DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Onde Ver a Obra Original A Última Ceia de Leonardo Da Vinci

Compartilhe:

Pintada no final do século XV, A Última Ceia é uma das obras mais ambiciosas, icônicas e intrigantes da história da Arte. Seu nome original é Cenacolo Vinciano, mas ficou conhecida pelo mundo como A Última Ceia, ou até mesmo como Santa Ceia.

Duas coisas que poucas pessoas sabem é que a pintura na verdade não é um quadro, e sim um afresco pitado em uma parede. (Então é errado dizer quadro da Santa Ceia). A segunda coisa é que este afresco fica em uma igreja simples em Milão, na Itália, que pode até mesmo passar despercebida, caso você não saiba o tesouro que se encontra lá dentro.

Nos últimos anos, este grande mural tem sido objeto de enorme interesse como resultado do romance de grande sucesso de Dan Brown, O Código Da Vinci, que gozou de fama mundial.

a ultima ceia leonardo da vinci

A história de A Última Ceia de Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci chegou à corte de Ludovico Sforza em Milão em 1483, na função de emissário do cavalheiro florentino Lorenzo de Medicis. Da Vinci foi recebido na corte do duque como engenheiro e recebeu o título de Apeles florentino, título que o duque reservou aos grandes pintores. Pensa-se que Da Vinci se sentiu estimulado pela atmosfera de Milão, uma vez que a sua estada em Florença aumentou a sensação de isolamento, que o tornava cada vez mais enigmático.

Durante a estadia em Milão, Leonardo Da Vinci pintará três grandes obras-primas: o mural da Última Ceia no refeitório de Santa Maria delle Grazie e as duas versões da Virgem das Rochas.

Leonardo dedicou nada menos que quatro anos à Última Ceia. Ludovico il Moro incumbiu-lhe a tarefa de decorar o refeitório do convento dominicano em 1494, e a obra foi concluída em 1498. O artista aceitou a encomenda como um desafio criativo, a julgar pela enorme quantidade de planos e anotações que fez enquanto fazia.

O grande interesse de Leonardo pela ciência levou-o a experimentar novas técnicas e materiais para pintar afrescos, embora não tenha feito boas escolhas. Os materiais que utilizou aceleraram a deterioração do mural, o calor e o vapor produzidos pela cozinha do convento, perto do mural, não ajudaram a preservá-lo, nem o fato de a Ordem Dominicana ter colocado uma porta bem no meio da pintura!

A partir do século XVIII, foram realizados projetos de restauro, mas o declínio do estado do mural não foi travado. Durante as Guerras no início do século XIX, as tropas francesas converteram o refeitório que continha a Última Ceia num estábulo! Mas os piores danos foram sofridos no século XX, durante a Segunda Guerra Mundial. Durante esse período, os bombardeios reduziram a igreja a escombros, embora “milagrosamente” a parede com o fresco de Da Vinci tenha permanecido de pé.

A partir de então, foram feitos esforços para cuidar bem desta obra-prima artística e foram empreendidas sucessivas iniciativas de restauro. Um dos projetos mais ambiciosos durou 21 anos — de 1978 a 1999 — durante os quais o refeitório foi fechado ao público e a pintura foi, em certa medida, restaurada à sua antiga glória.

Por que A Última Ceia de Leonardo Da Vinci é tão importante?

Mas porque é que esta pintura merece um lugar tão importante na história da arte? A Última Ceia ou Cenacolo Vinciano é na verdade um motivo iconográfico que foi reproduzido repetidas vezes em vários locais de culto cristãos. Além disso, segundo a Igreja Católica, foi durante a Última Ceia que Cristo decretou o sacramento da Eucaristia. Porém, Da Vinci não optou por retratar o momento preciso em que o Redentor pronunciou as famosas palavras: “Tomai e comei; este é o meu corpo, que será entregue por vós…” (Mateus 26: 26-29; Marcos 14: 22-25; Lucas 22: 19-20), cena que havia sido retratada pelos artistas que o precederam.

Em vez disso, Leonardo imagina e pinta o momento em que Cristo revela que foi traído por Judas Iscariotes “É aquele a quem eu darei este pedaço de pão depois de mergulhá-lo” (João 13:26). Desta forma, o artista conseguiu assim retratar uma cena carregada de tensão psicológica, em que os rostos e a linguagem corporal dos presentes (e especialmente as mãos de Cristo, Judas, São Pedro, e assim por diante) registam, ou fingem, emoções que vão do choque à indignação, num contraste dramático com a expressão serena e resignada do Salvador.

Para além da escolha do momento para o tema da sua obra, Da Vinci mostra grande consciência da localização do seu fresco: o refeitório ou a sala de jantar do convento – então, pelo uso da perspectiva, Leonardo integra A Última Ceia ao refeitório, como se ali os Apóstolos estivessem sentados à mesa.

O ponto de fuga da perspectiva da pintura está exatamente no centro – a cabeça do próprio Cristo. Atrás da cabeça de Cristo encontra-se a janela central onde a vista se perde graças a uma paisagem imaginária pintada com a técnica ‘sfumato’ inventada pelo próprio Da Vinci.

Foto: https://cenacolovinciano.org/en/story/saint-maria-delle-grazie/

Onde fica a pintura original da Última Ceia

Se você quiser saber onde está essa obra de Leonardo, o afresco original pode ser admirado em seu local original, o refeitório ou sala de jantar do antigo convento dominicano de Santa Maria delle Grazie, em Milão, Itália.

Como ver A Última Ceia de Leonardo Da Vinci

Não é fácil visitar A Última Ceia, devido ao seu mau estado de conservação. Para ajudar a conservar a obra-prima, o acesso é limitado a cerca de 30 pessoas a cada 15 minutos. Embora este seja inegavelmente um tempo muito curto para apreciar uma obra de arte, é, no entanto, mais longo do que o tempo médio gasto olhando uma pintura em qualquer museu.

A entrada deve ser reservada com pelo menos três meses de antecedência. É importante não só ser pontual, mas também chegar pelo menos meia hora antes do horário marcado para a sua visita, pois você não quer correr o risco de perder a sua vez de ver esta grande obra-prima.

Também não é permitida a entrada de câmeras ou mochilas na sala onde A Última Ceia é exibida.

Site oficial

https://cenacolovinciano.org/

Como chegar

  • De metrô: A estação de metrô mais próxima da Piazza Santa Maria delle Grazie é Carlona.

Quanto custa ver A Última Ceia em Milão

Entrada:  € 15,00

O serviço de visita guiada está associado ao bilhete nos seguintes horários:
Visitas guiadas em inglês
De terça a domingo 9h30, 11h30, 15h00 , 17h00
Custo por pessoa 9,00€ incluindo fones

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *