Visitar os encantos do Porto e sentir a vibração descontraída desta cidade proporciona aos viajantes que viajam para Portugal um descanso muito necessário das cidades vizinhas, de ritmo acelerado e repletas de museus.
No Porto, você pode apreciar as vistas deslumbrantes do Rio Douro num passeio pela Ponte Dom Luís I, admirar a paisagem praiana da costa oeste da cidade e beber na animação do Bairro da Ribeira, Patrimônio Mundial da UNESCO em Portugal.
Por falar em beber, prepare-se para saborear e passear por Vila Nova de Gaia para provar o famoso vinho do Porto da região nas suas melhores caves de vinho.
Quem procura enriquecer a mente com um pouco de história e cultura poderá desfrutar de visitas à Sé do Porto, à Estação Ferroviária de São Bento. Entretanto, os artistas podem ver pinturas, esculturas e muito mais no Museu Nacional de Soares dos Reis ou no museu de arte contemporânea da Fundação de Serralves.
Ponte Dom Luis I
Esta icônica ponte de ferro em arco atravessa o rio Douro, ligando o Porto a Vila Nova de Gaia. Embora o Porto seja conhecido por ter algumas pontes, a Ponte Dom Luís I é especialmente conhecida porque foi desenhada por um aluno de Gustave Eiffel, o mentor da Torre Eiffel em Paris. Além disso, no momento da sua conclusão em 1886, esta ponte era o arco de ferro mais longo do mundo.
A ponte acomoda carros no nível inferior e o metro do Porto no nível superior; os pedestres podem caminhar ao longo da ponte em ambos os níveis. Passeie pelo convés superior da ponte e você será recompensado com vistas espetaculares dos edifícios que margeiam o rio.
Admirar a composição da ponte e as vistas que oferece é algo que todos os visitantes do Porto devem fazer. Uma visita aqui combinaria bem com uma parada em algumas das vinícolas próximas do Porto, do outro lado da ponte, em Vila Nova de Gaia. Outra opção seria embarcar num cruzeiro pelo rio Douro ou num passeio de barco, que lhe permitiria ver todas as seis pontes de uma só vez.
Catedral da Sé do Porto
Situada no topo de uma colina que vigia a cidade, a Sé Catedral do Porto (conhecida como Sé) foi originalmente construída entre os séculos XII e XIII e apresenta uma variedade de estilos arquitectônicos, incluindo românico, barroco e gótico. A igreja em forma de fortaleza é a maior da cidade e um dos monumentos mais antigos do Porto.
Tem uma fachada de pedra bastante simples, mas no interior da Sé encontra-se uma bela rosácea com vitral, uma coleção de esculturas centenárias e um retábulo de prata que outrora serviu de escritório do bispo. Enquanto isso, o claustro apresenta azulejos de cobalto e branco que retratam diferentes cenas da história religiosa.
Esta atração específica também é popular entre os visitantes graças ao seu ponto de vista privilegiado. Você pode passear pelo terraço do lado de fora da igreja e admirar a vista (e tirar fotos) dos telhados cor de terracota do Porto abaixo.
Jardins do Palácio de Cristal
Os Jardins do Palácio de Cristal apresentam arbustos verdes, passarelas sinuosas, flora colorida e fontes borbulhantes. E se você tiver sorte, poderá até vislumbrar os pavões que vagam pelos jardins. O nome do parque vem do Palácio de Cristal que existia aqui, embora tenha sido demolido em 1956 e substituído por um pavilhão abobadado que abriga uma arena esportiva e um centro de eventos multiuso, reformado em 2019.
Provar Vinho do Porto
Uma visita ao Porto não estaria completa sem uma parada para provar o produto de exportação mais notável da cidade: o vinho do Porto.
Você encontrará dezenas de caves espalhadas pelo Porto e existe até um Museu do Vinho do Porto dedicado a ensinar a história do comércio e desenvolvimento da produção do vinho do Porto. Mas se estiver mais interessado em beber, dirija-se a uma (ou várias) das melhores adegas do Porto.
A Sogrape Vinhos é proprietária das Caves Ferreria e Sandeman, e ambas locais de Vila Nova de Gaia estão a poucos passos um do outro.
Comece por Ferreira, construída em 1751 e que há muito desempenha um papel importante na história vinícola do Porto graças à sua família de notáveis enólogos. Siga pela Avenida Ramos Pinto e encontrará a sua próxima paragem, as Caves Sandeman Porto. Sandeman é a adega mais reconhecida da região, situada ao longo das pitorescas margens do rio Douro e ostentando enormes letras brancas com o nome da adega. Esta adega apresenta ainda diversas pinturas, fotografias, garrafas antigas e outras bugigangas que traçam a história da marca Sandeman.
Estação de Trens São Bento
Construída no antigo local de um mosteiro beneditino, a Estação Ferroviária de São Bento foi inaugurada em 1916; hoje, passam por aqui trens que transportam viajantes entre o Porto e muitos dos seus subúrbios ao norte.
O que é notável neste marco são os seus cerca de 20.000 painéis de azulejos pintados de azul e branco que destacam a história de Portugal. O artista português Jorge Colaco é o mentor desta peça e os seus azulejos foram montados ao longo de uma década – de 1905 a 1916. Algumas das cenas mais impressionantes incluem D. João I e D. Filipa perto da Sé Catedral da cidade em 1387 e uma representação da Batalha de Arcos de Valdevez.
Embora possa parecer incomum ver obras de arte tão detalhadas em uma estação de trem, os viajantes descrevem-nas consistentemente como extremamente impressionantes e imperdíveis.
Capela das Almas
Enquanto a Igreja do Carmo apresenta imagens feitas com azulejos pintados de azul e branco numa das faces, a Capela das Almas (também conhecida como Capela de Santa Catarina), tem esses azulejos numa parede lateral, bem como na sua fachada frontal – 16 mil azulejos ao todo.
Tal como a Igreja do Carmo, a Capela das Almas remonta ao século XVIII, embora os azulejos coloridos tenham sido acrescentados no início do século XX. Os azulejos retratam episódios da vida dos santos, incluindo o martírio da sua consagrada, Santa Catarina. Os vitrais datam do século XIX.
Tal como acontece com a outra igreja decorada de forma semelhante, a Capela das Almas recebe elogios entusiásticos pelos seus azulejos externos que chamam a atenção. Mesmo assim, vale a pena dar uma espiada lá dentro também.