DICAS DE VIAGEM PELO MUNDO

Search
Close this search box.

Melhores Coisas para Fazer em Veneza, Itália

Compartilhe:

Eu amo e Itália e não posso negar que Veneza é realmente uma cidade única, diferente de qualquer outro lugar do planeta. Vá ver a cidade que está afundando enquanto ela ainda está aqui. Há tanta história e cultura ao seu alcance e há tantas coisas para fazer em Veneza que você gostaria de ficar mais tempo!

Como uma das cidades mais antigas da Itália, Veneza está repleta de cultura, beleza e história. Há tantas coisas para fazer em Veneza para as famílias que você gostaria de poder se mudar por alguns anos! 

A cidade irá realmente capturar seu coração e sua imaginação com seus becos estreitos, arquitetura antiga e canais românticos. 

Se você está procurando um roteiro pela cidades, não deixe de ver nosso post: Roteiro | Itália – 2 Dias em Veneza

Estas são melhores coisas para fazer em Veneza:

o que fazer veneza

Andar pela Praça São Marcos e ver a Basíica de São Marcos

Conhecido como o centro histórico e religioso de Veneza, Praça de São Marcos e a Basílica de São Marcos são imperdíveis. Alimente os pombos e visite a igreja de 600 anos. Observe os impressionantes mosaicos do lado de fora do edifício.

Esta grande praça abriga a Basílica de São Marcos, o Palácio do Doge e a torre do sino do Campanile.

Esta elaborada igreja fica na popular praça de mesmo nome. A igreja foi construída em homenagem a São Marcos Evangelista, cujos restos mortais foram roubados em Alexandria, no Egito, por um casal astuto de venezianos, com a intenção de trazê-lo para descansar em Veneza. (O que os tornou astutos? Eles contrabandearam os restos mortais para a Itália em barris de gordura de porco.) 

Criada a partir de muitos estilos diferentes de arquitetura, hoje a opulência da basílica brilha em quase todos os cantos – desde os quatro cavalos de bronze em tamanho real que guardam a entrada até milhares de metros quadrados de mosaicos até o Pala d’Oro – um elaborado retábulo encomendado em Bizâncio pelos venezianos.

Se você olhar atentamente para a empena central no exterior da basílica, poderá até ver uma estátua de São Marcos junto com o emblema de Veneza: um leão com asas. 

A entrada na Basílica é gratuita, mas muitas vezes a fila para entrar é muito longa. Aos domingos você pode pular a fila entrando pela porta lateral e assistindo à missa dominical.

Há um código de vestimenta rígido na São Marcos e não são permitidos shorts ou ombros nus. Como esse é o caso na maior parte da Itália, as mulheres podem considerar carregar um lenço grande em uma bolsa ou bolsa para puxar e colocar sobre os ombros quando necessário.

Observar a Ponte Rialto

A Ponte de Rialto é uma das quatro pontes que cruzam o Grande Canal de Veneza e é também a ponte mais antiga que cruza o canal, datada de 1551!

A Ponte de Rialto foi originalmente construída como uma ponte flutuante no século XII. Desde então, porém, foi reconstruída várias vezes. A Ponte de Rialto foi concluída em sua forma atual em 1591. Hoje, a ponte se tornou um marco importante de Veneza.

Existem muitas lojas de souvenirs na ponte, o que faz com que a ponte quase sempre fique cheia de pessoas. Para evitar as piores aglomerações, é uma boa ideia chegar cedo pela manhã ou tarde da noite. Da Ponte Rialto, tem-se uma bela vista do Canal Grande , uma das atrações mais populares de Veneza.

O Palácio do Doge

Volte no tempo e aprenda sobre os muitos doges que governaram Veneza por milhares de anos, até 1797. Este lugar é lindo!

Na Praça de São Marcos, às margens do Canal Grande, você encontrará o Palácio Ducal, chamado Palazzo Ducale em italiano. Este impressionante palácio foi construído na clássica arquitetura gótica veneziana e está ricamente decorado. Além do suntuoso exterior e interior, o palácio é também um dos locais mais históricos de Veneza.

Este palácio serviu como um edifício do governo. Foi a casa do Doge, eleito chefe de estado de Veneza pelos nobres venezianos. Hoje, o Palácio Ducal funciona como um museu e é uma das melhores coisas para se fazer em Veneza. Há tantas coisas interessantes para ver dentro do Palácio Ducal. É fácil passar pelo menos algumas horas lá.

Andar de gôndola

Nada diz “Veneza” como andar de gôndola. Sim, é turístico, sim, é caro e sim, você deve fazer isso! As gôndolas são exclusivas de Veneza e têm sido usadas para navegar pelos canais há séculos. Elas fazem parte do passado e da cultura de Veneza. 

Antes contados com milhares, hoje existem apenas cerca de 400 gondoleiros licenciados em Veneza, cujo principal objetivo é dar carona aos turistas. Se tiver sorte, você pode escolher um gondoleiro que canta! Os passeios de gôndola são cobrados a uma taxa fixa de 80 euros para um passeio de 40 minutos com até 6 pessoas em um barco.

Powered by GetYourGuide

Visitar as Ilhas Exteriores de Veneza

Murano: Conhecida por sua história antiga de sopro de vidro, Murano é uma ilha colorida cheia de pequenas lojas de vidro que vendem de tudo, desde esculturas gigantes a estatuetas do tamanho de formigas. O verdadeiro mimo especial em Murano é a praia, uma vez que está repleta de centenas de anos de vidro polido! Murano fica a cerca de 15 minutos de Veneza no Vaporetto e ainda mais curto em um táxi aquático.

Burano: esta vila iluminada e colorida remonta à época dos romanos e é famosa pela arte de fazer rendas. É fácil se apaixonar por esses edifícios iluminados ao longo dos canais!

Post relacionado: Como Ir a Burano saindo de Veneza, Itália

Teatro La Fenice

O  Teatro La Fenice é uma das casas de ópera mais populares da Itália e quase morreu não por um, mas por três grandes incêndios desde sua inauguração em 1792. Moradores e visitantes brincam com o nome (que se traduz como Teatro da Fênix). ), e como coincidiu com a infeliz história do teatro: como uma fênix renascendo das cinzas, La Fenice sobreviveu.

Embora reformada em 1996, a histórica casa de ópera ainda tem uma sensação do velho mundo, com interiores dourados decadentes e intrincadamente projetados, equipados com cadeiras macias de veludo vermelho, tornando-a o cenário perfeito para apreciar o prazer auditivo/visual da ópera clássica italiana. Além de ópera e apresentações musicais, há também uma variedade de apresentações de dança – principalmente balé – programadas ao longo do ano.

Ponte dos Suspiros

Séculos atrás, a Ponte dos Suspiros, que liga o  Palácio Ducal  às masmorras, era usada para transportar prisioneiros do tribunal para as prisões. Diz a lenda que a Ponte dos Suspiros, ou  Ponte dei Sospiri, recebeu esse nome em homenagem aos suspiros que prisioneiros como Giacomo Casanova emitiam ao dar uma última olhada no mundo exterior através das janelas da ponte enquanto se dirigiam para a prisão para sempre.

Em uma nota muito mais leve, a tradição veneziana diz que se dois amantes se beijarem em uma gôndola sob a ponte, eles receberão a felicidade eterna. 

Veja também

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Vai de Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Reserve seus passeios com a Get your Guide
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Já saia com internet no celular com os e-Sim Airalo
- Faça um cartão Wise, a melhor forma de levar dinheiro para o exterior

* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Gostou? Compartilhe:

Picture of Paula e Roger

Paula e Roger

Um casal que ama viajar e resolveu compartilhar o mundo pela internet.

Quem Somos

Comente o artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *