Básico
Capital: Buenos Aires
Língua: Espanhol
Moeda: Peso Argentino
Viagem
Validade do passaporte: Deve ter validade para duração da estadia. Turista Brasileiro pode viajar para a Argentina com a cédula de identidade (clique para saber mais)
Visto de turista necessário: Para turistas brasileiros, dispensa de visto para até 90 dias.
Vacinações: Nenhum comprovante de vacinação é obrigatório.
Segurança:
- ✅Viajar com precauções normais de segurança
- Viajar com grau moderado de cautela
- Viajar com alto grau de cautela
- Evitar viagens não-essenciais
- Não viajar
Principais destinos para viajar na Argentina
Dentre as cidades mais procuradas pelo turista brasileiro podemos citar Buenos Aires, seguida por Bariloche, Mendoza e a Patagônia. É digno de nota o crescimento do fluxo turístico na região patagônica, no extremo sul da Argentina (localidades de Ushuaia, El Calafate, El Chartén).
Requisitos de entrada
Os documentos que habilitam cidadãos brasileiros a ingressar na Argentina são passaporte ou cédula de identidade civil (RG).
Seguro Viagem é indicado conforme descrito abaixo
Formulários alfandegários
Recomenda-se que, ao viajar para a Argentina, o turista brasileiro se certifique que tenha o carimbo de entrada ou, caso ingresse na Argentina utilizando o RG, do recebimento do formulário correspondente preenchido e carimbado pelo serviço de imigração. O carimbo no passaporte ou o formulário deverão ser apresentados quando da saída do país, sob pena de cobrança de multa.
Seguro-saúde
Reitera-se a importância de se contratar um seguro de viagem que contemple assistência médica e repatriação em caso de acidente (ou falecimento) e, no caso de viajar em automóvel, verificar que o seguro contra terceiros seja válido, que se haja efetuado a extensão a terceiros países e que a companhia seguradora conte com um representante na Argentina.
Telefone de emergência local
Ambulância: 101; Bombeiros: 107; Polícia: 101
Hospedagem
Booking.comFronteira terrestre
Os brasileiros que desejem visitar a Argentina por terra, fazendo uso de veículos particulares, deverão apresentar, além da carteira de habilitação, comprovante de propriedade do veículo. O veículo será temporariamente autorizado a ingressar na Argentina, com prazo de até 90 dias, e estará sujeito a multas e apreensão se não retornar dentro do prazo de aplicação da admissão temporária.
Infraestrutura turística
As tradições culturais e culinárias da Argentina, a beleza natural e a diversidade, e as oportunidades de negócio do país, um dos maiores parceiros comerciais do Brasil, atraem milhões de turistas brasileiros todos os anos. Diversos brasileiros viajam não apenas a Buenos Aires, mas também a outras grandes cidades argentinas e mesmo a localidades rurais. Todas elas dispõem de infraestrutura turística altamente desenvolvida, embora a qualidade dos serviços possa variar a depender da região.
Buenos Aires
Cidade de vida cultural intensa, Buenos Aires conta com ampla variedade de museus, teatros, cinemas e espetáculos musicais. Entre outras atrações, a capital argentina abriga uma das mais importantes coleções de arte latino-americana, no “Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires” (MALBA) e uma das maiores casas de ópera do mundo, o Teatro Colón.
A cidade conta, ainda, com numerosas livrarias, entre as quais se destaca a livraria El Ateneo Grand Splendid, na Avenida Santa Fe, que funciona no prédio de um antigo teatro. Buenos Aires oferece, também, grande diversidade de restaurantes.
A maioria dos estabelecimentos abre para almoço de 12h30 a 15h30, e para jantar de 20h até 24h, em dias de semana, ou 1h da manhã, em fins de semana. É conveniente consultar horário de funcionamento e reservar.
Córdoba
Capital da Província de mesmo nome, fundada em 1573, a Cidade de Córdoba possui a segunda maior concentração populacional do país, com 1,5 milhão de habitantes, e é importante centro industrial, financeiro e educacional. Possui várias universidades, dentre as quais estão a mais antiga do país, Universidad Nacional de Córdoba (Federal) e a maior universidade privada da Argentina, Universiadad Siglo XXI.
Localiza-se no coração do país, na planície pampeana, aos pés das primeiras elevações da Cadeia dos Andes, o que lhe confere aprazíveis estâncias e balneários em todo seu perímetro geográfico imediato, composto de planícies, montanhas e lagos, pontilhados por uma diversidade de localidades pitorescas, com bons serviços turístico. Para mais informações, o Consulado-Geral do Brasil em Córdoba poderá ser consultado.
Mendoza
Para os interessados em visitar o Parque Aconcágua é imprescindível obter a licença da Secretaria de Meio Ambiente da Província de Mendoza, sem a qual não serão autorizados a entrar no Parque.
É igualmente necessária a contratação de um guia especializado e autorizado, bem como ter conhecimento da prática de andinismo. Em caso de dúvidas, o Consulado-Geral do Brasil em Mendoza poderá ser consultado.
Moeda e Câmbio
Turistas brasileiros devem permanecer cautelosos em relação a ofertas de câmbio aparentemente mais vantajosas que a taxa de câmbio oficial do país. Recorda-se, nesse sentido, haver casos de moedas falsificadas em circulação na Argentina. Em diversos estabelecimentos, o real brasileiro é aceito como forma de pagamento, ainda que o câmbio nem sempre seja favorável ao turista.