A Catedral de São Basílio (oficialmente chamada de Catedral da Proteção da Virgem Santa no fosso) é o símbolo de Moscou, apesar de não ser a principal catedral da cidade, pois esse título corresponde à Catedral de Cristo Salvador.
A construção da Catedral de São Basílio foi ordenada pelo czar Ivan, o Terrível, e ocorreu entre 1555 e 1561, para celebrar a conquista de Kazan.
Ao longo de sua história (em 2021 será o seu 460 º aniversário), a catedral foi à beira de desaparecer em mais de uma ocasião , sobrevivendo a incêndios, a invasão de Napoleão e até mesmo para um plano de demolição por parte dos colaboradores de Stalin, que consideraram que a catedral impedia os desfiles do exército na Praça Vermelha.
Em frente à catedral, em um pequeno jardim, está uma estátua de bronze em homenagem a Dmitri Pozharski e Kuzma Minin, que reuniram voluntários para o exército que lutou contra os invasores poloneses durante o Tempo das Revoltas (entre 1598 e 1613).
Como Comprar Ingressos
Indicamos sempre comprar os ingressos online no site oficial com antecedência para evitar as grandes filas na bilheteria.
Mas como o site é em russo, indicamos o Tour Privado de 2 horas pela Catedral e a Praça Vermelha (há opção inclusive de tour em Português).
Site Oficial
https://shm.ru/museum/hvb/ (o site está em russo, clique com o botão direito do mouse e depois em “Traduzir para o português”
Preços
💲 700 rublos
Horários
- 1 de setembro – 4 de novembro: diariamente das 11h às 18h
- 5 de novembro – 30 de abril: diariamente das 11h às 17h
- 1 de maio – 31 de agosto: diariamente das 11h às 18h
- A primeira quarta-feira do mês é fechada
Endereço e Como chegar
Praça Vermelha, Moscou
Google Maps: https://goo.gl/maps/k1Fht1kxCgDW3eCE8
Metrô: Linha azul 3: Estação Ploshchad Revoliutsii