DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Palácio do Parlamento em Bucareste, Romênia

Compartilhe:

Um dos pontos turísticos mais interessantes para visitar em Bucareste é o Palácio do Parlamento. Não importa quantos outros palácios você visitou durante sua vida, este grande edifício irá impressioná-lo com seu tamanho e estilo arquitetônico.
Também chamado de Casa do Povo durante o regime de Ceausescu, este edifício é, na verdade, um símbolo dos velhos tempos comunistas, uma extravagância. Graças aos seus móveis de madeira maciça, lustres de cristal, dimensões impressionantes, enormes colunas de mármore e outros elementos de design de interiores cuidadosamente escolhidos para cada quarto, este palácio é um dos pontos turísticos mais visitados de Bucareste e da Romênia.

Parlamento Bucareste Romênia

História do Palácio do Parlamento Romeno em Bucareste

Pouco depois do terramoto de 1977, o líder comunista romeno da época, Nicolae Ceauşescu, iniciou o plano de construção de um novo centro político-administrativo em Bucareste, na zona do monte Urano, a parte mais alta do monte Dâmboviţa, zona que foi confirmada por especialistas como segura para a construção de edifícios monumentais. Este plano começou como consequência da campanha de urbanização e foi influenciado pela amizade com o então líder norte-coreano, Kim Ir Sen.

A partir de 1980, 5% da área de Bucareste foi demolida. Uma área quase equivalente à superfície total de Veneza. Este foi o fim do bairro de Urano, o fim daquelas ruelas pavimentadas com pedra cúbica, com antigas e pitorescas casas romenas de glamour boémio, muitas das quais trazidas à luz por arquitetos da época. 20 igrejas foram destruídas, 8 foram movidas, 10 mil casas foram demolidas e mais de 57 mil famílias foram despejadas. O Hospital Brâncovenesc, que foi o primeiro instituto de medicina legal do mundo, também foi demolido.

Mas isto foi apenas o começo: a Casa do Povo, atual Palácio do Parlamento, levou quase 10 anos de trabalho árduo que reuniu mais de 100.000 trabalhadores, mais de 20.000 pessoas trabalhando 24 horas, três turnos por dia. Entre 1984 e 1990, 12 mil soldados também participaram das obras.

Números impressionantes

O edifício foi erguido com materiais de construção produzidos na Romênia, entre os quais: 1.000.000 metros cúbicos de mármore, 550.000 toneladas de cimento, 700.000 toneladas de aço, 2.000.000 toneladas de areia, 1.000 toneladas de basalto, 900.000 metros cúbicos de madeira rica, 3.500 toneladas de cristal, 200 mil metros cúbicos de vidro, 2.800 lustres, 220 mil m² de tapetes, 3.500 m² de couro.

Interessante é o fato de, para a construção do Palácio do Parlamento, maquetes de espuma foram feitas à escala de 1/1000 apresentando toda a cidade de Bucareste, incluindo ruas, praças, edifícios, casas e monumentos, também com alguns detalhes. O casal Ceaușescu não conseguia compreender as plantas arquitetônicas e este foi a forma mais prática para os arquitetos mostrarem os seus planos. O casal caminhava sobre as maquetes em uma ponte rolante, dando instruções. A cada 7 dias, os planos mudavam de acordo com as novas instruções dadas pelo casal governante.

Em 1989, quando começou a Revolução, apenas 60% da construção estava finalizada. Nesse momento, dado o ressentimento da população contra os símbolos da época passada, foi tida em conta a demolição do edifício. No entanto, seguindo considerações econômicas, decidiu-se concluir a construção por ser mais barato do que demoli-la. Assim, entre os anos de 1992 e 1996, a construção foi reiniciada.

O Palácio do Parlamento da Romênia

Agora, quando você olha para esta enorme construção, você pode ver:

  • o maior edifício administrativo (para uso civil), conforme confirmado pelo Livro Guinness dos Recordes Mundiais
  • o 3º lugar mundial em volume
  • o edifício mais pesado e mais caro do mundo

Site Oficial

https://cic.cdep.ro/en

Como chegar no Palácio do Parlamento em Bucareste

Metro: Estação Izvor, Linhas M1 e M3.
Ônibus: Linhas 136 e 385.

Horário de Funcionamento

Diariamente entre 09h00 e 17h00 

Como comprar ingresso e preços para visitar o Parlamento em Bucareste

Para visitar o Palácio do Parlamento, os bilhetes de entrada podem ser adquiridos no dia da sua visita apenas na bilheteira localizada no Salão de Exposições “Constantin Brancusi”, 2-4, Rua Izvor.

O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de crédito.

O acesso é permitido apenas com apresentação do passaporte.

Valores (pesquisa: jun/24)

Tour Padrão 

  • Adultos: 60 lei/pessoa
  • Estudantes: 30 lei/pessoa (19 a 26 anos, com carteira de estudante válida)
  • Crianças: 20 lei/pessoa (7 a 18 anos)

 Tour Standard + Subterrâneo (acesso 2 andares por escadas)

  • Adultos: 65 lei/pessoa
  • Estudantes: 35 lei/pessoa (19 a 26 anos, com carteira de estudante válida)
  • Crianças: 25 lei/pessoa (7 a 18 anos)

Passeio Privado Padrão (Máx. 35 pessoas)

  • Preço da entrada: 2100 lei/passeio

Tour Privado Padrão + Subterrâneo (Máx. 35 pessoas)

  • Preço da entrada: 2275 lei/passeio

 Entrada gratuita

  • crianças dos 0 aos 6 anos, acompanhadas por um adulto;
  • pessoas com deficiência com cartão válido e seu acompanhante
  • guias turísticos (grupos de no mínimo 10 adultos).

Outras taxas

  • Fotografia profissional: 300 EURO/hora
  • Filmagem profissional: 5000 EURO/hora

Para filmagens profissionais de fotos e filmes, envie sua solicitação para o seguinte e-mail cic@cdep.ro 

Curiosidades e Lendas

  • Dizem as Lendas Urbanas que o Palácio do Parlamento é assombrado por fantasmas, que aparecem à noite nos corredores do maior edifício da Europa, quebrando lacres, assobiando ou fazendo tilintar os sistemas de segurança. Com base nas histórias dos funcionários noturnos do prédio, as lendas dizem que esses fantasmas começaram a marcar presença há cerca de 10 anos.
  • Alguns diziam que o tapete do Union Hall era feito de uma única peça e trazido para o salão por meio de uma grua, passando pelo teto. Outros disseram que uma parede externa foi derrubada para trazê-lo para o corredor.
  • Alguns dizem que o teto do salão da União deveria poder ser aberto para que o helicóptero presidencial pudesse pousar dentro do salão.
  • Corriam rumores de que Ceauşescu queria construir uma linha de metro entre o aeroporto e o Palácio do Povo, para que pudesse ser rapidamente evacuado em circunstâncias extremas.

   O edifício do Palácio do Parlamento continua a ser, como muito bem descreveu Catherine Lalumiere, Secretária-Geral do Conselho da Europa, “o palácio de um homem megalomaníaco, mas também uma obra-prima do povo romeno“.

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *