DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Lista de Patrimônios Mundiais da Unesco na Croácia

Compartilhe:

Neste artigo, vamos nos aprofundar nos Patrimônios Mundiais da UNESCO na Croácia, um país incrivelmente rico em história, arquitetura e paisagens deslumbrantes. Prepare-se para uma jornada fascinante enquanto descobrimos os lugares que tornaram a Croácia um destino imperdível para os amantes da cultura.

A Croácia conta com 10 Patrimônios Mundiais, sendo 8 deles culturais e 2 naturais. Vamos conhecer cada um deles:

patrimonios unesco croacia

Patrimônio Cultural

Complexo Episcopal da Basílica Eufrasiana no Centro Histórico de Poreč

O grupo de monumentos religiosos em Porec, onde o cristianismo foi estabelecido já no século IV, constitui o complexo sobrevivente mais completo de seu tipo. A basílica, o átrio, o batistério e o palácio episcopal são exemplos notáveis ​​de arquitetura religiosa, enquanto a própria basílica combina elementos clássicos e bizantinos de maneira excepcional.   

Cidade Histórica de Trogir

Trogir é um exemplo notável de continuidade urbana. O traçado ortogonal deste povoado insular remonta ao período helenístico e foi embelezado por sucessivos governantes com muitos belos edifícios públicos e domésticos e fortificações. Suas belas igrejas românicas são complementadas pelos notáveis ​​edifícios renascentistas e barrocos do período veneziano.

Complexo Histórico de Split com o Palácio de Diocleciano

As ruínas do Palácio de Diocleciano, construído entre o final do século III e o início do século IV dC, podem ser encontradas em toda a cidade. A catedral foi construída na Idade Média, reaproveitando materiais do antigo mausoléu. Igrejas românicas dos séculos XII e XIII, fortificações medievais, palácios góticos do século XV e outros palácios de estilo renascentista e barroco compõem o restante da área protegida.

Cidade Velha de Dubrovnik

A ‘Pérola do Adriático’, situada na costa da Dalmácia, tornou-se uma importante potência marítima do Mediterrâneo a partir do século XIII. Embora severamente danificada por um terremoto em 1667, Dubrovnik conseguiu preservar suas belas igrejas góticas, renascentistas e barrocas, mosteiros, palácios e fontes. Danificado novamente na década de 1990 por conflitos armados, agora é o foco de um grande programa de restauração coordenado pela UNESCO.

Cemitérios de lápides medievais de Stećcic

Esta propriedade serial combina 28 locais, localizados na Bósnia e Herzegovina, oeste da Sérvia, oeste de Montenegro e centro e sul da Croácia, representando esses cemitérios e lápides medievais distintas regionalmente, ou stećci. Os cemitérios, que datam dos séculos 12 a 16 dC, são dispostos em fileiras, como era o costume comum na Europa desde a Idade Média. Os stećci são principalmente esculpidos em calcário. Eles apresentam uma ampla gama de motivos decorativos e inscrições que representam continuidades iconográficas na Europa medieval, bem como tradições distintivas localmente.

Planície Stari Grad

A planície de Stari Grad, na ilha adriática de Hvar, é uma paisagem cultural que permaneceu praticamente intacta desde que foi colonizada pela primeira vez pelos gregos jônicos de Paros no século IV aC. A atividade agrícola original desta planície fértil, centrada principalmente em uvas e azeitonas, foi mantida desde os tempos gregos até o presente. O local também é uma reserva natural. A paisagem apresenta antigos muros e guarnições de pedra, ou pequenos abrigos de pedra, e testemunha o antigo sistema geométrico de divisão de terras usado pelos antigos gregos, a chora que permaneceu praticamente intacta ao longo de 24 séculos.

Obras venezianas de defesa entre os séculos XVI e XVII: Stato da Terra – Stato da Mar Ocidental

Esta propriedade consiste em 6 componentes de obras de defesa na Itália, Croácia e Montenegro, abrangendo mais de 1.000 km entre a região lombarda da Itália e a costa leste do Adriático. As fortificações ao longo do  Stato da Terra protegiam a República de Veneza de outras potências europeias a noroeste e as do  Stato da Mar  protegiam as rotas marítimas e portos do Mar Adriático para o Levante. Eles eram necessários para apoiar a expansão e autoridade da  Sereníssima . A introdução da pólvora levou a mudanças significativas nas técnicas militares e na arquitetura que se refletem no desenho das chamadas  fortificações alla moderna /  abaluartadas, que se espalhariam por toda a Europa.

A Catedral de São Tiago em Šibenik

A Catedral de São Tiago em Šibenik (1431-1535), na costa da Dalmácia, testemunha as trocas consideráveis ​​no campo das artes monumentais entre o norte da Itália, a Dalmácia e a Toscana nos séculos XV e XVI. Os três arquitetos que se sucederam na construção da Catedral – Francesco di Giacomo, Georgius Mathei Dalmaticus e Niccolò di Giovanni Fiorentino – desenvolveram uma estrutura construída inteiramente em pedra e utilizando técnicas de construção únicas para a abóbada e a cúpula da Catedral. A forma e os elementos decorativos da Catedral, como um notável friso decorado com 71 rostos esculpidos de homens, mulheres e crianças, também ilustram a bem-sucedida fusão da arte gótica e renascentista.

Patrimônio Natural da Unesco na Croácia

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é um dos locais mais conhecidos da Croácia. As águas que fluem sobre o calcário e o giz depositaram, ao longo de milhares de anos, barreiras de travertino, criando represas naturais que, por sua vez, criaram uma série de belos lagos, cavernas e cachoeiras. Esses processos geológicos continuam até hoje. As florestas do parque abrigam ursos, lobos e muitas espécies raras de pássaros.

Florestas de faias antigas e primitivas dos Cárpatos e outras regiões da Europa

Esta propriedade transnacional inclui 94 partes componentes em 18 países. Desde o final da última Idade do Gelo, a Faia Europeia espalhou-se a partir de algumas áreas de refúgio isoladas nos Alpes, Cárpatos, Dinarides, Mediterrâneo e Pirinéus num curto período de alguns milhares de anos num processo que ainda está em curso. O sucesso da expansão por todo um continente está relacionado à adaptabilidade e tolerância da árvore a diferentes condições climáticas, geográficas e físicas.

Fonte: site oficial https://whc.unesco.org/ – tradução por Ana Paula Castelli

Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *