DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Uprising Museum – Museu da Revolta de Varsóvia, Polônia

Compartilhe:

Na terça-feira, 1º de agosto de 1944, estourou a Revolta de Varsóvia. Foi um dos acontecimentos mais importantes e também dramáticos registrados nas páginas da história da cidade. Planejado para vários dias, durou mais de dois meses. A melhor forma de homenagear os corajosos e saber mais sobre este trágico acontecimento é uma visita ao Museu da Revolta de Varsóvia (Museu do Levante de Varsóvia).

museu de guerra em varsóvia

A revolta de Varsóvia terminou em derrota principalmente por razões políticas. Stalin foi contrário e desencorajou a resistência polonesa de organizar uma revolta contra os alemães. A vitória do levante interromperia seus planos de tornar a Polônia dependente da União Soviética. 

Infelizmente, a revolta falhou, a capital foi demolida junto com o castelo real; milhares de pessoas foram mortas, a população restante foi deslocada e enviada para os campos de concentração. Varsóvia foi destruída em cerca de 85% tornando-se uma ruína total. 

Um museu foi criado totalmente para homenagear e contar essa história: O Museu da Revolta de Varsóvia também conhecido como Museu do Levante de Varsóvia, ou em inglês – Uprising Museum.

Por que visitar o Museu da Revolta de Varsóvia?

Ser um dos museus mais importantes de Varsóvia é motivo suficiente para visitar o Museu da Revolta. É aquele lugar comparável ao Palácio da Cultura e Ciência ou ao Palácio Wilanow.

A exposição apresenta a luta e o cotidiano do levante no contexto da ocupação, mostrando a complicada situação internacional, o terror comunista do pós-guerra e o destino dos insurgentes no PRL. 

O Museu do Levante de Varsóvia é simplesmente imperdível.

Visitando o Museu

A exposição do Museu da revolta de Varsóvia é enorme; você pode encontrar lá mais de 30.000 itens. Há algo muito especial em ver esses itens pessoais de insurgentes de perto e pessoalmente. Para imaginar a ‘vida’ que eles tiveram antes e depois da revolta. Você verá aqui cartas particulares, armas e fotografias. 

Enquanto estiver visitando o museu, certifique-se de se aproximar dos telefones fixos e realizar uma breve “conversa” com eles. Vai parecer que você está falando com alguém do passado.

Esta parte permite que você aprenda sobre as forças secretas da resistência polonesa, a história da ocupação e a revolta. Além disso, você pode assistir a um filme em 3D sobre Varsóvia. Antes da guerra, Varsóvia foi considerada uma das cidades mais bonitas da Europa e chamada de “Paris do Norte”. Os viajantes aventureiros não devem perder a torre de observação – a marca de identificação do museu.

O museu também é uma verdadeira joia para os amantes de armas. Possui uma quantidade considerável de numerosas armas, como a submetralhadora “Błyskawica” construída durante a ocupação e a moderna submetralhadora MP-5 atualmente usada pela unidade GROM. 

Certifique-se de verificar um enorme avião suspenso no ar. Prepare sua câmera e tire uma selfie com uma réplica fiel de um Liberator B-24.

O percurso traçado apresenta a cronologia dos acontecimentos e conduz através de salas temáticas individuais. Os visitantes percorrem o cenário de 60 anos atrás, caminham sobre paralelepípedos de granito entre os escombros da dilapidada Capital. O coração do Museu é um monumento de aço que atravessa todos os andares do edifício. Nas suas paredes há um calendário da Revolta, e o som de um coração batendo que dele emana simboliza a vida de Varsóvia em 1944

Térreo

No térreo, são mostrados o horário da ocupação e a eclosão da própria Revolta – a hora “W”. É mostrada a vida quotidiana da capital ocupada, assim como o terror simbolizado pelo cemitério de Palmiry, o gueto e a prisão de Pawiak. Logo na entrada é possível, através dos telefones do pré-guerra, ouvir as memórias de cinco insurgentes às vésperas do 60º aniversário do levante.

Outra parte da exposição é dedicada à ação “Tempestade”. O símbolo da próxima hora “W” é o relógio acertado para 17h00. A atmosfera das ruas de Varsóvia daquela época é refletida pelas bandeiras polonesas em uma réplica de um dos bunkers de rua alemães e pelas fotografias de Eugeniusz Lokajski.

Em uma sala separada, estão expostas máquinas de impressão da década de 1940, anúncio histórico de 3 de agosto de 1944, “Boletim Informativo” e folhetos.

Há também a Sala dos Pequenos Insurgentes , no térreo, onde as crianças aprendem história brincando, assistindo a um teatro insurgente ou fazendo o papel de carteiros e enfermeiros escoteiros. Eles também têm réplicas de brinquedos antigos que seus colegas brincaram durante a guerra (brinquedos de pelúcia, trapos e ursinhos de pelúcia), jogos de tabuleiro e quebra-cabeças.

Mezanino

O desenrolar dos combates nas primeiras semanas de combate e o cotidiano de Varsóvia são apresentados no mezanino. Vários tipos de armas usadas por ambos os lados em combate foram colocados nas vitrines.

A última parte do mezanino é um canal de 25 metros de comprimento, que, com recurso a efeitos sonoros, visuais e cenográficos apropriados, visa permitir aos visitantes sentir pelo menos um pouco a situação dos insurgentes que tiveram que escapar pelos esgotos.

Segundo andar

O canal e as escadas levam ao segundo andar. Este fragmento da exposição mostra a queda da Revolta e os acontecimentos que se seguiram. A parte destacada é o Memorial com os túmulos dos insurgentes. 

No primeiro andar encontra-se também o café “Pół Czarnej” com decorações entre guerras.

Salão sob Libertador

O Hall B , comumente conhecido como Hala pod Liberator, é a segunda parte separada da exposição do museu. É uma sala ampla e espaçosa localizada na antiga sala das caldeiras da usina. Aqui foi colocada uma réplica da aeronave Liberator B-24J e, entre outros, um cinema 3D exibindo o filme “Cidade das Ruínas” (um vôo de 5 minutos sobre a cidade destruída).

Torre de Observação

Uma das atrações do museu é a torre de observação com 32 metros de altura. No topo da torre existe um mirante, de onde se avista o panorama de Wola e do centro oeste da cidade. A torre foi projetada por Wojciech Obtitowicz e é o único elemento novo adicionado ao edifício da antiga usina.

Capela do Museu

Do Hall B você pode ir para a capela do museu. O patrono da capela do Museu da Revolta de Varsóvia é um dos 108 beatos, Padre Józef Stanek, que foi capturado pelos alemães e depois enforcado em seu próprio banquinho durante a pacificação de Czerniaków em 23 de setembro de 1944.

Parque da Liberdade

Algumas partes da exposição também ficam no exterior, fora do prédio do museu, principalmente no chamado Parque da Liberdade. O mais importante deles é o Memorial Wall, com 156 metros de comprimento, com os nomes de quase 10 mil pessoas que morreram nos combates em agosto e setembro de 1944.

Na parte central do Muro, foi pendurado um sino “Monter” de 230 kg, dedicado a Antoni Chruściel – comandante da Revolta de Varsóvia, três vezes cavaleiro da Ordem da Virtuti Militari e da Cruz do Valor.

Horário de Funcionamento

  • Segunda-feria das 10h às 18h
  • Terça-feira: Fechado
  • Quarta a Domingo: das 10h-18h

Onde fica o Museu da Revolta de Varsóvia

Preços dos ingressos

  • Bilhete normal: 25 PLN 
  • Bilhete reduzido: 20 PLN 
  • Gratuito às segundas-feiras

Dicas para visitar o Museu da Revolta de Varsóvia

  • A entrada às segundas-feiras é gratuita.
  • Levará algum tempo para visitar o museu porque é enorme, então conte pelo menos 2 horas. 
  • Audioguias estão disponíveis no Museu do Levante de Varsóvia em 27 idiomas (incluindo o Português). 
  • Se você realmente quer entender os antecedentes dramáticos e históricos do museu, considere fazer um tour pelo Museu Uprising de Varsóvia  para explorar seus destaques. 
  • A melhor forma de chegar ao Varsóvia Uprising Museum é de ônibus (102, 105, 190), bonde (1, 11, 22, 24) ou a linha M2 do Metrô descendo na estação Rondo Daszyńskiego.

A visita a este incrível museu de Varsóvia lhe proporcionará uma experiência excepcional e será lembrada por muito tempo. 

Vídeo do Museu da Revolta de Varsóvia

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *