No mundo do marketing digital e influência online, o Midia Kit é uma ferramenta crucial. Se você está buscando parcerias, colaborações ou mesmo patrocínios, ter um Mídia Kit bem elaborado é essencial. Neste guia completo, vamos abordar o que é um Mídia Kit, por que é importante tê-lo, e como você pode criar um que se destaque e impulsione suas oportunidades de negócio.
Se você nos segue a algum tempo, já sabe que para mim, blogar não é apenas um hobby incrível. É algo que eu realmente gostaria de fazer para o resto da minha vida. Nunca em um milhão de anos eu teria pensado que poderia ter um blog de viagens me faria tão feliz e ainda se tornaria parte da minha renda mensal.
Antigamente os blogs eram diários pessoais, mas hoje em dia, você pode ganhar dinheiro com blogs.
Se você quer ter sucesso no mundo dos blogs, você precisa de um kit de mídia. Você já deve ter ouvido falar esse nome, mas se nunca ouviu, fique tranquilo que vamos te explicar tudo.
Lembro-me da primeira vez que me pediram um mídia kit por e-mail. Eu surtei. Não sabia o que era isso e não tinha a menor ideia de como fazer um. Então, como qualquer novato faz, eu entrei na internet e fiz um monte de pesquisas.
Encontrei muitos outros blogueiros falando sobre quais estatísticas você precisa incluir, colaborações anteriores etc.
Depois de abrir o Word, comecei a adicionar minhas informações. O cabeçalho do meu blog, meus detalhes de contato, uma foto minha e uma breve introdução sobre mim e meu blog.
Mas vamos começar te explicando desde o início, o que é um mídia kit e como fazer o midia kit do seu blog.
O que é um Midia Kit
Um Mídia Kit é um documento detalhado que resume as estatísticas, público-alvo, alcance e outras informações relevantes sobre uma marca, blog, canal no YouTube, perfil no Instagram ou qualquer outra plataforma online. Ele serve como uma apresentação profissional para potenciais parceiros, marcas ou empresas interessadas em colaborar ou patrocinar o seu conteúdo. É basicamente o currículo do seu blog e redes sociais.
Se você planeja trabalhar com marcas, elas vão querer ver seu kit de mídia. Mesmo que você tenha um público pequeno, ainda é importante ter um midia kit! Ter um kit de mídia dará a impressão de que você leva seu blog a sério e, por sua vez, é um profissional.
Por que um Mídia Kit é importante?
- Transparência e Credibilidade: Um Mídia Kit bem feito mostra transparência sobre seus números e alcance, o que aumenta a credibilidade aos olhos dos potenciais parceiros.
- Facilita a Negociação: Ter todas as informações relevantes em um único documento facilita as negociações e agiliza o processo de fechar parcerias.
- Mostra Profissionalismo: Demonstra que você leva a sério o seu trabalho e sua marca pessoal, transmitindo profissionalismo.
- Personalização: Um Mídia Kit permite que você personalize suas propostas de colaboração de acordo com os interesses e objetivos do potencial parceiro.
Quais informações colocar no mídia kit
- Apresentação da Marca: Uma breve introdução sobre quem você é, qual é o seu nicho e o que você oferece.
- Estatísticas de Audiência: Inclua dados sobre o seu público-alvo, como idade, gênero, localização geográfica, interesses etc.
- Estatísticas de Engajamento: Números de seguidores, alcance médio por post, taxas de engajamento, entre outros dados relevantes. Quem são seus leitores? Compartilhe a análise de suas métricas do Google Analytics, qual idade, sexo e interesse do seu público?
- Amostra de conteúdo – Use imagens dos seus melhores posts no blog e das suas redes sociais.
- Colaborações Anteriores: Caso tenha feito parcerias ou colaborações com outras marcas, mencione-as e destaque os resultados alcançados.
- Opções de Parceria: Descreva os tipos de colaborações que você está aberto a fazer (publiposts, posts patrocinados, vídeos dedicados, etc.) e as formas como as marcas podem se beneficiar ao trabalhar com você.
- Prova Social – Avaliações de parcerias anteriores falam por si. Ao começar a trabalhar com empresas, busque ativamente feedback sobre a experiência delas em trabalhar com você. Isso o ajudará a melhorar suas ofertas e fornecerá validação para futuras parcerias. Se você for novato, não haverá prova, e tudo bem, só não minta!
- Preços e Pacotes: Se você cobra por suas colaborações, especifique seus preços e os pacotes que oferece, incluindo os benefícios de cada um.
- Informações de Contato: Não se esqueça de incluir suas informações de contato para que os interessados possam entrar em contato facilmente.
Agora vamos deixar algo bem claro: seu mídia kit deve ter o mínimo de páginas possíveis. SIM! Ninguém tem tempo para clicar em várias páginas quando você pode facilmente encaixar todas as informações em apenas 1 ou 2 folhas.
A menos que você seja alguém com mais de 500 mil seguidores e as marcas estejam gastando muito dinheiro com você, elas podem estar mais interessadas em ler várias páginas.
E se eu for novato e tiver números baixos?
Se você é um novo blogueiro ou atualmente não tem muitas visualizações de página, seja criativo.
Em vez disso, você pode mostrar o quanto cresceu. Talvez você tenha iniciado seu blog há cinco meses e já esteja obtendo 5.000 visualizações de página por mês.
Talvez você escreveu algum post ou fez alguma publicação em sua rede social que se destacou em relação aos outros?
Ou você pode ter um grupo privado no Facebook com seguidores leais de 500 seguidores. Seja criativo com isso e encontre uma maneira de se destacar no começo.
Formatação do mídia kit
Após colocar todas as informações no arquivo, faça uma formatação que converse com seu blog, que contenha as mesmas cores e modo de conversar em suas redes sociais.
Use fontes legíveis, crie gráficos para facilitar a visualização. Quando estiver de acordo com a sua identidade visual, salve este arquivo em .pdf e revise-o, no mínimo, a cada 6 meses.
Post relacionado: Como Criar Identidade Visual para sua Marca
Se você quer formatar seu midia kit e não tem habilidades especiais de design gráfico, o Canva é ideal para você. Voce pode usar um dos modelos gratuitos:
Para encontrar um modelo de midia kit, tudo o que você precisa fazer é:
- Faça login no Canva
- Em “O que você vai criar?” digite “mídia kit” e dê enter.
- Uma nova guia será aberta com vários modelos para escolher.
- Os modelos gratuitos são marcados como “grátis” na seção inferior direita de cada modelo.
Eu uso o Canva para muitas das minhas imagens no meu blog, incluindo gráficos do Pinterest e do Facebook.
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Ok, já tenho meu mídia kit pronto, e agora??
Entre em contato com as marcas
Entrar em contato com marcas por e-mail tem sido positivo para mim.
Por exemplo, se houver um serviço que esteja interessada em experimentar e tiver ouvido falar bem, entrarei em contato com a marca com um e-mail curto, mas detalhado, algo como isso:
“Olá. Estou enviando um e-mail em relação a XXXXX. u queria saber se todos vocês trabalham com blogueiros em troca de XXXXX.
Eu adoraria apresentar seu serviço/produto em um post (ou vídeo) detalhado que atrairá leitores para o seu site a fim de saberem mais sobre seu serviço/produto.
Nós obtemos uma média de XXXXX visualizações de página por mês e temos mais de XXXXX seguidores nas redes sociais. Acredito que a parceria beneficiará ambas as partes, pois o (Nome da sua marca) tem tudo a ver com (nicho da empresa que você está entrando em contato).
Obrigado pelo seu tempo e estou ansiosa por uma resposta”
Obter postagens patrocinadas fica muito mais fácil depois que você desenvolve parcerias com marcas e trabalha com empresas de postagens patrocinadas.
Um Mídia Kit bem elaborado pode fazer toda a diferença quando se trata de atrair parcerias e oportunidades de negócio no mundo do marketing digital e influência online. Ao seguir as dicas e diretrizes deste guia, você estará no caminho certo para criar um Mídia Kit que se destaque e ajude a impulsionar o sucesso da sua marca pessoal ou do seu negócio online.
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