Este post reúne alguns dos melhores lugares para comer gelato em Roma… Obviamente, esta não é de forma alguma uma lista extensa pela quantidade de gelaterias que há na Itália. Há possivelmente ainda mais gelaterias em Roma do que igrejas (quem já esteve por lá vai entender a piada).
Mas nem todo gelato é igual. Para a verdadeira experiência do gelato, procure ingredientes totalmente naturais e gelaterias artesanais. Há mais sobre o que procurar (e o que evitar) no final deste post, mas para começar, aqui estão algumas das gelaterias de Roma onde você certamente terá uma experiência incrível.
Post relacionado: Como passar 2 dias em Roma

O Que Torna um Gelato Autêntico?
Antes de conhecermos as melhores gelaterias de Roma, é importante entender o que faz um gelato autêntico se destacar.
Diferente dos sorvetes industrializados, o gelato artesanal é feito com ingredientes frescos, possui menos ar incorporado e tem uma textura mais cremosa. Além disso, ele é servido a uma temperatura ligeiramente mais alta, o que realça ainda mais os sabores.
Agora que você já sabe o que procurar, vamos às melhores gelaterias de Roma!
Il Gelato de San Crispino
Uma pequena loja escondida em uma rua lateral não muito longe da Fontana di Trevi, Il Gelato di San Crispino é uma espécie de instituição em Roma. É também a gelateria mencionada no livro Comer Rezar Amar, de Elizabeth Gilbert – então goza de um pouco de fama.
A empresa é na verdade uma pequena franquia, mas foi fundada no bairro de San Giovanni, em Roma, na década de 1990 – onde a loja original ainda está de pé na Via Acaia.
Os donos – os irmãos Pasqual e Guiseppe Alongi – são puristas dedicados a sabores naturais e ingredientes de qualidade. Sem conservantes artificiais ou emulsificantes químicos aqui: apenas gelato excepcional feito para conhecedores.
Experimente: San Crispino Honey é o sabor exclusivo da loja. Combine com cacau ou avelã para um deleite.
Neve di Latte
Esta loja da moda no bairro de Flaminio, em Roma, é parte sorveteria retrô, parte cafeteria instagramável. Mas os letreiros de neon e a decoração bacana não são nada comparados à deslumbrante variedade de gelatos e sorbets.
Neve di Latte fica um pouco fora do circuito turístico e estava lotada de moradores locais quando visitei, o que é sempre um bom sinal. Havia vários sabores incomuns para experimentar, mas o foco parecia estar nos clássicos – usando ingredientes naturais de alta qualidade.
Experimente: o sorvete de romã para algo um pouco diferente, ou o 75% cacau para os verdadeiros chocólatras!
Giolitti – A Mais Tradicional de Roma
Se há uma gelateria que é sinônimo de tradição em Roma, essa gelateria é a Giolitti. Fundada em 1900, ela é uma das mais antigas e renomadas da cidade. Localizada perto do Panteão, a Giolitti é frequentada tanto por turistas quanto por locais que apreciam sua vasta seleção de sabores autênticos.
Experimente: Pistache, Nocciola (avelã) e Zabaione
Günther
Fundada pelo mestre Günther Rohregger, a Günther é outra gelateria de alto nível em Roma que oferece sorvetes caseiros excepcionais. Novamente, você encontrará ingredientes totalmente naturais – provenientes de empresas e artesãos locais meticulosamente escolhidos. É fácil ver por que a Günther continua ganhando prêmios!
O menu é sazonal. Isso se aplica às frutas usadas (sempre frescas), bem como aos sabores de edição limitada que combinam com a época do ano. Visitando no inverno você poderá provar sorvete sabor tempero de Natal (cremoso, canela e delicioso) e pinha (sim, a árvore). Seja corajoso e experimente algo novo.
Experimente: Tiramisu para uma verdadeira delícia italiana.
Fatamorgana
Para quem busca uma experiência diferente e saudável, a Fatamorgana é uma excelente escolha. Famosa por seus ingredientes 100% naturais e sem aditivos artificiais, essa gelateria oferece uma variedade incrível de sabores exóticos e combinações inusitadas. Há algumas lojas presentes em várias regiões de Roma e conta com opções sem glúten, sem lactose e veganas.
A variedade de sabores é quase esmagadora, e este é definitivamente o lugar para vir se você quiser experimentar sabores incomuns. Há muitas opções peculiares, com ingredientes como pétalas de rosas e matcha pontilhando o menu. Você também encontrará misturas de sabores interessantes, como Seadas – uma mistura de queijo pecorino, castanha, mel e casca de laranja – ou Kentucky Tobacco Chocolate.
Experimente: Basilico, Nozes e Miele (manjericão, nozes e mel) e Chocolate com Tabaco
Gelateria Don Nino
A rede Don Nino é administrada pelo cinco vezes campeão italiano Gelato Master Francesco Mastroianni, e é frequentemente citada como o “melhor gelato de Roma”. Eles têm gelaterias vários locais em Roma.
Tudo é 100% natural e todos os ingredientes são cuidadosamente escolhidos – e muitas vezes sazonais. Não é só gelato no menu, há também um café que serve café, doces e salgados – tudo com foco em ingredientes locais frescos. Mas o gelato é, claro, a estrela do show!
Experimente o: Sabor do Mês. Só confie no que te derem.
Venchi
Chocólatras não vão querer perder uma visita à filial de Roma da histórica loja de chocolate italiana Venchi. Este lugar também serve o que será possivelmente o melhor sorvete de chocolate que você comerá em sua viagem!
Fundada em Turim em 1878, a Venchi se tornou uma rede mundial. As gelaterias são uma adição mais recente, com foco em combinar chocolate requintado de alta qualidade com sorvete sensacional. A seleção de sabores é bem pequena, mas o chocolate domina o menu – e com razão, pois é isso que a Venchi faz de melhor.
Experimente: chocolate 75% para uma delícia verdadeiramente inesquecível.
Como il Latte
Come il Latte pode ser uma das gelaterias mais populares de Roma. É recomendada em vários blogs e artigos. Só posso presumir que o gelato é incrível (ou a empresa fez um marketing muito bom!).
Localizada perto da Via Veneto, essa gelateria utiliza uma quantidade generosa de leite fresco para criar gelatos incrivelmente suaves e saborosos.
Experimente: Caramelo com Flor de Sal, Ricota com Figos.
Como encontrar um gelato adequado em Roma
Você provavelmente já viu aquelas fileiras deslumbrantes de potes empilhados com sorvetes coloridos e fofos.
Essas exibições, projetadas para tentar turistas, geralmente são cheias de cores e outros ingredientes sintéticos. Se você está procurando por gelato autêntico de alta qualidade (não sorvete), há alguns sinais reveladores para procurar.
Número um – o verdadeiro gelato é armazenado em um recipiente de metal com tampa, então não fica exposto.
Ingredientes naturais são mais fáceis de identificar do que você imagina, porque a cor do gelato também deve ter aparência natural.
Por exemplo, o limão deve ser branco em vez de amarelo, e o pistache deve ser amarronzado em vez de verde brilhante. Cores muito vibrantes são geralmente indicadores de ingredientes de má qualidade e sabores sintéticos.
O que procurar em uma gelateria:
- Cores naturais
- Recipientes de metal (geralmente cobertos com tampas, em vez de empilhados)
- Lista de ingredientes – as lojas devem exibir uma, para que você possa verificar se os ingredientes são naturais.
- Textura: o gelato deve ser mais denso.
Conclusão
Roma é um verdadeiro paraíso para os amantes de gelato. Desde as gelaterias tradicionais até as mais inovadoras, há opções para todos os gostos. Se você estiver na cidade, não deixe de visitar algumas dessas incríveis gelaterias de Roma e experimentar um dos melhores sorvetes do mundo!