Se você está planejando uma viagem para a maravilhosa cidade de Paris, na França, certamente se perguntou: “Qual o melhor bairro para se hospedar em Paris?” Bem, você veio ao lugar certo!
Neste guia completo, vamos mergulhar nos encantos e peculiaridades dos bairros parisienses para ajudá-lo a tomar a melhor decisão em sua estadia na Cidade Luz.
Se você está planejando uma viagem a Paris, entender a estrutura dos bairros e arrondissement, os nomes e a organização da cidade certamente o deixará com dor de cabeça! Mas não tema, organizei Paris para você e acrescentei algumas explicações.
Hospedagens em Paris
Se você está tentando decidir entre ficar em um hotel ou em um Airbnb em Paris, a escolha realmente depende de suas preferências e do tipo de viagem que você está procurando. Quando viajamos, gostamos de tentar nos misturar, ver os locais e desfrutar da cultura e da culinária. Por isso, quase sempre escolhemos ficar em um Airbnb. Isso nos ajuda a ter uma experiência mais “local” do que “turística”. Se você nunca experimentou o Airbnb, deveria!
Hostels são outra ótima alternativa para hotéis ou Airbnbs, especialmente se você estiver viajando sozinho, com um amigo ou com um orçamento limitado. Os hostels evoluíram muito nos últimos anos e têm realmente superado minhas expectativas ultimamente. Leia mais sobre os melhores hostels em Paris para muitas opções excelentes.
Embora queira ter uma experiência local, você também não quer estar tão longe dos locais a ponto de levar séculos para chegar a qualquer lugar! Tenha o cuidado de observar onde exatamente fica sua hospedagem, pois só porque um hotel fica em “Paris” não significa que você não levará 30 minutos para chegar à Torre Eiffel!
Portanto, é melhor aprender sobre os Arrondissements (vamos te ensinar logo abaixo) antes de decidir os melhores bairros de Paris para ficar.
Booking.comO que é um Arrondissement
Em primeiro lugar, vamos falar sobre o que diabos é um Arrondissement, e o mais importante, como você o pronuncia!
Pronúncia do arrondissement: “Ah-Ron-Dees-Mohn”
Um arrondissement é basicamente um distrito administrativo de Paris. Existem bairros separados, ou quartiers, em cada distrito de Paris, e até mesmo bairros que se estendem por mais de um distrito. Portanto, pode ser difícil dizer onde você está em determinados locais.
Os Arrondissement de Paris começam no centro da cidade (perto de Notre Dame) e saem de lá em espiral, com o 1º Arrondissement no centro e do 12º ao 20º nos arredores de Paris.
Não deixe de ler também: Os Melhores Passeios e Tours de Paris, França
Mapa dos distritos de Paris
Este bonito mapa de Paris mostra a cidade e seus arrondissement de maneira simples. Você pode ver o padrão de espiral começando no Arr. 1 e serpenteando no sentido horário até chegar a 20. Recomendo ficar na zona em rosa se for sua primeira viagem a Paris.
Como escolher o melhor arrondissement para se hospedar em Paris
Existem 20 distritos de Paris e cada um tem seu charme único, mas acredito que alguns são melhores do que outros se você estiver visitando Paris. Vou apresentar cada um para você para que você possa decidir onde ficar em Paris de acordo com seu gosto e necessidades.
Minha recomendação pessoal é que você escolha entre 1º ao 8º distrito de Paris. Eles estarão dentro e ao redor do centro da cidade e, portanto, convenientemente localizados em relação à maioria dos melhores lugares para se visitar em Paris.
Se você está se perguntando em qual distrito ficar em Paris, aqui está uma lista dos Arrondissements, juntamente com prós e contras e acomodações a preços acessíveis em cada área para que você possa escolher por si mesmo:
Guia dos Arrondissement de Paris
✔1º Arrondissement – Louvre
Este arrondissement é um dos mais antigos e também um dos menores. Fica na margem direita do Sena e também inclui uma pequena parte da extremidade oeste da Île de la Cité. Se você está vindo para Paris por um curto período de tempo, eu sempre recomendo que você fique perto do 1º Arrondissement. Você terá acesso fácil a muitos dos melhores lugares para visitar em Paris.
Principais locais no 1º Arrondissement:
- Museu do Louvre
- Jardins das Tulherias
- Pont des Arts
- Place de Vendôme
- Rue de Rivoli
- Place de la Concorde
- Sainte Chapelle
- Conciergerie
- Les Halles
- Arco do Triunfo do Carrossel
- Palais Royal
- Margens dos rios
- Pont Neuf
- Place Vendôme
- Musée de l’Orangerie
Como você pode ver, há muito o que fazer apenas no 1º Arrondissement . Pode levar uma semana ou mais para ver tudo. É um dos melhores lugares para se hospedar em Paris, perto de tudo o que você deseja ver e fazer. Outra coisa que adoro nesta área é que existem várias estações de metro nas proximidades, tornando o deslocamento por Paris muito conveniente.
Ficar no 1º Arrondissement geralmente não é barato, pois é muito central, mas há alguns airbnbs muito acessíveis na vizinhança.
Prós e Contras do 1º Arrondissement
- PRÓS: Central para todos os locais principais.
- CONTRAS: Bastante cheio de turistas, caro.
✔2º Arrondissement – Bourse
Este é o menor distrito de Paris. É um importante distrito comercial. É famoso pelos têxteis e por ter muitas lojas e restaurantes, mas minha parte favorita do 2º Arrondissement são as galerias comerciais cobertas de 1800, chamadas de Passages.
Principais locais no 2º Arrondissement:
- Passage des Panoramas
- Galerie Vivienne
- Passagem Choiseul
- Opera Garnier
- Le Grand Rex (o maior cinema da Europa)
O 2º Arrondissement é um bom lugar para ficar, ainda perto de todos os locais do 1º com um toque mais local. As passagens são realmente algo que você deve explorar. Eu amo os pequenos corredores cobertos alinhados com lojas de segunda mão, lojas de brinquedos, livrarias e boutiques.
Prós e Contras do 2º Arrondissement
- PRÓS: Ainda perto de todos os locais, Passagens.
- CONTRAS: Ocupado com trabalhadores de negócios.
✔3º Arrondissement – Temple – Le Marais North
Essa é uma daquelas situações confusas de que estava falando, quando uma área ou bairro abrange mais de um Arrondissment. Nesse caso, Le Marais fica no 3º e ao 4º Arrondisements de Paris. Esta área é o segundo menor distrito de Paris. É uma área bonita e histórica, e abriga algumas das residências da nobreza francesa dos anos 16-1700.
Você pode vir ao Le Marais para ter uma sensação pré-revolucionária em Paris. Eles o chamam de pré-revolucionário porque, durante a revolução, Napoleão intencionalmente alargou muitas das ruas de Paris para evitar que a resistência criasse barricadas nas estreitas vielas parisienses. Felizmente para nós, ele esqueceu desta seção! Você pode passear pelas estradas estreitas e antigas de Le Marais.
Principais locais no 3º Arrondissement:
- Place des Vosges
- Hôtel Carnavalet (Museu de História de Paris)
- Arquivos Nacionais
- Museu Picasso
- Museu de Artes e Ofícios
- Place de la République
- Nicolas Flamel House (a casa mais antiga de Paris)
O 3º Arrondisement é uma ótima escolha se você deseja estar no centro de muitos dos locais, ter a sensação e a vizinhança de Le Marais, mas ainda estar um pouco afastado do centro turístico.
Prós e Contras do 3º Arrondissement
- PRÓS: Ainda bastante perto de todos os locais, museus, parte do Le Marais.
- CONTRAS: Um pouco mais longe dos locais e do rio.
✔4º Arrondissement – Hôte de Ville – Le Marais South
Ok, então aqui está o resto do Le Marais no 4º Arrondissement! É o 3º menor arrondissement e tem a mesma sensação que o 3º, mas fica mais perto do Sena e inclui Notre Dame na Île de la Cité, bem como Île Saint-Louis. É um dos melhores lugares de Paris para uma sensação do velho mundo perto de toda a ação. Eu amo a sensação do bairro e a proximidade com os locais e acessibilidade ao transporte público.
Principais locais no 4º Arrondissement:
- Notre Dame
- Sainte Chapelle
- Île de la Cité
- Île Saint-Louis
- Hôtel de Ville
- Centro Pompidou
- Queen Elizabeth Flower Market
- Place de la Bastille
- Places des Vosges
- Casa de Victor Hugo
Prós e contras do 4º Arrondissement
- PRÓS: perto de locais, charme, vistas.
- CONTRAS: caro.
✔5º Arrondissement – Panthéon – Quartier Latin
O Quartier Latin com seu belo charme do velho mundo também é o centro estudantil de Paris, com universidades e escolas de ensino médio de prestígio, e tem um toque distintamente intelectual e boêmio. É definitivamente considerado um dos bairros mais descolados de Paris. Neste bairro você encontrará mais diversidade étnica (entre as pessoas e a comida), bem como uma agitada vida noturna. Eu classificaria esta área como “moderna”. Na Idade Média, quando todas as antigas universidades existiam, o latim era falado nesta área, e foi assim que o Quartier Latin recebeu seu nome!
Principais locais no 5º Arrondissement:
- Panteão
- Museu Nacional da Idade Média
- Jardin des Plantes (jardins botânicos)
- Menagerie: o zoológico mais antigo da França
- Museu de história natural
- Mesquita de Paris
- Universidade de Sarbonne (fundada no século 12 e uma das universidades mais antigas da Europa)
- Arenes de Lutece (Coliseu Romano)
- Livraria Shakespeare & Co.
Este é um ótimo bairro para ficar se você for jovem e solteiro e quiser conhecer pessoas da sua idade. É uma Paris clássica para os jovens e um dos melhores bairros para ficar em Paris, especialmente se você for um jovem estudante.
Prós e contras do 5º Arrondissement
- PRÓS: Perto de locais, charme, juventude.
- CONTRAS: caro, multidões de estudantes barulhentos.
✔6º Arrondissement – Luxembourg
Conhecido como um dos melhores bairros de Paris para as famílias, o 6º Arrondissement é lindo. A infinidade de confeitarias de esquina e igrejas centenárias também tornam este um dos bairros mais românticos de Paris. Cheio de charme do velho mundo e antigo lar de escritores e intelectuais da idade de ouro de Paris ou Belle Époque, é uma das áreas mais procuradas (leia-se: caras) de Paris. É um ótimo bairro para ir em um Bistrot ou Café.
Acho que é um dos melhores lugares para ficar em Paris com a família. Depois de um longo dia brincando de turista, é bom apenas sentar nos lindos gramados bem cuidados dos Jardins de Luxemburgo enquanto as crianças brincam.
Principais locais no 6º Arrondissement:
- Jardins de Luxemburgo (lar do famoso lago para barcos de brinquedo)
- Fonte Saint-Michel
- Le Procope (o café mais antigo de Paris)
- Les Deux Magots (ponto de encontro regular para Pablo Picasso e Ernest Hemingway)
- Igreja de Saint-Germain-des-Prés
- Igreja Saint-Sulpice,
- Palácio de Luxemburgo (Senado)
Este é um ótimo bairro se dinheiro não for problema e você estiver interessado na era de ouro de Paris e na história que vem com ela.
Prós e contras do 6º Arrondissement
- PRÓS: perto de locais, charme, história
- CONTRAS: caro, turístico
✔7º Arrondissement – Palais-Bourbon
Arrondissment da Torre Eiffel. Este Arrondissement de Paris contém o local mais popular da cidade, a Torre Eiffel, é claro. É divertido ficar aqui se você conseguir um lugar com vista para o tour, mas o 7º arrondissement pode, na verdade, ficar um pouco longe dos demais locais de Paris se você estiver a pé, de bicicleta ou de transporte público. Apesar disso, ainda pode ser uma das áreas mais turísticas de Paris, com muitas pessoas vendendo chaveiros da Torre Eiffel ou tentando fazer você assinar uma petição (não faça isso, é uma farsa), e as ruas estão cheias com lojas de souvenirs.
Principais locais no 7º Arrondissement:
- Torre Eiffel
- Museu rodin
- Musée d’Orsay
- Champ de Mars
- Ecole Militaire
- Hôtel des Invalides
- Pont Alexandre III
Embora possa ser divertido fazer o passeio todas as noites para voltar para casa, o distrito da Torre Eiffel não é meu lugar favorito para ficar. Mas se você vai ficar em Paris apenas por um período muito curto e seu objetivo principal é visitar a Torre Eiffel e vê-la brilhar à noite (o que é realmente incrível), ficar no 7º pode ser sua melhor aposta!
Prós e contras do 7º Arrondissement
- PRÓS: próximo à Torre Eiffel.
- CONTRAS: caro, turístico.
✔8º Arrondissement – Élysée
Casa do imponente Arco do Triunfo e da glamorosa Champs-Élysées. Esta é uma boa localização central para tudo, mas também pode ser muito movimentada, especialmente se você estiver dirigindo em Paris e precisar contornar o Arco, o que é uma loucura total!
Principais locais no 8º Arrondissement:
- Arco do Triunfo
- Avenue des Champs-Élysées
- Place de la Concorde
- Grand-Palais
- Petit-Palais
- Parc Monceau
O 8º Arrondissement é a melhor área para se hospedar em Paris se você planeja fazer muitas compras sofisticadas, mas o barulho do tráfego pode ser uma grande chatice!
Prós e contras do 8º Arrondissement
- PRÓS: próximo ao Arco do Triunfo
- CONTRAS: caro, muito trânsito, barulhento
✔18º Arrondissement – Montmartre
Ok, com certeza você está pensando que eu pulei alguns Arrondissements, obviamente, mas como este é um guia sobre onde ficar em Paris, estou apenas falando sobre os bairros de Paris que acho que você deveria ficar enquanto estiver em Paris. Do 9º ao 17º arrondissement não vejo excelentes opções para se hospedar em Paris, a não ser que você deseja pagar barato e não se importe de ficar muito tempo em transportes. Tenho certeza de que alguns discordarão de mim e isso está totalmente bem.
O 18º Arrondissement é o lar do belo bairro de Montmartre. Montmartre era na verdade uma cidade separada de Paris, mas foi adicionada à cidade em 1860. Durante a Belle Époque, Montmartre foi frequentada por muitos artistas famosos, como Degas, Matisse, Modigliani, Picasso, Pissarro, Renoir, Van Gogh e muito mais. Montmartre é uma das melhores áreas para ficar em Paris se você estiver interessado em arte e, principalmente, no impressionismo.
O 18º Arrondissement também abriga a imponente Catedral do Sagrado Coração, no topo da colina de Montmartre. Uma coisa que Montmartre definitivamente oferece é uma vista deslumbrante de toda a cidade de Paris, incluindo a Torre Eiffel.
Principais locais no 18º Arrondissement:
- Montmartre
- Sacré-Cœur
- Moulin Rouge
O 18º Arrondissement pode ser um ótimo lugar para ficar se você procura vistas incríveis e charme, mas também tem pernas fortes. É praticamente só subida, algo a se ter em conta.
Prós e contras do 18º Arrondissement
- PRÓS: lindas vistas excelentes
- CONTRAS: longe de locais, longa caminhada morro acima, muitas escadas.
Paris é uma cidade de muitas facetas, e cada bairro oferece uma experiência única. Seja você um apaixonado pela arte e história de Montmartre ou um entusiasta da moda nos Champs-Élysées, a Cidade Luz tem algo especial para todos. Esperamos que este guia tenha ajudado você a descobrir qual o melhor bairro para se hospedar em Paris durante sua viagem à França.
Espero que você seja capaz de decidir onde se hospedar em Paris, França, sem muito estresse ou confusão.