Já viajamos para muitos locais e gostaríamos de compartilhar com vocês alguns pontos que achamos que fizeram muita diferença nas nossas viagens.
Costumávamos planejar tudo com muita antecedência, anotando todos “lugares imperdíveis” dos diferentes guias de viagem. Eles são uma boa orientação para ajudá-lo a preparar sua viagem, mas no final descobrimos que isso nos desviava um pouco de ter nossas experiências únicas.
Nas férias, acabávamos correndo muito para cobrir o máximo de atrações turísticas possíveis, tirávamos fotos rápidas dos destaques de cada região e depois diríamos “conseguimos! Qual é o próximo?”.
Após nossa viagem de 1 anos e meio pelo mundo, percebemos que perdemos muito tempo viajando de forma a ver o máximo de atrações possíveis, mas não tomamos tempo para apreciar as coisas como elas realmente são, com calma, vivendo o local, aproveitando até mesmo uma tarde de preguiça…
Eu percebi muito isso quando chegamos à Bulgária. Por lá parece que o nosso tempo passava com mais calma, nosso dia rendia e era delicioso não ter a sensação de pressa o tempo todo. As pessoas vivem cada dia e não se preocupam com o passado ou o futuro.
Outro momento incrível veio quando passamos 4 meses na Tailândia (1 deles planejado, os outros 3 por conta da pandemia e as fronteiras fechadas). Nós dois percebemos e entendemos que nada é permanente. Aproveite o que você tem agora! Você nunca sabe o que pode acontecer a seguir.
Desde então, temos viajado de forma diferente, focando mais na qualidade do momento do que na quantidade de pontos turísticos e destinos.
É verdade que é muito mais fácil viajar assim quando se tem muito tempo. Nem todos temos férias por tempo indeterminado!! Mas tenho certeza de que mesmo em feriados mais curtos ainda é possível. Focando mais nos prazeres simples, aproveitando para visitar mercados, experimentar a comida, conversar e rir com os locais…
Tomar seu tempo também preservará sua energia. Quem aqui nunca teve a sensação de precisar de férias para descansar das férias?? Todos os aspectos da viagem foram planejados com bastante antecedência. Vocês tinham uma ótima organização, mas voltam exaustos! A
Então é isso mesmo, nosso conselho é tentar levar mais tempo. Em vez de fazer todo o tour por um país, concentre-se em apenas uma região. Aprenda tango na Argentina, estude francês na Bélgica, visite os mercados de rua da Tailândia, envolva-se em projetos humanitários… Respire… vá com calma!
Estes são os três principais pontos que mais valorizamos quando viajamos.
Conhecer diferentes culturas e pessoas
Tentamos nos conectar mais com os locais, aprender sobre seu modo de vida, experimentar a comida que comem, aprender novas culturas.
Converse, envolva-se. Ouça o que é importante para as pessoas e a região. Ouça sem julgamentos, observe sem críticas.
Na maioria das vezes, nossos momentos mais memoráveis aconteceram quando as coisas não foram planejadas. Tentamos sair de nossa zona de conforto com mais frequência para aumentar nossa confiança. Tentamos ouvir nossos instintos, se parece certo, ficamos, se não, seguimos em frente.
Viver o momento
O tempo passa tão rápido. Nunca sabemos o que pode acontecer amanhã. Portanto, achamos importante aproveitar o momento para não nos arrependermos mais tarde.
Tentamos tirar um tempo para respirar e observar mais. Adoramos passar algumas horas sentados em uma praça movimentada e apenas observar. É uma sensação boa parar e tirar um tempo para ver as coisas como elas realmente são.
É engraçado, mas muitas vezes os momentos em que mais lutamos foram quando percebemos nossas melhores conquistas e fomos gratos. Você não aprecia muito mais a vista depois da luta para subir a montanha?
Temos que esperar até nos aposentarmos para viajar? Nossos desejos mudam com o tempo. Se você quer algo, faça acontecer agora!
Estar em harmonia com a natureza
Os momentos em que nos sentimos mais felizes são quase sempre quando nos sentimos próximos à natureza.
Tentamos aproveitar as pequenas coisas simples da vida. Moramos em uma casa sem grama, sem plantas. Depois que viajamos percebemos o quanto gostamos de estar rodeados de natureza, de plantas, pássaros… Quando chove, por exemplo, é uma delícia sentir o cheiro da terra molhada e ouvir o barulho e a brisa entrando pela janela.
Queremos estar mais envolvidos pela natureza, que nos dá paz e tranquilidade em meio ao caos do dia a dia.
Aprendemos que viajar dessa maneira nos permite ter memórias mais significativas e nos dá um objetivo mais claro.
Nosso mundo está indo muito rápido para nós! Descobrimos que nossas sociedades modernas são muito duras com nossos corpos e almas. Com que propósito? Para ganhar mais dinheiro para comprar mais coisas?
Viajar é uma fuga para nós? Não, é apenas uma forma de aproveitar ao máximo o pouco tempo que temos neste lindo planeta, descobrir o mundo, compartilhar, experimentar com outras pessoas e tentar fazer mudanças positivas.
Isso nos permite ter a mente mais aberta sobre o que realmente está acontecendo lá fora. Cansamos de sofrer lavagem cerebral pela negatividade da mídia e das notícias. Queremos ver o mundo com nossos próprios olhos, ajudar no que pudermos e compartilhar um pouco de felicidade.
Esta é apenas a nossa visão muito pessoal de viajar. O que você acha?