Básico
Capital: Sofia
Língua: Búlgaro e o alfabeto cirílico
Moeda: Lev
Viagem
Validade do passaporte: Deve ter validade mínima de 3 meses, a partir da saída do país.
Visto de turista necessário: Para turistas brasileiros, dispensa de visto para até 90 dias.
Vacinações: Nenhuma vacina específica é necessária para entrada no país.
Segurança:
- Viajar com precauções normais de segurança
- ✅Viajar com grau moderado de cautela
- Viajar com alto grau de cautela
- Evitar viagens não-essenciais
- Não viajar
Principais destinos para viajar na Bulgária
Sófia: a capital búlgara possui os principais museus e os melhores restaurantes, bares e vida noturna do país. A cidade possui amplos parques e um compacto centro histórico.
Plovdiv é a segunda maior cidade búlgara, possui um importante centro histórico relativo à dominação romana (como um bem conservado anfiteatro) e diversos casarões remanescentes do denominado período do “renascimento búlgaro” (séc. XIX).
Varna: cidade portuária mais importante do país, é o principal destino de verão devido à proximidade dos grandes resorts do mar Negro (como Golden Sands).
Burgas: cidade portuária importante, possui poucas atrações turísticas, mas fica próximo de resorts de praia (como Sunny Beach) ou das cidades históricas à beira-mar de Sozopol e Nessebar.
Outras cidades ou destinos importantes: Koprivshtitsa e Tryavna (consideradas museus ao céu aberto representando a época do renascimento búlgaro no séc. XIX), Sozopol e Nessebar (cidades históricas no mar Negro), Rouse (importante cidade no rio Danúbio na fronteira com a Romênia) e os diversos monastérios do país.
Requisitos de entrada
Saiba que se você viajar para a Bulgária, durante o controle de passaporte na fronteira, as autoridades migratórias podem solicitar a apresentação do comprovante do local onde a pessoa ficará hospedada na Bulgária e a passagem de saída do país.
Hospedagem
Booking.comInfraestrutura turística
Sófia: Em Sófia, pode-se visitar a montanha Vitosha (maciço nos subúrbios da capital com mais de 2 mil metros de altura) para caminhadas e trilhas ou para esquiar no inverno. Aos pés da Vitosha fica a Igreja de Boyana, patrimônio cultural da Unesco. Sófia possui, ainda, diversas opções de compras e vários shopping centers.
Monastério de Rila: um dos principais destinos turísticos do país e patrimônio histórico da Unesco, é um preservado e interessante monastério de mais de mil anos. Para chegar em Rila leva-se de 1h30 a 2h de carro de Sófia. Possui alguns restaurantes na proximidade e uma padaria com o tradicional iogurte búlgaro. Não existem hotéis, com exceção de uma pequena estalagem no próprio monastério (que deve ser reservada com antecedência).
Resorts de montanha para esquiar: a Bulgária possui excelentes montanhas para a prática de esqui a custos menores que no resto da Europa. O principal resort e com melhor infraestrutura hoteleira localiza-se em Bansko, mas as cidades de Borovets e Pamporovo também recebem muitos turistas.