São Paulo é uma das cidades mais pulsante e vibrante do Brasil. É a cidade mais populosa do país e da América do Sul e uma das maiores cidades do mundo. A importância de São Paulo para a economia brasileira é inegável, pois é o centro financeiro e de crescimento que impulsiona o restante do país.
Essa selva vibrante de concreto abriga mais de 12 milhões de pessoas, tendo as maiores comunidades italianas e japonesas do mundo fora de sua terra natal.
Com uma infinidade de atrações culturais, gastronômicas e de entretenimento, São Paulo oferece uma experiência única e memorável para todos os tipos de viajantes.
Neste post, vamos dar uma olhada em alguns dos lugares mais imperdíveis para visitar na cidade de São Paulo. Então, prepare sua mala e vamos começar essa jornada incrível pela maior cidade do Brasil.
Parque do Ibirapuera
O Parque do Ibirapuera é um dos poucos refúgios na natureza que os habitantes de São Paulo podem usar para procurar descanso, um lugar para encontrar amigos ou um lugar para praticar esportes ou adquirir conhecimentos.
O Parque Ibirapuera é uma das principais atrações turísticas de São Paulo e um dos maiores parques urbanos do mundo. O parque tem mais de 1.500 hectares e oferece uma variedade de atividades para todas as idades, incluindo ciclismo, caminhadas, piqueniques e muito mais.
Nos finais de tarde (principalmente aos finais de semana) o local fica cheio de pessoas fazendo exercícios, sentados na grama fazendo um piquenique e se divertindo. Embora o Parque do Ibirapuera esteja perto da cidade e você possa ver a paisagem dos arranha-céus de São Paulo em todos os cantos, ainda assim parece muito longe da agitação da cidade.
No parque, você pode visitar o Museu de Arte Contemporânea, o Planetário, o Pavilhão Japonês e o Museu Afro Brasil. Não deixe de visitar o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 e a fonte multimídia do Ibirapuera.
Mercado Municipal (Mercadão)
A visita ao Mercado Municipal é imperdível em São Paulo! O Mercado Municipal de São Paulo é um dos mais antigos e importantes mercados da cidade. Fundado em 1933, o mercado é famoso por sua variedade de alimentos e especiarias, bem como pela sua arquitetura impressionante.
Você pode encontrar muitas barracas com frutas exóticas ou não muito exóticas, queijos, azeites e embutidos.
Também há várias padarias e restaurantes, mas se você quiser provar pelo menos uma comida tradicional, não perca o sanduíche de mortadela: é famoso não apenas pelo sabor, mas também pelo tamanho. É bastante desafiador comer o sanduíche sozinho, sem ajuda.
Você também pode optar pelo famoso pastel de bacalhau.
Mosteiro de São Bento
Localizado no centro de São Paulo, este lugar tradicional tem cantos gregorianos poderosos e incríveis! O Mosteiro de São Bento está localizado no centro de São Paulo e você pode caminhar até lá saindo do Mercado Municipal. A área circundante pode não ser tão atraente, mas dentro do mosteiro é extremamente impressionante e você pode sentir a rica história. É altamente recomendável que você pare para tirar algumas fotos e, se tiver sorte, poderá assistir ao canto. Os monges também assam deliciosos pães e bolos, confira a padaria, é famosa na cidade!
Mesmo se você não é religioso, este lugar histórico vale o seu tempo! É uma experiência relaxante no meio da agitação de São Paulo. As missas de domingo são muito populares aqui.
Liberdade
Por volta de 1912, a comunidade japonesa começou a crescer nessa área e hoje é a maior concentração de japoneses fora do Japão.
A entrada do bairro tem um torii, um arco japonês, as ruas têm aquelas lâmpadas orientais vermelhas e está cheia de restaurantes e lojas japonesas, é claro!
Liberdade é um bairro muito tradicional em São Paulo. O bairro oferece restaurantes incríveis e você também pode encontrar um mercado de comida de rua nos finais de semana, o que é obrigatório. É altamente recomendável que você visite este bairro japonês em um fim de semana para experimentar a comida de rua!
Post relacionado: Guia Completo do Bairro da Liberdade em SP
Veja nosso vídeo pelo Bairro da Liberdade
Parque da Independência – Museu do Ipiranga
O Parque da Independência foi inaugurado no final do século XIX, é um símbolo marcante da história do Brasil, foi o local que D. Pedro declarou a Independência de Portugal.
A paisagem é sofisticada, com um jardim projetado em estilo francês, cultivando diferentes tipos de flores e palmeiras. O parque em si é enorme, e lá você encontrará o Museu do Ipiranga, o Monumento da Independência, playgrounds e uma fonte histórica. Infelizmente, o museu ficou fechado até 2022, mas vale a pena conferir o parque para apreciar a vista e tirar fotos divertidas.
Em setembro de 2022 o Museu do Ipiranga reabriu, após 9 anos fechado para restauro. Hoje você pode visitar os mais de 3,5 mil itens do acervo e mais de 450 mil documentos, além de passear pelos incríveis jardins..
Pinacoteca de São Paulo
A Pinacoteca de São Paulo é um dos museus de arte mais importantes do Brasil. Fundado em 1905, o museu abriga uma coleção incrível de arte brasileira dos séculos XIX e XX, incluindo pinturas, esculturas, fotografias e muito mais.
O prédio da Pinacoteca também é uma atração em si, sendo um exemplo impressionante da arquitetura do final do século XIX. Não deixe de visitar a Sala São Paulo, uma antiga estação de trem que foi transformada em uma das principais salas de concerto de São Paulo.
A Pinacoteca de São Paulo é um lugar imperdível para qualquer amante da arte, e um ótimo lugar para se aprofundar na cultura brasileira.
Lógico que São Paulo tem muito mais a oferecer, como a Avenida Paulista, os museus, beco do Batman, os mercados de rua e os bairros charmosos, como a Vila Madalena. Mas nesta lista resolvemos mesclar o que São Paulo tem de melhor.
Para conhecer ainda mais a cidade, faça uma Excursão Turística em São Paulo: MASP, Av. Paulista e Mais!
Esperamos que este guia tenha ajudado você a planejar sua viagem a São Paulo, e que você tenha descoberto alguns dos lugares mais imperdíveis da cidade.
Atividades interessantes em São Paulo/SP
Não deixe de compartilhar suas próprias dicas e recomendações nos comentários abaixo, e se você já visitou algum desses lugares, compartilhe sua experiência conosco.