DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

5 Melhores Áreas para se Hospedar em Cracóvia, na Polônia

Compartilhe:

Cracóvia é uma cidade histórica que vale a pena visitar se você estiver planejando uma viagem à Polônia. Mas quais são as melhores áreas para ficar em Cracóvia?

Nós já fomos 3 vezes para a Polônia e sabemos que Cracóvia tem muitas coisas a oferecer aos turistas. Da bela Cidade Velha protegida pela UNESCO ao Castelo Real de Wawel, lar da família real da Polônia por séculos, esta antiga capital da Polônia é a mais visitada da cidade por turistas internacionais e poloneses por um motivo.

Há também uma vibrante cena de comida e bebida para explorar, bem como festivais de arte e música de primeira linha. Finalmente, muitas pessoas escolhem visitar Cracóvia devido aos passeios de um dia ao alcance, incluindo Auschwitz e as Minas de Sal de Wieliczka

melhores areas ficar cracóvia
Krakow Stock photos by Vecteezy

Assim, se você está planejando ficar em Cracóvia por um fim de semana ou uma semana inteira, a melhor área para ficar em Cracóvia depende de quais atividades você mais se interessa. Em geral, as melhores áreas para ficar em Cracóvia são perto do centro da cidade, pois é onde a maior parte da ação acontece, de atrações a restaurantes e festivais. No entanto, esta área pode ser bem cara, então se você estiver viajando com uma família ou com orçamento limitado, você pode querer ficar em outro lugar.

Nesta lista, você encontrará as 5 melhores áreas para ficar em Cracóvia. Cada área é a melhor por diferentes razões, que serão explicadas em detalhes neste artigo.

O centro histórico de Cracóvia

A Cidade Velha de Cracóvia (Stare Miasto) é um dos marcos mais visitados de toda a Polônia, e até mesmo de toda a Europa. Isso por um bom motivo. Os belos edifícios da Cidade Velha têm centenas de anos e sobreviveram à Segunda Guerra Mundial, enquanto outras cidades da Polônia tiveram seus edifícios históricos devastados. As pessoas se aglomeram na Cidade Velha especialmente para explorar a Praça do Mercado e todas as atividades que acontecem lá, incluindo o muito popular Mercado de Natal de Cracóvia no inverno. Portanto, também é um lugar muito popular para ficar ao visitar Cracóvia. 

Não é de surpreender que haja muitos lugares para ficar no centro histórico de Cracóvia. De hotéis 5 estrelas caros a hotéis boutique e Airbnbs em cortiços históricos, há muitas opções, e muitas pessoas ficam nesta área quando visitam. No entanto, há algumas desvantagens em escolher ficar no centro histórico. Primeiro, o centro histórico continua muito barulhento quase 24 horas por dia, 7 dias por semana. Milhares de turistas exploram durante o dia e, à noite, a vida noturna agitada de Cracóvia sai para brincar, garantindo que o barulho não pare, exceto por algumas horas bem cedo pela manhã.

No entanto, ficar na Cidade Velha permite que você fique perto de tudo. Você pode caminhar até quase todas as principais atrações de Cracóvia em 20 minutos. Você também pode chegar à estação de trem principal e fazer muitas viagens incríveis de um dia, com a estação a apenas 15 minutos do coração da Cidade Velha.

E, embora seja barulhento, aqui você poderá vivenciar a atmosfera que atrai milhões de pessoas a visitarem a cidade todos os anos. Pode não ser a experiência culturalmente mais autêntica, mas certamente é a experiência mais autêntica para Cracóvia.

Atrações no centro histórico de Cracóvia

Como mencionado, muitas das melhores coisas para fazer em Cracóvia ficam a uma curta distância do centro histórico. O centro histórico em si abriga muitas das atrações, desde a Igreja de Santa Maria seus cantos fúnebres de trombeta de hora em hora até o Museu Czartoryski e o Museu Subterrâneo Rynek, onde você pode explorar a Praça do Mercado de Cracóvia original abaixo da atual.

Restaurantes no centro histórico de Cracóvia

O que pode ser ainda melhor do que as atrações é a cena gastronômica na Cidade Velha. É verdade que os restaurantes na Cidade Velha podem às vezes ser turísticos e bem mais caros do que em outras partes da cidade. No entanto, algumas das melhores cozinhas polonesas autênticas que já comi foram pedidas e compradas na Cidade Velha de Cracóvia. À noite, você poderá se envolver na melhor vida noturna da Polônia, com muitos bares com bons (mas altos) preços para escolher. 

Transporte para quem se hospeda no centro de Cracóvia

Se você estiver hospedado na Cidade Velha, duvido que precise usar tanto o transporte público. A menos que queira ir a alguns dos locais mais subestimados fora da cidade, como o Parque Zakrzówek ou Nowa Huta, você pode caminhar para quase qualquer lugar da Cidade Velha.

No entanto, várias linhas de bonde passam pela Cidade Velha e ao redor dela, com conexões para qualquer lugar da cidade. Os ônibus vão para qualquer outro lugar que os bondes não vão. E você está a uma curta distância da principal estação de trem de Cracóvia, onde há trens e ônibus para outros lugares na Polônia ou um trem curto para o aeroporto de Cracóvia para seu voo de volta para casa. 

Onde ficar no centro histórico de Cracóvia

Há uma abundância de bons hotéis e apartamentos para escolher ao se hospedar no centro histórico de Cracóvia. Uma das melhores e mais elegantes opções é o Hotel Polski pod Białym Orłem, um hotel 5 estrelas localizado no extremo norte do centro histórico.

Sua estadia mais acessível será em um albergue, como o Little Havana Party Hostel, que é ótimo se você é um jovem viajante solo tentando fazer amigos, com eventos noturnos e uma atmosfera social. 

Kazimierz

Se o barulho da Cidade Velha não lhe parece atraente, mas você ainda quer estar no centro de Cracóvia, considere ficar em Kazimierz.

Kazimierz é a parte “da moda” de Cracóvia. Embora haja muitos turistas que vão para Kazimierz, os moradores também ficam aqui. Kazimierz tem uma história complicada, mas hoje se destaca como o moderno bairro judeu de Cracóvia. Cracóvia tem uma população judaica há muitos anos, com essa população vivendo na cidade irmã separada de Kazimierz, do outro lado do rio, onde Podgórze está hoje. Hoje, você encontrará museus, sinagogas e restaurantes judaicos nesta área. 

Nós nos hospedamos 2 vezes em Kazimierz e pessoalmente, já darei o spoiler que esta é a nossa área preferida para se hospedar em Cracóvia.

Além da conexão judaica, Kazimierz também é um distrito lindo. Ruas estreitas com prédios antigos e prédios cobertos de hera são uma característica principal desta área. A parte sul do distrito é cercada pelo Rio Vístula, e você pode caminhar e andar de bicicleta ao longo do calçadão aqui, ou fazer um passeio pela ponte até Podgórze. Então, se você está procurando um distrito um pouco mais tranquilo, mas ainda movimentado, Kazimierz é provavelmente o melhor lugar para ficar em Cracóvia para você. 

Atrações e restaurantes em Kazimierz

Como mencionado, Kazimierz tem um caráter judaico distinto devido à história. Muito disso é centrado em torno da Rua Szeroka, que é repleta de restaurantes judeus, várias sinagogas e o antigo cemitério judeu. Você também pode encontrar o Museu Galicja para aprender mais sobre os judeus de Cracóvia.

Para história não judaica, visite Plac Nowy. Aqui você pode provar um dos pratos típicos da culinária polonesa , a zapiekanka. O edifício circular na praça vende apenas essas deliciosas baguetes cobertas com cogumelos, linguiça e mussarela, com outras coberturas opcionais. Também há muitos restaurantes excelentes perto desta área. 

Transporte para quem fica hospedado em Kazimierz

Kazimierz tem bondes circulando na extremidade oeste e leste do distrito, com ambas as linhas indo para a estação central de trem ou para a Cidade Velha. Esses mesmos bondes podem levá-lo através do rio para outras atrações da cidade. Além disso, o distrito de Kazimierz é muito fácil de caminhar. Você também pode caminhar até a Cidade Velha em cerca de 20-25 minutos, e até o Castelo Real de Wawel em cerca de 15 minutos. 

Onde ficar em Kazimierz, o bairro judeu de Cracóvia

O lugar mais estiloso para ficar em Kazimierz é talvez o Golden Tulip. Este hotel 4 estrelas tem comodidades de primeira linha, uma localização bem ao lado de um ponto de bonde e um preço acessível com um excelente café da manhã para começar.

Para uma experiência de apartamento com vista para o Rio Vístula, considere o GA Luxury Apartments. Estes são apartamentos completos que têm todas as comodidades que você deseja, permitindo que você economize dinheiro em comida por poder cozinhar para si mesmo, e também são uma ótima opção para famílias.

Nowy Swiat e Piasek Poludnie

Você está procurando um bairro tranquilo sem querer ficar longe do centro de tudo? Os bairros de Nowy Swiat ou Piasek Poludnie são boas escolhas para sua estadia em Cracóvia. Ambas as áreas estão localizadas a sudoeste da Cidade Velha, mas você pode caminhar até a Cidade Velha em 10 minutos. Este é um bairro onde os moradores realmente vivem e operam.

Nós nos hospedamos em Piasek Poludnie na nossa primeira vez em Cracóvia e adoramos o local.

Outra vantagem de ficar nesta área é que os preços dos hotéis caem imediatamente. Há também uma variedade de Airbnbs e outras casas de família para escolher, e dada a idade deste bairro, é improvável que você encontre novos edifícios que foram construídos apenas para turistas e contribuem negativamente para a moradia local. Em geral, qualquer uma dessas áreas é boa se você quer uma estadia tranquila perto do centro, e não se importa em ficar um pouco longe do centro de tudo. 

Atrações e restaurantes nos bairros de Nowy Świat/Piasek Południe

Uma desvantagem dessas áreas é que não há atrações nesses bairros. No entanto, há algumas próximas. Uma dessas atrações é o Museu Nacional de Cracóvia, com sua coleção de obras de arte e artefatos históricos locais. Logo depois do museu fica o Henryk Jordan Park, um jardim botânico de estilo britânico que abriga uma popular pista de patinação no gelo no inverno. Você também não está muito longe do Rio Vístula e do Castelo Real de Wawel, bem como da Cidade Velha.

Além das atrações, a gastronomia também é um problema neste bairro. Não há muitos restaurantes para escolher. No entanto, os que existem são muito mais locais, têm preços locais e ainda têm boa comida. Se você preferir cozinhar, também há grandes supermercados nessas áreas. 

Um dos nossos restaurantes preferidos da área é o Restaurante Smakolyki.

Transporte para quem ficar em Nowy Swiat ou Piasek Południe

Como mencionado, você pode caminhar para muitos lugares daqui em cerca de 10-15 minutos. Há também uma linha de bonde que corre diretamente entre as áreas, com um serviço de bonde para a Cidade Velha, bem como o serviço central de trem.

Há serviço de ônibus para outras atrações e linhas de bonde, bem como a principal estação de ônibus. Então, o transporte não é tão conveniente quanto na Cidade Velha, mas ainda assim é muito conveniente. 

Lugares para se hospedar em Nowy Swiat e Piasek Poludnie em Cracóvia

Alguns dos hotéis mais caros de Cracóvia são encontrados na parte Nowy Swiat, incluindo o Sheraton Grand Kraków e o Bachleda Luxury Hotel. No entanto, existem algumas opções mais típicas, como o Novotel Kraków Centrum e o ibis Kraków Centrum, que compartilham um prédio e oferecem diferentes faixas de preço. No entanto, também existem muitos outros excelentes hotéis de apartamentos nesta área, como o Cybulskiego Guest Rooms e o Hotel Krupnicza 30, com apartamentos completos.

Piasek Pólnoc e Kleparz

Piasek Pólnoc e Kleparz são mais dois bairros perto da Cidade Velha. Ambos são semelhantes às áreas mencionadas anteriormente, pois estão a uma curta distância de muitas das melhores coisas para fazer, enquanto também são muito mais silenciosos.

Ficar nessas áreas também o coloca a uma curta caminhada da principal estação de trem, tornando essas áreas um lugar conveniente para ficar se você planeja usar Cracóvia como base para explorar mais a Polônia. 

Além disso, os preços nessas áreas ficam exponencialmente mais baratos em comparação com a Cidade Velha, apesar da proximidade. Você também terá uma sensação mais local, como nas áreas anteriores. Há também uma cena gastronômica muito boa nesta área, com mercados e restaurantes semelhantes. Então, se você não gosta das opções nas duas áreas anteriores e ainda está procurando um bairro tranquilo em Cracóvia, Piasek Pólnoc ou Kleparz são ótimas opções.

Atrações e restaurantes nos bairros de Piasek Pólnoc e Kleparz, Cracóvia

Assim como as duas áreas anteriores, esta área de Cracóvia é majoritariamente residencial. Portanto, não há muitas atrações para turistas nas proximidades.

Mas você está a apenas uma curta caminhada do centro histórico e pode obter transporte adicional para as principais atrações de lá. O principal atrativo desta área são os restaurantes. Este distrito é cheio de restaurantes que os turistas no centro histórico parecem não encontrar (então mantenha esta área em segredo!). Há muitas joias escondidas para explorar e encontrar aqui com deliciosa culinária polonesa e também internacional (incluindo burritos incrivelmente bons!)

Além disso, há dois mercados para explorar: Stary Kleparz e Nowy Kleparz. Apesar de Stary Kleparz estar a poucos passos da extremidade da Cidade Velha, os turistas nem sempre chegam aqui. Este é um bom lugar para comprar frutas frescas, vegetais, carne, mel, bebidas alcoólicas e outras coisas aleatórias. Se você quer uma garantia de quase nenhum turista, vá para Nowy Kleparz, que é mais tranquilo, mas ainda tem as mesmas ofertas. 

Transporte para quem fica em Piasek Pólnoc e Kleparz

O transporte nessas áreas é muito simples. A estação de trem pode ser alcançada a pé em cerca de 10 minutos, embora também haja alguns ônibus serpenteando pelas ruas estreitas dessas áreas. Alternativamente, você pode caminhar em direção à Cidade Velha e pegar um bonde para quase qualquer lugar que precise ir.

O principal destaque do transporte é a proximidade das estações de trem e ônibus, de modo que outras cidades polonesas como Varsóvia, Zakopane e Gdansk estão ao alcance fácil de trem.

Hospedagem em Piasek Pólnoc e Kleparz, Cracóvia

Esta área é cheia de albergues, que oferecem quartos compartilhados e pequenos quartos privados, alguns com banheiros compartilhados e alguns com banheiros privados. Bons exemplos de albergues nesta área incluem Dizzy Daisy Downtown HostelLemon Tree Hostel e Amber Hostel. Para uma experiência de hotel, você pode ficar no Mercure Kraków Stare Miasto, do outro lado da rua da estação de trem. 

Stare Podgórze

Se você está procurando uma experiência diferente enquanto estiver hospedado em Cracóvia, atravesse o Rio Vístula até Stare Podgórze. Este bairro de Cracóvia costumava ser uma cidade há 200 anos, mas desde então se fundiu com Cracóvia, e é parte da área mais ampla, historicamente significativa e protegida de Cracóvia. 

Atrações e restaurantes em Stare Podgórze

É fácil acessar as principais atrações de Cracóvia a partir de Stare Podgórze, com Kazimierz do outro lado do rio e a Cidade Velha a uma curta linha de bonde. Mas, o benefício de ficar aqui é que você tem bom acesso a outras atrações menos visitadas.

Uma atração que ainda é muito popular e encontrada em Stare Podgórze é a Fábrica de Schindler, que abriga um incrível museu interativo no local da antiga fábrica. Então, vá até a Praça do Gueto, que tem um monumento de cadeiras vazias para comemorar os judeus reunidos nesta área e depois siga para a fábrica. 

A principal desvantagem de ficar no bairro de Podgórze é a cena gastronômica. O centro do distrito infelizmente não tem muitos restaurantes para escolher em comparação a quase qualquer outro bairro em Cracóvia. Uma exceção notável é Hala Lipowa, uma praça de alimentação localizada ao lado do Museu Schindler, mas este é um lugar caro e lotado. Então, para comer, é melhor você dar uma volta por uma das belas pontes sobre o Vístula até Kazimierz para comer alguma coisa. 

Transporte para quem fica hospedado no bairro de Podgorze

A outra desvantagem de ficar em Stare Podgórze é que ele não é tão centralmente localizado e acessível a pé. Há algumas colinas espalhadas por este distrito, e para chegar às outras partes da cidade é uma caminhada de 40-50 minutos, ou uma viagem de bonde de 15 minutos.

Mas, em geral, há muitos bondes e ônibus para levá-lo aonde você precisa ir.

Hotéis em Podgórze, Cracóvia

Para um hotel com toques modernos e um bom preço, considere o Xerion Hotel. Ele tem localização central, é avaliado como impecável e oferece um ótimo café da manhã. O Qubus Hotel é outro hotel estiloso que também oferece piscina, sauna e uma curta caminhada até a orla do rio.

Conclusões sobre as melhores áreas para ficar em Cracóvia

Então, há muitas boas escolhas entre as melhores áreas para ficar em Cracóvia. Da empolgante e central, mas cara Cidade Velha, às áreas mais silenciosas, mas convenientes de Nowy Swiat, Piasek Poludnie, Piasek Pólnoc e Kleparz, há uma opção para cada orçamento em Cracóvia.

Espero que você tenha encontrado a área para ficar em Cracóvia que melhor se encaixa em seus planos de viagem!

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *