A Hungria possui 8 patrimônios inscritos na lista da UNESCO, incluindo sítios arqueológicos, cidades históricas, monumentos arquitetônicos. Sete desses patrimônios são culturais e um deles é misto, cultural e natural.
A Hungria é um país europeu rico em patrimônios culturais, que refletem sua história e influências de diferentes povos ao longo dos séculos. Dentre esses patrimônios, destacam-se os que foram inscritos na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO, que reconhece a importância desses locais para a humanidade. Neste artigo, vamos apresentar os patrimônios culturais da UNESCO na Hungria e suas características.
Patrimônio Cultural
Budapeste, incluindo as margens do Danúbio, o Bairro do Castelo de Buda e a Avenida Andrássy
Budapeste é a capital da Hungria e possui um centro histórico que abriga diversos monumentos importantes. Este local possui vestígios de monumentos como a cidade romana de Aquincum e o castelo de Buda, que tiveram uma influência considerável na arquitetura de vários períodos. É uma das paisagens urbanas mais marcantes do mundo e ilustra os grandes períodos da história da capital húngara.
Este trecho do Danúbio tem sido o local de assentamento humano desde o Paleolítico. Era o local da cidade romana de Aquincum, situada ao norte da propriedade inscrita que compreende partes de duas cidades originalmente bastante separadas: Buda no contraforte da margem direita e Pest na planície da margem esquerda.
Pest foi o primeiro centro urbano medieval, devastado em 1241-2. Alguns anos depois, o castelo de Buda foi construído sobre um esporão rochoso na margem direita pelo rei Bela IV. A partir daí, a cidade refletiu a história da monarquia húngara. Após o fim da ocupação turca, a recuperação realmente não começou até o século XVIII. No século XIX, o papel da cidade como capital foi reforçado pela fundação da Academia Húngara, instalada desde 1862 num palácio neo-renascentista, e pela construção do imponente edifício neogótico do Parlamento (1884-1904).
O símbolo do desenvolvimento da cidade como metrópole moderna foi a Andrássy Avenue, que foi incluída na propriedade em 2002. A partir de 1872, a Avenida transformou radicalmente a estrutura urbana de Pest, juntamente com a construção do primeiro metrô do continente europeu sob ela em 1893-6.
Como um centro de recepção e difusão de influências culturais, Budapeste é um excelente exemplo de desenvolvimento urbano na Europa Central, caracterizado por períodos de devastação e revitalização. Budapeste manteve as características estruturais separadas das antigas cidades de Peste, Buda e Óbuda. Um exemplo disso é o Bairro do Castelo de Buda com seu estilo medieval e caracteristicamente barroco, que são distintos da arquitetura estendida e exclusivamente homogênea de Pest.
A vista panorâmica das margens do Danúbio como parte da paisagem urbana histórica é um exemplo único da interação harmoniosa entre a sociedade humana e um ambiente natural caracterizado por condições morfológicas variadas (Gellért Hill com a Cidadela e as colinas de Buda parcialmente cobertas por florestas, o largo rio Danúbio com suas ilhas e o terreno plano de Pest subindo com um leve gradiente). bairros históricos do centro da cidade e edifícios públicos) são realizações arquitetônicas e artísticas de alta qualidade dos princípios do urbanismo, refletindo as tendências, que se difundiram na segunda parte do século XIX.
Necrópole cristã primitiva de Pécs (Sopianae)
No século IV, uma notável série de túmulos decorados foi construída no cemitério da cidade provincial romana de Sopianae (atual Pécs). Estes são importantes estruturalmente e arquitetonicamente, uma vez que foram construídos como câmaras funerárias subterrâneas com capelas memoriais acima do solo. Os túmulos são importantes também em termos artísticos, pois são ricamente decorados com murais de grande qualidade retratando temas cristãos.
Paisagem Cultural de Fertö / Neusiedlersee
A área do Lago Fertö/Neusiedler tem sido o ponto de encontro de diferentes culturas por oito milênios. Isso é graficamente demonstrado pela sua paisagem variada, resultado de uma simbiose evolutiva entre a atividade humana e o meio físico. A notável arquitetura rural das aldeias ao redor do lago e vários palácios dos séculos 18 e 19 contribuem para o considerável interesse cultural da área.
Parque Nacional Hortobágy – o Puszta
A paisagem cultural do Hortobágy Puszta consiste em uma vasta área de planícies e pântanos no leste da Hungria. Formas tradicionais de uso da terra, como o pastoreio de animais domésticos, estão presentes nesta sociedade pastoril há mais de dois milênios.
A abadia beneditina milenar de Pannonhalma e seu ambiente natural
Os primeiros monges beneditinos aqui se estabeleceram em 996. Eles converteram os húngaros, fundaram a primeira escola do país e, em 1055, redigiram o primeiro documento em húngaro. Desde a sua fundação, esta comunidade monástica promoveu a cultura em toda a Europa central. Os seus mil anos de história traduzem-se na sucessão de estilos arquitetônicos dos edifícios monásticos (o mais antigo data de 1224), que ainda hoje albergam uma escola e a comunidade monástica.
Vila Velha de Hollókő e seus arredores
Hollokö é um excelente exemplo de assentamento tradicional deliberadamente preservado. Esta aldeia, que se desenvolveu sobretudo durante os séculos XVII e XVIII, é um exemplo vivo da vida rural antes da revolução agrícola do século XX.
Paisagem cultural histórica da região vinícola de Tokaj
A paisagem cultural de Tokaj demonstra graficamente a longa tradição de produção de vinho nesta região de colinas baixas e vales fluviais. O intrincado padrão de vinhedos, fazendas, vilas e pequenas cidades, com suas redes históricas de profundas adegas, ilustra cada faceta da produção dos famosos vinhos Tokaj, cuja qualidade e gerenciamento foram rigorosamente regulamentados por quase três séculos.
Patrimônio Cultura e Natural
Cavernas de Aggtelek Karst e Slovak Karst
A variedade de formações e o facto de se concentrarem numa área restrita faz com que as 712 grutas atualmente identificadas constituam um sistema cárstico típico da zona temperada. Por apresentarem uma combinação extremamente rara de efeitos climáticos tropicais e glaciais, possibilitam o estudo da história geológica ao longo de dezenas de milhões de anos.
Fonte: site oficial https://whc.unesco.org/ – tradução por Ana Paula Castelli
Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook , Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!