DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Mulheres que Mudaram o Mundo das Viagens

Compartilhe:

Hoje vamos falar sobre um tema empolgante e inspirador: as mulheres que mudaram o mundo das viagens. Ao longo da história, várias mulheres corajosas e determinadas desafiaram as convenções sociais, superaram obstáculos e deixaram sua marca no universo das viagens. Elas nos mostraram que não há limites para nossos sonhos e que o mundo está cheio de possibilidades esperando para serem exploradas. 

mulheres mudaram viagens

Prepare-se para conhecer algumas das mulheres mais notáveis que mudaram o mundo das viagens!

Nellie Bly 

A Desbravadora da Volta ao Mundo

Já ouviu falar do livro A Volta ao Mundo em 80 Dias ? Claro que sim. Já ouviu falar da mulher que deu a volta ao mundo em apenas 72 dias? Provavelmente não.

Vamos começar nossa jornada com Nellie Bly, uma jornalista destemida que, em 1889, decidiu desafiar o famoso livro “A Volta ao Mundo em 80 Dias” de Júlio Verne e realizar essa façanha por conta própria. Ela conseguiu realizar a viagem em impressionantes 72 dias, 6 horas e 11 minutos, estabelecendo um novo recorde mundial. A ousadia e a determinação de Nellie Bly abriram portas para que mais mulheres se aventurassem pelo mundo e provaram que a coragem não conhece fronteiras.

Jeanne Baret

A primeira mulher a circunavegar o globo

Durante 1766 a 1769, Jeanne Baret, botânica e exploradora, tornou-se a primeira mulher a navegar ao redor do mundo. E não foi apenas uma novidade para as mulheres, mas também para as francesas.

Disfarçada de homem a bordo do Étoile (pois as mulheres, naquela época, não eram permitidas nos navios), Jeanne trocou o nome por Jean e passou a coletar amostras de plantas e observar o ambiente.

Uma planta que se acredita ter sido descoberta por ela foi a Bougainvillea – uma videira roxa com o nome do líder do navio da expedição, Louis Antoine de Bougainville.

Isabella Bird

Entre as primeiras mulheres da Royal Geographical Society

Fazendo descobertas significativas durante o século 19, a britânica foi escritora de viagens, fotógrafa e naturalista.

Isabella Bird foi uma mulher que desafiou todas as convenções da época e viajou sozinha por diversos países, incluindo Estados Unidos, Japão, China, Índia e Marrocos, Irã e mais.

O resultado? Uma vida inteira de livros, cobrindo os muitos destinos que ela visitou – todos ilustrados por suas próprias belas fotografias.

Seu trabalho foi tão importante que ela foi nomeada membro da Royal Geographical Society em 1892, tornando-a uma das primeiras mulheres a receber o título.

Annie Londonderry

A primeira mulher a dar a volta ao mundo de bicicleta

Alguns acreditam que ela foi inspirada pelo livro A Volta ao Mundo em 80 Dias. Outros afirmam que Annie queria provar um ponto quando dois homens disseram que uma mulher não seria capaz de dar a volta ao mundo de bicicleta em 15 meses, enquanto ganhava seu próprio dinheiro.

Seja qual for o motivo, em 1894 Annie partiu em sua aventura de Boston Massachusetts State House, pedalando longe de sua casa, seu marido e três filhos. Da América ela foi para a França e depois para o Oriente Médio, China e ainda mais longe.

Ela voltou para Boston em pouco menos de 15 meses. E quanto ao dinheiro, ela manteve essa aposta – recebeu patrocinadores do mundo todo, dando entrevistas sobre suas viagens e ganhando a atenção da imprensa mundial.

Imigrante judia originária da Letônia, Annie (sobrenome Cohen Kopchovsky) não lutou apenas contra o sexismo, mas também contra o anti-semitismo e o racismo.

Amélia Earhart

Primeira mulher piloto a cruzar o Oceano Atlântico

Em 3 de janeiro de 1921, Amelia Earhart, nascida no Kansas, teve sua primeira aula de vôo. Menos de oito anos depois, em junho de 1928, ela se tornou a primeira mulher a cruzar o Oceano Atlântico. Ela partiu em um avião chamado Friendship do porto de Trepassey em Newfoundland, Canadá. Apenas 21 horas depois, ela pousou do outro lado do Atlântico em Burry Port, no País de Gales.

Como se isso não fosse uma conquista suficiente, em 1932 ela se tornou a primeira mulher – e a segunda pessoa – a voar sozinha pelo Atlântico. E ela não parou por aí, alcançando uma série de outras inovações durante sua vida. Amelia se tornou a primeira pessoa a voar sozinha pelo Pacífico e a primeira piloto solo a ir da Cidade do México a Newark.

Infelizmente, foi em 1937, enquanto tentava voar ao redor do mundo que sua aventura chegou ao fim. Seu avião desapareceu, sem ser detectado, e Amelia foi declarada ‘perdida no mar’.

Sheila MacDonald

A primeira mulher a escalar o Kilimanjaro

Com apenas 22 anos, Sheila MacDonald se tornou a primeira mulher a escalar o Monte Kilimanjaro.

Em 1927, o londrino completou a escalada da montanha mais alta do mundo cerca de quarenta anos após a primeira escalada bem-sucedida feita por alguém. 

Muitas outras mulheres seguiram seus passos. Por exemplo, Kristina Schou Madson detém o recorde de tempo mais rápido conhecido para uma mulher chegar ao topo da montanha, chegando lá em apenas seis horas, 52 minutos e 54 segundos. A menina mais jovem a escalar o pico mais alto da África é Montannah Kenney, conquistada quando ela tinha apenas sete anos, em 2018.

Krystyna Chojnowska-Liskiewicz

A primeira mulher a navegar o mundo sozinha

Em março de 1978, a polonesa Krystyna Chojnowska-Liskiewicz partiu das Ilhas Canárias em um veleiro fabricado por seu marido.

Pouco mais de 400 dias depois, após percorrer quase 3.000 milhas náuticas, a velejadora polonesa tornou-se a primeira mulher a dar a volta ao mundo sozinha, em abril de 1978.

Ela foi rapidamente seguida por Naomi James, que completou sua rota apenas dois meses depois de Krystyna.

Laura Dekker, que partiu quando tinha apenas 14 anos e voltou menos de dois anos depois, estabeleceu um novo recorde mundial como a mulher mais jovem a velejar sozinha ao redor do mundo, sozinha.

Jéssica Nabongo

A primeira mulher negra a visitar todos os países do mundo.

Jessica Nabongo, uma influenciadora de viagens nascida nos Estados Unidos em Uganda, estava em missão para se tornar a primeira mulher negra a visitar todos os países da Terra.

Ela alcançou sua meta em outubro de 2019, chegando ao seu 196º país, as Seychelles.

Bertha Benz

A primeira pessoa a fazer uma viagem de carro de longa distância

Isso mesmo. Saia do caminho, homens, já que a primeira viagem de automóvel de longa distância foi feita por uma mulher chamada Bertha Benz.

Bertha era a esposa de Karl Benz, que estava abrindo sua própria empresa de automóveis, que mais tarde evoluiu para a Mercedes-Benz.

Bertha queria divulgar a nova invenção do marido, então ela levou o carro deles para dar uma volta pela Alemanha em 1888. A façanha funcionou e as vendas do automóvel dispararam após seu retorno.

Essas mulheres notáveis são apenas algumas das muitas que mudaram o mundo das viagens com sua coragem, determinação e paixão pela exploração. Cada uma delas deixou um legado duradouro e inspirador, abrindo portas para que mais mulheres se aventurassem pelo mundo, superando barreiras e ampliando seus horizontes.

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *