Desde que começamos a viver como nômades, recebemos várias perguntas sobre nosso estilo de vida, como conseguimos viajar tanto, como ganhamos dinheiro, entre outras. Se você está buscando um estilo de vida mais livre, flexível e independente, talvez já tenha ouvido falar sobre os nômades digitais. Mas afinal, o que é ser um nômade digital e como é possível se tornar um?
Para quem não sabe, hoje somos nômades digitais. Mas o que é ser um nômade digital?
Se perguntarmos para o tio Google, a wikipedia responderá:
“Nômade digital é um indivíduo que aproveita a tecnologia para realizar as tarefas de sua profissão de maneira remota e ao não depender de uma base fixa para trabalhar, conduz seu estilo de vida de uma maneira nômade. Esse estilo de vida é denominado de Nomadismo digital.”
Bom, pois é bem isso que fazemos. Calma, o post não vai acabar aqui, vamos explicar melhor:
O que é ser um Nômade Digital?
Um nômade digital é uma pessoa que trabalha remotamente, utilizando a tecnologia para realizar suas tarefas em qualquer lugar do mundo. Em outras palavras, é um profissional que não precisa estar preso a um escritório ou a um local específico para trabalhar, podendo viajar e trabalhar ao mesmo tempo.
Os nômades digitais geralmente trabalham em áreas relacionadas à tecnologia, como programação, design, marketing digital, escrita e tradução. No entanto, essa forma de trabalho remoto pode ser aplicada a qualquer profissão que permita a realização de tarefas online.
Blogueiros, web designers freelancers e escritores, podcasters, criadores do youtube: são exemplos de pessoas que usam a internet para obter renda (dinheiro) independente de onde estiverem. Quando eles decidem usar essa independência de localização para viajar constantemente é o que os torna nômades.
O fascínio de trabalhar em qualquer lugar do mundo é bastante tentador e, para muitas pessoas, é o principal motivo para se tornar nômade. Você gostaria de fazer um cruzeiro pelas ilhas gregas, passar o verão no Caribe e o inverno na Irlanda, enquanto é pago? Tornar-se um nômade digital pode fazer isso acontecer!
Em primeiro lugar, vale a pena salientar que ganhar dinheiro durante a viagem não é totalmente necessário. Você poderia economizar, depois fazer uma viagem, ir para casa, economizar, depois fazer outra viagem. Mas se você planejar a sua vida de tal forma que você possa ganhar dinheiro enquanto viaja, escolher ir para casa, e até mesmo onde é essa casa, estará inteiramente em suas mãos.
É fácil? Não, mas não é impossível. Exige muito planejamento, coragem e um pouco de desapego. Se você já trabalha na área digital, é ainda mais fácil, mas se não trabalha, basta se planejar e o mais importante: Querer! E fazer disso uma prioridade na sua vida.
Poxa, mas como se tornar um nômade digital? Vamos fazer uma série de posts dando dicas e falando mais sobre o assunto. Não perca da tag Nomadismo.
Ser um nômade digital pode ser uma ótima opção para quem busca mais liberdade e flexibilidade em sua carreira. No entanto, como em qualquer escolha de carreira, há vantagens e desafios a serem considerados.
E para conhecer a nossa história como nômades, assista nosso vídeo: Como nos tornamos Nômades Digitais – Como Trabalhar e Viajar pelo Mundo | World by 2
Veja também
Ser um Nômade Digital é Realmente Tão Bom?