Básico
Capital: Ottawa
Língua: Inglês e Francês
Moeda: Dólar Canadense
Viagem
Validade do passaporte: Deve ser válido no momento da entrada.
Visto de turista necessário: Para turistas brasileiros, exige-se visto, porém se o turista brasileiro já tiver visto americano, exige-se o visto eletrônico. (Saiba mais sobre os tipos de visto canadense)
Com o visto, brasileiros podem ficar no país por até 180 dias.
Vacinações: Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.
Segurança:
- ✅Viajar com precauções normais de segurança
- Viajar com grau moderado de cautela
- Viajar com alto grau de cautela
- Evitar viagens não-essenciais
- Não viajar
Principais destinos
As principais cidades para viajar no Canadá são Toronto, Montreal, Vancouver, Calgary, a região da capital nacional de Ottawa-Gatineau e Edmonton.
Montreal é a principal cidade da Província do Quebec e a segunda maior cidade do Canadá, com uma região metropolitana de 3,8 milhões de habitantes.
Requisitos de entrada
No momento da entrevista com as autoridades de fronteira canadenses, recomenda-se postura tranquila e séria, evitando postura excessivamente informal.
É importante que o viajante brasileiro não conte com gestões ou facilidades proporcionadas pelo agente de imigração. Nesse sentido, recomenda-se que o cidadão brasileiro viaje com todos os documentos e provas de sua estadia impressos, e não na dependência de poder obtê-las por via eletrônica, já que não contará com um computador nem internet, nem mesmo com a possibilidade de buscar tais documentos na bagagem despachada.
Hospedagem
Booking.comSeguro-saúde
O sistema de saúde canadense é muito eficiente e, para canadenses, residentes permanentes ou (a depender da região) estudantes, grátis.
Para todas as outras pessoas, incluindo turistas e estudantes que não tenham cumprido o período de carência para utilização do sistema público de saúde (em British Columbia ou em Saskatchewan, a carência é de 6 meses e, em Alberta, de 1 ano), deve-se providenciar, ainda no Brasil, Seguro Viagem internacional. Os preços dos serviços médicos no Canadá podem ser bastante expressivos.
Inverno
Se você pretende viajar para o Canadá no inverno, saiba que a estação por lá pode ser bastante rigorosa. Em British Columbia, há pouquíssimo sol durante o inverno. Em Alberta há sol, mas o frio é muito mais intenso. E em Vancouver, o sol se põe por volta das 16h, dando a sensação de noite permanente. Durante esse período, recomenda-se que cidadãos brasileiros ingiram vitamina D em cápsulas ou gotas para se adaptar a ausência de sol e às diferenças climáticas. Vitamina D é amplamente encontrada nas maiores redes de farmácia do Canadá – London Drugs e Shoppers Drugmart – e não precisam de receita médica.