A Igreja Týn é a igreja mais importante do centro histórico de Praga. É também um dos pontos turísticos mais fotografados de toda Praga, graças às suas duas icônicas torres góticas que apresentam inúmeras torres com pináculos que alcançam o céu como longas antenas.
A igreja eleva-se sobre a Praça da Cidade Velha , apesar de a sua fachada principal ser obscurecida pelo edifício com arcadas da Escola Týn em frente à igreja. As únicas partes visíveis da praça são as duas torres góticas e a grande empena triangular, decorada com uma estátua dourada de Maria rodeada por uma auréola.
História
Esta igreja românica existia em Praga já no século XI. Foi construída para comerciantes alemães que forneceram os fundos para uma basílica servir como igreja principal, e tinha vista para o Pátio de Týn. A construção da atual igreja gótica começou em meados do século XIV, sob Carlos IV.
O lado oeste foi construído primeiro: o grande portal foi concluído já em 1390, mas a frente oeste só foi concluída em 1463, durante o reinado de Jorge de Poděbrady. O telhado e a torre norte foram adicionados pouco depois. A construção terminou em 1511 com a conclusão da torre sul.
Arquitetura da Igreja
A igreja mais famosa de Praga apresenta nave de três naves composta por seis vãos. Cada corredor tem seu próprio coro e dá acesso à capela-mor.
As torres têm 80 m de altura. A torre norte é chamada de Eva, a torre do sul (cerca de 1 m mais alta) é Adão. Naquela época, eram construídos a partir de andaimes salientes, cujas placas de fundo eram assentadas sobre vigas que passavam por furos deixados nas paredes em intervalos regulares. Isso permitiu o trabalho simultâneo de fora e de dentro. Em 1679, a igreja foi incendiada e o corredor principal foi posteriormente rebaixado e abobadado em estilo barroco.
É difícil ter uma boa visão da igreja, pois ela é cercada por edifícios em todos os lados. No lado sul e oeste, os edifícios vizinhos são construídos mesmo encostados às paredes da igreja. Você só pode ter uma visão clara da abside no lado leste da rua Týnská, que segue ao longo do lado sul da igreja. Da rua do lado norte, confusamente chamada de Týnská, avista-se o portal norte com um tímpano esculpido que representa a paixão do Senhor e a crucificação.
A fachada poente caracteriza-se não só pelas suas duas torres, mas também pelo enorme vitral logo abaixo da empena. O seu rendilhado gótico divide-o em seis secções e culmina no topo numa rosácea.
Interior
Enquanto o exterior é gótico, o interior, por outro lado, é barroco. Este é o resultado de um incêndio em 1679 que destruiu grande parte do interior original e da cobertura da nave. Alguns itens que sobreviveram ao incêndio incluem um baldaquino do século XV no lado esquerdo do corredor principal e, em frente, o púlpito de pedra , que está decorado com ícones do século XIX.
Alguns destaques do interior barroco preto e dourado incluem o altar-mor de 1649, e o órgão de tubos , um dos mais antigos do seu tipo em Praga.
Mesmo ao lado de um pilar à direita, junto à capela-mor, encontra-se a lápide do astrónomo dinamarquês Tycho Brahe (†1601), que lançou as bases da astronomia ao observar a lua, os planetas e as estrelas apenas a olho nu na época. antes da invenção do telescópio.
Como entrar na Igreja e a Escola Tyn
Apesar de muito famosa, essa igreja em Praga pode ser difícil de entrar, pois ela não fica diretamete ligada à praça principal A entrada principal da Igreja Týn pode ser alcançada a partir da praça da Cidade Velha, passando por um arco (o terceiro arco da esquerda) que passa por um corredor direto pela Escola Týn. O aspecto mais notável deste edifício – além de bloquear a vista da fachada frontal da igreja – é a sua abóbada gótica. O edifício foi utilizado como escola entre os séculos XIV e XIX, daí o seu nome.
Fatos interessantes sobre a Igreja Týn
Numa visita a esta obra-prima gótica e barroca, poderá contemplar mais do que algumas jóias. Não perca nenhuma das características da igreja, que é um verdadeiro museu:
- O interior das diferentes capelas e os altares são decorados com obras de renomados artistas tchecos. Destacam-se as pinturas do Altar-Mor, da autoria do artista barroco Karel Škréta, representando a Assunção da Virgem Maria.
- Praticamente todo o mobiliário é original, datado do período barroco. Não deixe de apreciar o magnífico órgão construído em 1670, que é o mais antigo da cidade.
- O dossel de pedra esculpida foi criado como monumento funerário para um arcebispo hussita e é um dos pontos turísticos mais importantes da Igreja de Týn. Foi realizado pela oficina do famoso escultor gótico Matěj Rejsek e vale a pena parar para ver as suas quatro colunas, bem como a sua decoração ornamentada com motivos florais e figuras de animais.
- Outra característica interessante são os numerosos túmulos de figuras ilustres que podem ser encontrados na igreja. Particularmente digno de nota é o do eminente astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, um incansável observador do céu, que morreu em Praga em 1601.
- A pia batismal, datada de 1414, é uma das poucas características medievais preservadas e a mais antiga de toda Praga.
- Na época nazista, um dos sinos da torre norte foi fundido para produzir munição. Somente em 1992 foi finalmente restaurado e hoje em dia o toque dos sinos está completo novamente.
- Não se esqueça de caminhar pela praça à noite para ver a igreja maravilhosamente iluminada e brilhando contra o céu noturno da cidade. Se quiser uma visão ainda mais linda, faça um cruzeiro noturno.
Horários
- Terça a Sábado – 10h às 13h e das 15h às 17h
- Domingo – 10h30 às 12h
- Segunda-feira: Fechada
Preço da Entrada
- é pedido um valor de doação, que não é obrigatório – valor recomendado: 40 CZK (1,5 €)
- Não é permitido a entrada para turismo durante as missas.
Missas
Setembro – Junho:
- Ter – Qui 18h00
- Sex 15h00
- Sa 8h00
- Su 9h30 e 21h00
Julho agosto:
- Seg – Sex 12h15
- Sa 8h00
- Su 9h30 e 21h00