tem dívidas de cartão de crédito, é melhor eliminá-las antes de iniciar seu novo estilo de vida de viagem.

Ação: você tem dívidas? Se não, ótimo! Seu único trabalho é se manter assim. Se sim, determine como você continuará a fazer os pagamentos depois de se mudar para o exterior, ou se precisar pagá-lo antes de se mudar, descubra quantos meses levará para pagar o saldo com o dinheiro que você está economizando agora.

Etapa 7: Inicie na nova carreira (mesmo que seja trabalhando depois do trabalho!)

A última parte da equação de poupança é que muitas pessoas ignoram – ganhar dinheiro! Agora que você está no caminho certo para a preparação financeira para ser um nômade digital, é hora de começar a pensar em qual caminho você seguirá para começar a ganhar dinheiro em sua nova vida como nômade digital.

Você vai conseguir um trabalho remoto para ter mais estabilidade? Você construirá seu próprio negócio online e assumirá os riscos e a pressão associados ao empreendedorismo?

Precisa de algumas ideias para a sua nova atividade? Não deixe de ver nosso vídeo:

Não deixe de ler também: Nomadismo | Como Conseguir Dinheiro para Começar. Existem vantagens e desvantagens em cada caminho, e só você pode determinar qual deles faz mais sentido para você.

Espero que com estas dicas você tenha agora uma noção de como começar seu planejamento financeiro para se tornar nômade digital.

Veja também

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *