Bem-vindo à deslumbrante Itália! A terra da pizza, das massas e do bom vinho oferece infinitas oportunidades de atrações turísticas para explorar o rico patrimônio cultural e histórico.
Há tantas atrações aqui que valem a pena visitar: desde a famosa Fontana de Trevi e o Templo do Panteão em Roma, passando pelas belezas naturais do Lago Como, das Dolomitas e dos Alpes até as praias arenosas do sul do país que são banhadas por o mar Mediterrâneo.
Visite a Itália para ver ruínas da época do Império Romano, bem como igrejas, museus e galerias onde você pode admirar pinturas e esculturas de tirar o fôlego. Aqui estão as atrações turísticas mais bem avaliadas neste magnífico país.
Museu do Vaticano
O Vaticano, o menor país do mundo localizado em Roma, possui um dos museus europeus mais visitados. O Museu do Vaticano foi fundado no século XVI e hoje registra cerca de 6 milhões de visitantes por ano como uma das maiores atrações turísticas da Itália.
Todo um complexo consiste em dezenas de galerias que também apresentam esculturas romanas únicas e uma extensa coleção de objetos egípcios antigos.
O Museu do Vaticano é mais conhecido por suas galerias de pinturas, onde você pode ver obras renascentistas e barrocas de artistas importantes como Caravaggio, Ticiano, Rafael e Leonardo da Vinci. No Museu de Arte Contemporânea você ficará encantado com as obras de Salvador Dali, Vincent Van Gogh, Picasso e outros pintores famosos.
Um verdadeiro espetáculo é conhecer a Capela Sistina, com belos afrescos de Michelangelo e um teto lindamente pintado que vai deixar você sem palavras.
Se tiver tempo, além de visitar o Museu do Vaticano, visite a maravilhosa Basílica de São Pedro e suba até o topo para ter uma vista deslumbrante de Roma.
Aquário de Gênova, Itália
Você sabia que o Aquário de Gênova abriga mais de 500 espécies de animais? Com cerca de um milhão de visitantes por ano, o Aquário de Génova tornou-se uma das atrações turísticas italianas mais visitadas.
Você leva cerca de 3 a 4 horas para visitar o Aquário. Você pode assistir a um show com golfinhos, diversas espécies de pinguins do Reino do Gelo que imitam as condições da Antártica e curtir um filme 3D sobre tubarões.
A glória de Génova foi trazida ao mundo por marinheiros famosos, entre os quais o mais famoso é Cristóvão Colombo. Para uma experiência completa em Gênova, visite o Museu Marítimo Galata, onde você poderá aprender mais sobre navegação, ver galeras e um verdadeiro submarino.
Palazzo Ducale e Basílica de São Marcos em Veneza
A Veneza Mágica é uma pérola do Mediterrâneo. Canais, gondoleiros e clima romântico são marcas registradas da cidade. Mas em Veneza, além do passeio de gôndola ao longo do Grande Canal, há também dois hotspots que atraem muitos visitantes.
O Palácio Ducal ou Palazzo Ducale é um palácio gótico do século XIV. Foi a sede dos líderes da república veneziana e hoje foi transformada em museu.
Está localizado na Praça de São Marcos (Piazza San Marco), conhecida por suas belas decorações. Você pode ver inúmeras esculturas na fachada, bem como obras de Ticiano, Tintoretto e outros artistas notáveis no interior do palácio.
A Basílica de São Marcos é outro local popular em Veneza. Foi construída no século XI como capela do Doge de Veneza. Após as Cruzadas em 1204, relíquias de Constantinopla foram trazidas para lá.
No Museu de São Marcos e no tesouro da basílica você pode ver mosaicos, tapetes persas, objetos de ouro e prata, além de produtos de vidro de artesãos venezianos e bizantinos.
Coliseu de Roma e o Fórum Romano
O Coliseu de Roma é um símbolo da “cidade eterna”, uma das sete maravilhas do mundo, melhores atrações da Itália e Patrimônio Mundial da UNESCO. Foi construído no século I e representava o maior anfiteatro do mundo, que atrai cerca de 7 milhões de visitantes todos os anos. Lutas de gladiadores e shows de animais acontecem lá há séculos.
Além da visita padrão às arquibancadas do Coliseu, não deixe de reservar um emocionante passeio pelo Hipogeu, uma área subterrânea. Nessas salas subterrâneas, os gladiadores se preparavam antes de subir no elevador de madeira ao palco em busca da glória diante de 70 mil espectadores entusiasmados.
O Fórum Romano está posicionado perto do Coliseu. Palácios, o Senado, tribunais e mercados localizavam-se nesta antiga praça. Havia um centro comercial e comercial em Roma.
Aqueles que viriam a Roma pela primeira vez observaram com entusiasmo as grandiosas estátuas dos imperadores romanos e os imponentes edifícios de mármore. Hoje, o Fórum Romano é um dos sítios arqueológicos mais importantes da Itália.
Curiosamente, é seguido por outro local importante que você pode visitar como parte do mesmo passeio próximo ao Coliseu e ao Fórum Romano. É o Monte Palatino, uma das sete colinas romanas.
Os imperadores romanos construíram ali palácios e templos, por isso este local é considerado a parte mais antiga de Roma. Visite a Casa de Augusto, restos do palácio do primeiro imperador romano, em cujas paredes ainda se podem ver frescos pintados.
No Museu Palatino você verá numerosos objetos encontrados durante as escavações arqueológicas da Roma Antiga.
Passeio de barco até a Ilha de Capri
Um pouco ao sul de Nápoles fica a bela península de Sorrento, com uma encantadora cidade de mesmo nome. Passeie pelas ruas estreitas de Sorrento, pare numa das muitas pequenas oficinas ou simplesmente delicie-se com a vista das imponentes falésias que emergem do azul turquesa do Mar Tirreno.
Uma viagem de um dia à ilha de Capri é uma ótima ideia! Alugue um pequeno barco para navegar por esta bela ilha. É também um excelente local para mergulho com snorkel, e você também pode ver incríveis cavernas marinhas nas proximidades. Com certeza você vai se lembrar por muito tempo da visita à caverna da Gruta Azul!
Catedral Duomo de Milão
Depois da Basílica de São Pedro em Roma, a Catedral Duomo é a segunda maior igreja católica da Itália. Está localizada na praça da cidade, Piazza del Duomo, em Milão, capital mundial da moda.
A construção do Duomo começou no século XIV. É reconhecível pelo seu estilo gótico específico, numerosas torres e mais de 3.000 esculturas. Curiosamente, o famoso líder do exército Napoleão Bonaparte foi coroado no Duomo.
Se você comprar um ingresso especial, poderá ir ao terraço da cobertura da catedral Duomo e desfrutar de uma bela vista, que com certeza ficará gravada na sua memória por muito tempo.
Em Milão, você também pode visitar a impressionante casa de ópera “La Scala”, bem como o Castelo Sforza com vários museus fantásticos. Milão é uma cidade da moda e do futebol, por isso aqui você encontra lojas de marcas de moda mundialmente famosas ou pode visitar o fantástico estádio de futebol San Siro.
Torre de Pisa
Você sabia que a Torre de Pisa tem quase 900 anos? A construção da torre iniciou-se no século XII, com a intenção de construir uma alta torre sineira junto à catedral existente.
Porém, devido a uma fundação mal feita, a construção foi suspensa. O trabalho continuou dois séculos depois.
A Torre Inclinada de Pisa tem 12 andares e cerca de 56 metros de altura. Está sob proteção da UNESCO há mais de 30 anos. Se você está se perguntando o quão torta é a Torre Inclinada de Pisa, a resposta é 5,5%. O suficiente para ser uma das maiores atrações turísticas da Itália e um dos locais mais fotografados deste belo país.
Não se esqueça de visitar o Museu Nacional de Pisa, onde poderá ver esculturas e pinturas da Idade Média. O Batistério de São João de Pisa irá encantá-lo com sua bela fachada e decoração.
No final da sua visita a Pisa, passe pela Gelateria De Coltelli para saborear sorvetes de primeira qualidade enriquecidos com diversos sabores.
Monte Etna
Você sabia que o Monte Etna é o maior e mais ativo vulcão da Europa? E o melhor de tudo é que você pode subir até o topo, a 3.340 metros de altitude, e desfrutar de uma experiência incrível e de uma vista fantástica!
Para sua própria segurança, não suba sozinho. Os guias locais podem organizar um passeio inesquecível para você, atravessando parte do caminho de teleférico e parte do caminho de jipe.
Ao chegar a 2.900 metros acima do nível do mar, você ainda tem uma hora e meia para caminhar até a borda da cratera. Uau! Como é bom estar a um passo de uma força tão poderosa!
A Sicília é um destino maravilhoso para férias e exploração. Abaixo do Etna fica a cidade de Catânia , com belos edifícios barrocos e uma animada rua Via Etnea com muitos cafés e lojas. Catânia é um centro universitário e onde há jovens também há boa vida noturna.
Se você gosta de história, visite o Museu Arqueológico de Palermo e o Vale dos Templos em Agrigento, onde você verá os restos de templos gregos.
Museus e palácios da Toscana, Itália
Toscana incrível. Colinas verdes, vinhedos sem fim e cidades-museu como Siena e San Gimignano. Uma das belas cidades da Toscana e principais atrações da Itália é Florença. O centro histórico, que abriga museus, é um verdadeiro paraíso para os amantes da arte e da história.
Conheça Florença na Piazza Della Signoria. Esta praça é praticamente um museu a céu aberto com inúmeras esculturas. Abriga também a famosa Galeria Uffizi, com uma rica coleção de arte renascentista. As obras de Michelangelo, Leonardo, Botticelli e outros mestres da pintura são vistas por mais de um milhão e meio de turistas todos os anos.
Atravesse a Ponte Vecchio, que resistiu a inundações e outras adversidades durante séculos. Foi inclusive a única ponte da cidade que sobreviveu à devastação durante a Segunda Guerra Mundial.
Perto da ponte fica o Palácio Renascentista Pitti, com um lindo jardim. Foi residência de Napoleão e do Rei da Itália e hoje é uma galeria de arte com vários museus.
Costa Amalfitana
A Costa Amalfitana está localizada ao sul do Golfo de Nápoles, perto da ilha de Capri. Existem 13 pequenas cidades e vilarejos ao longo dos 50 quilômetros de costa íngreme. Devido às suas arquiteturas específicas e belezas naturais, a Costa Amalfitana foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO e, portanto, uma das principais atrações da Itália.
As casas coloridas dispostas umas sobre as outras são um detalhe comum a todos os lugares da Costa Amalfitana. Alguns lugares são tão próximos uns dos outros que você pode caminhar entre eles.
O local mais visitado da Costa Amalfitana é Positano. Há também a vila de pescadores de Praiano, depois Maiori com uma ampla praia, e Amalfi, cidade que deu nome a toda a Riviera.
Não deixe de visitar Ravello, pois este lugar oferece as mais belas vistas do litoral e do Mar Tirreno. Além disso, lá você pode ver os belos jardins da Villa Rufolo e da Villa Cimbrone.
Cinque Terre
Cinque Terre está localizado na parte noroeste da Itália, às margens do Mar da Ligúria.
A primeira impressão é que se parece com a Costa Amalfitana. Você pode ver falésias íngremes subindo do mar e uma infinidade de casas coloridas sobre elas. Cinque Terre consiste em cinco vilas encantadoras: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare.
Devido à falta de lugares de estacionamento, só é possível chegar a estas aldeias de ônibus a partir de La Spezia. Não existem museus, palácios e igrejas, que costumam ser as principais atrações das cidades italianas. Você admirará o ambiente, a beleza natural e o estilo de vida pesqueiro.
Manarola e Vernazza são aldeias piscatórias tradicionais com um pequeno porto e um cais para barcos. Ao contrário deles, Corniglia não fica na costa marítima. Esta vila está localizada em uma colina, acessível por escadas ou microônibus. Escolha a forma adequada considerando sua condição.
Monterosso al Mare, sendo a maior vila, tem a maior praia de areia. Paralelo à praia existe um longo passeio marítimo, com cafés e restaurantes. Riomaggiore é a vila mais populosa e os visitantes são mais atraídos pela rua Via Colombo, com seus diversos restaurantes e lojas de souvenirs.
Centro histórico medieval de Bolonha
Bolonha é uma das melhores atrações de uma cidade encantadora do norte da Itália, localizada entre Florença e Veneza. A universidade europeia mais antiga, com cerca de 100.000 estudantes por ano, faz de Bolonha um importante centro educacional.
Bolonha tem um centro histórico protegido pela UNESCO. O centro histórico de Bolonha é dominado pela Piazza Maggiore, onde você pode ver vários palácios renascentistas. Há também uma grande catedral gótica, a Basílica de San Petronio.
Você sabia que os ricos locais mostraram seu status construindo torres? Costumava haver cerca de cem torres na cidade, enquanto cerca de vinte delas sobreviveram à devastação do tempo. A mais alta é a Torre Asinelli, com 97 metros de altura. A vista do topo da torre é notável!
Perto dali, na zona medieval do Quadrilatero, encontra-se o famoso mercado alimentar Mercato di Mezzo, onde pode comprar iguarias locais como massas ou parmesão. O Museu Arqueológico de Bolonha e a Galeria Nacional de Bolonha também atraem muitos visitantes com as suas valiosas coleções de arte.
Verona, a romântica cidade de Romeu e Julieta
Você sabia que em Verona existe uma Arena, um anfiteatro romano do século I? Está bem preservado, por isso, graças à boa acústica, hoje acontecem lá concertos e festivais de música.
No entanto, as primeiras associações a mencionar Verona são Romeu e Julieta. A história do drama de Shakespeare está localizada nesta cidade, e um edifício atrai mais visitantes. É a Casa de Julieta, com sua estátua de bronze no pátio. Segundo a lenda, quem tocar na estátua terá sorte no amor.
Um local popular em Verona é a praça Erbe, com uma fonte medieval, a torre Lamberti de 84 metros de altura e um impressionante palácio com belas estátuas.
Não se esqueça de visitar o Castelo Castelvecchio. Foi construído em tijolo vermelho no século XIV, em estilo gótico. Hoje abriga um museu com importantes obras da pintura renascentista.