Você adora estar online, mas não gosta da obrigatoriedade de postar e ter que criar conteúdo no Instagram todos os dias? Eu já me senti muito sufocada em alguns momentos. Até porque muitas vezes você toma conta de mais de 1 rede social e criar conteúdo para todas pode ser exaustivo para a mente criativa.
Hoje estou compartilhando minha estratégia de conteúdo do Instagram – como mudei de planejar uma semana de conteúdo em um dia para um mês de conteúdo em um dia.
Para dizer a verdade, com o planejamento que fiz, posso gerar conteúdo pelo ano todo sem ter que me esgotar.
Se você quiser usar da mesma forma que eu, ótimo, se você acha que algumas coisas podem não funcionar para você, vá em frente e use apenas o essencial para criar seu próprio sistema de criação de conteúdo.
Estou te dando um esboço, cabe a você ver o quão louco você quer fazer isso.
Crie um calendário editorial
A primeira etapa é montar um calendário editorial. Já falamos dele em outro post e a ideia aqui é ter temas de conteúdo.
Isso o ajudará a planejar um calendário de marketing e lhe dará algumas dicas sobre seu processo e a estratégia – porque o objetivo do marketing é conduzir aos funis de vendas.
Foi REALMENTE difícil para mim restringir as coisas a alguns tópicos pelos quais eu quero ser conhecido. Agora, trabalho com 3 temas principais: Viagem, Vida Nômade e Marketing Digital. Apesar de bem diferentes, no nosso caso, eles se entrelaçam, pois nossas viagens são graças a nossa vida nômade, que é possível devido ao nosso trabalho com marketing digital.
Mas dentro destes 3 temas, defini que Viagem seria o tema principal. Vou te explicar como esse calendário editorial vai funcionar:
Faça um Brainstorm
Não importa o que aconteça, eu sempre começo o brainstorm no papel – eu coloco minhas ideias melhor quando estou segurando uma caneta.
Imprima uma calendário em branco do mês que você quer planejar.
Olhe com antecedência no calendário para ver o que está por vir sobre o que eu poderia falar em certos dias. Por exemplo, o Dia do Trabalho está chegando, então posso organizar um conteúdo em torno disso. Posso pensar em 2 conteúdos diferente sobre este assunto, relacionando-o com viagens.
Dentro dos temas que você definiu, separe 2 assuntos que você mais gosta e então crie um post fixo em algum dia da semana para estes assuntos:
Por exemplo: Tenho posts fixos no instagram com mini roteiros de viagem, sobre comidas típicas, sobre malas, etc.
Vá escrevendo no calendário sobre o que você vai falar em cada dia, tomando o cuidado de não ser repetitivo.
Para te ajudar, dê uma olhada neste artigo onde deixo 100 Ideias de Conteúdo para você usar em suas redes sociais.
Escolher ou planejar a foto para cada postagem
Lembre-se, o instagram hoje em dia não é mais necessariamente sobre ter o feed mais bonita e organizado.
Criar belas imagens não é ruim, apenas não é tão importante quanto costumava ser.
Se você já escreveu no seu calendário cada assunto que irá tratar em cada dia, já sabe o tipo de imagem que melhor se adequa a cada tema.
Separe as fotos que você já tem para trabalhar e planeje tirar outras que são necessárias.
Escreva a legenda
Eu gosto de alternar entre as legendas mais longas e, em seguida, tentar as mais curtas no meu planejamento de conteúdo do Instagram – eu realmente não tenho um ritmo ou um sistema para isso.
Também me apoio tremendamente em trechos aqui do blog e também nas nossas histórias pessoais para me mover e escrever mais rápido.
Eu costumo escrever as legendas em uma folha ou em um arquivo digital, mas não deixo para escrevê-las na hora. Eu já vou escrevendo conforme as ideia surgem no brainstorm do calendário editorial.
Isso geralmente me leva um pouco mais de tempo, mas funciono melhor assim.
Agende
Com isso, você já tem: o calendário editorial com os assuntos a serem tratados a cada dia, as imagens e legendas a serem postadas.
Agora é só agendar suas publicações no próprio Estúdio de Criação do Instagram! Pronto! Você já pode ficar tranquilo por 1 mês que seu instagram não ficará sem publicações.
Analise
Após as publicações deste 1 mês serem feitas, analise quais deram maior resultado e quais devem ser reavaliadas ou repensadas. Com o tempo você vai perceber do que sua comunidade gosta e quais os tipos de postagens mais engajam.
Com isso, vá traçado novos planos e logo você vai perceber o crescimento orgânico do seu instagram.