A Bulgária possui 10 patrimônios inscritos na lista da UNESCO, incluindo sítios arqueológicos, cidades históricas, monumentos arquitetônicos.
A Bulgária é um país que possui uma rica história e cultura, que remonta a milhares de anos. Como resultado, o país tem muitos locais históricos e culturais notáveis que são considerados Patrimônios Mundiais da Unesco. Neste post, iremos explorar alguns desses locais e descobrir o que os torna tão especiais.
Patrimônio Cultura da Unesco na Bulgária
Cidade Antiga de Nessebar
Situado em uma península rochosa no Mar Negro, o local de mais de 3.000 anos de Nessebar era originalmente um assentamento trácio (Menebria). No início do século VI aC, a cidade tornou-se uma colônia grega. As ruínas da cidade, que datam principalmente do período helenístico, incluem a acrópole, um templo de Apolo, uma ágora e uma parede das fortificações da Trácia.
Entre outros monumentos, a Basílica Stara Mitropolia e a fortaleza datam da Idade Média, quando esta era uma das cidades bizantinas mais importantes da costa oeste do Mar Negro. As casas de madeira construídas no século XIX são típicas da arquitetura do Mar Negro da época.
Igreja de Boyana
Localizada nos arredores de Sofia, a Igreja de Boyana é composta por três edifícios. A igreja oriental foi construída no século X, depois ampliada no início do século XIII por Sebastocrator Kaloyan, que ordenou que um segundo prédio de dois andares fosse erguido próximo a ela. Os afrescos desta segunda igreja, pintados em 1259, fazem dela uma das mais importantes coleções de pintura medieval. O conjunto é completado por uma terceira igreja, construída no início do século XIX. Este local é um dos monumentos mais completos e perfeitamente preservados da arte medieval do leste europeu.
Cavaleiro de Madara
O Cavaleiro de Madara, representando a figura de um cavaleiro triunfando sobre um leão, está esculpido em um penhasco de 100 metros de altura perto da vila de Madara, no nordeste da Bulgária.
Madara foi o principal local sagrado do Primeiro Império Búlgaro antes da conversão da Bulgária ao cristianismo no século IX. As inscrições ao lado da escultura relatam eventos ocorridos entre 705 e 801 d.C.
Mosteiro de Rila
O Mosteiro de Rila foi fundado no século X por São João de Rila, um eremita canonizado pela Igreja Ortodoxa. Sua morada ascética e seu túmulo tornaram-se um local sagrado e foram transformados em um complexo monástico que desempenhou um papel importante na vida espiritual e social da Bulgária medieval. Destruído por um incêndio no início do século XIX, o complexo foi reconstruído entre 1834 e 1862. Exemplo característico do Renascimento búlgaro (séculos XVIII-XIX), o monumento simboliza a consciência de uma identidade cultural eslava após séculos de ocupação.
Igrejas Escavadas na Rocha de Ivanovo
No vale do rio Roussenski Lom, no nordeste da Bulgária, um complexo de igrejas escavadas na rocha, capelas, mosteiros e celas se desenvolveu nas proximidades da vila de Ivanovo. Foi aqui que os primeiros eremitas cavaram suas celas e igrejas durante o século XII. Os murais do século XIV testemunham a habilidade excepcional dos artistas pertencentes à Escola de Pintura de Tarnovo.
Tumba Trácia de Kazanlak
Descoberto em 1944, este túmulo data do período helenístico, por volta do final do século IV aC. Ele está localizado perto de Seutópolis, a capital do rei trácio Seutes III, e faz parte de uma grande necrópole trácia. O tholos tem um corredor estreito e uma câmara mortuária redonda, ambas decoradas com murais que representam os rituais funerários e a cultura trácia. Essas pinturas são as obras-primas artísticas mais bem preservadas da Bulgária do período helenístico.
Tumba trácia de Sveshtari
Descoberto em 1982 perto da vila de Sveshtari, este túmulo trácio do século III aC reflete os princípios estruturais fundamentais dos edifícios de culto trácios. A tumba tem uma decoração arquitetônica única, com cariátides policromadas meio humanas, meio vegetais e murais pintados. As 10 figuras femininas esculpidas em alto relevo nas paredes da câmara central e a decoração da luneta na sua abóbada são os únicos exemplares deste tipo encontrados até agora nas terras da Trácia. É uma notável lembrança da cultura dos getes, um povo trácio que esteve em contato com os mundos helenístico e hiperbóreo, segundo geógrafos antigos.
Patrimônio Natural da Unesco na Bulgária
Florestas de faias antigas e primitivas dos Cárpatos e outras regiões da Europa
Esta propriedade transnacional inclui 94 partes componentes em 18 países. Desde o final da última Idade do Gelo, a Faia Europeia espalhou-se a partir de algumas áreas de refúgio isoladas nos Alpes, Cárpatos, Dinarides, Mediterrâneo e Pirinéus num curto período de alguns milhares de anos num processo que ainda está em curso. O sucesso da expansão por todo um continente está relacionado à adaptabilidade e tolerância da árvore a diferentes condições climáticas, geográficas e físicas.
Parque Nacional Pirin
Espalhado por uma área de mais de 27.000 ha, a uma altitude entre 1.008 e 2.914m nas montanhas Pirin, no sudoeste da Bulgária, o local compreende diversas paisagens montanhosas de calcário com lagos glaciais, cachoeiras, cavernas e florestas predominantemente de coníferas. Foi adicionado à Lista do Patrimônio Mundial em 1983.
A extensão agora cobre uma área de cerca de 40.000 ha nas montanhas Pirin e se sobrepõe ao Parque Nacional Pirin, exceto por duas áreas desenvolvidas para o turismo (esqui). A parte dominante da extensão é um território de alta montanha com mais de 2000m de altitude, e coberto principalmente por prados alpinos, seixos rochosos e cumes.
Reserva Natural de Srebarna
A Reserva Natural de Srebarna é um lago de água doce adjacente ao Danúbio e que se estende por mais de 600 ha. É o local de reprodução de quase 100 espécies de aves, muitas das quais são raras ou ameaçadas de extinção. Cerca de 80 outras espécies de aves migram e buscam refúgio ali todo inverno. Entre as espécies de aves mais interessantes estão o pelicano dálmata, a garça-real, a garça-noturna, a garça-roxa, o íbis-brilhante e o colhereiro-branco.
Fonte: site oficial https://whc.unesco.org/ – tradução por Ana Paula Castelli
Se você gostou desse post, por que não compartilha com seus amigos? Isso significaria muito para mim! Certifique-se também de se juntar aos nossos companheiros de viagem e me seguir no Facebook , Youtube ou Instagram para atualizações de viagens e ainda mais fotos! Se você não quer perder novos posts assine nossa newsletter!