Muitos viajantes amam ficar em albergues! Se hospedar em um albergue (ou hostel como são conhecidos internacionalmente), te dá oportunidade de conhecer outros viajantes, e os hostels são ótimos quando você viaja com orçamento limitado. Mas eles podem ser intimidantes nas primeiras vezes. Cada albergue é tão diferente! Hoje vamos te apresentar o Hostelworld, site que pode te ajudar.
Ao pesquisar em que albergue ficar, você realmente percebe o quão individual a experiência do albergue pode ser. Uma boa experiência em um albergue pode tornar sua viagem ainda mais especial. Mas como escolher qual deles, especialmente se você estiver viajando para um destino importante, como uma capital europeia, onde podem haver centenas de opções?
Nós já ficamos em albergues e sempre tivemos ótimas experiências. Portanto, hoje trago a maneira de escolher o melhor hostel para sua viagem!
Vou compartilhar com vocês meu processo de 4 etapas para escolher um hostel quando você tem muitas opções!
Apenas uma advertência rápida: minha experiência de viagem é baseada principalmente na Europa, então meu conselho vai refletir isso. No entanto, este conselho deve ser adaptável para outros destinos. Se você tem algumas ideias que se aplicam a outros destinos, por que não deixar um comentário?
Onde você encontra informações sobre albergues?
O melhor lugar para procurar é no maior site especializado em reserva de albergues chamado Hostelworld. Se você estiver viajando para cidades menores sem muitos albergues, uma rápida pesquisa no google por “[nome do destino] albergues” ou “[nome do destino em inglês] hostel” também pode ser útil porque nem todos os albergues estão listados nos grandes sites.
Acho isso especialmente útil nos EUA, onde hospedar-se em albergues não é tão comum.
Pesquise sua cidade de destino e suas datas de viagem para ter uma ideia de quais são suas opções. Agora vamos reduzir essas opções às melhores!
Dica: Você também pode procurar por hostels no booking.com, o que é ótimo se você quiser comparar os preços. No entanto, você pode ter mais sorte com os filtros no principal site de reservas de albergues.
Vamos então fazer uma busca de exemplo: de 9 a 13 de maio em Amsterdam, para 2 pessoas:
A pesquisa retornou 44 propriedade em Amsterdam nas datas selecionadas. Agora vamos às 4 etapas que mencinei:
Etapa 1: Usando os filtros do Hostelworld
O hostelworld tem filtros para permitir que você restrinja sua pesquisa a vários fatores. Em algum lugar perto da barra de pesquisa deve haver um botão que diz “Filtro” ou talvez se pareça com um funil. Clique nele para ver o menu de filtro.
O que você deve filtrar? Tudo o que você sabe que PRECISA em sua experiência no albergue. Se você sabe que quer quartos apenas para mulheres, por exemplo, ou se vai precisar de Wi-Fi para trabalhar. Mas escolha com sabedoria, pois muitos filtros farão com que você não obtenha nenhum resultado!
Os dois filtros que eu definitivamente uso são classificação e preço.
Classificação
O sistema de classificação é também uma grande vantagem do Hostelworld. As pessoas que avaliam os albergues são outros viajantes como você e geralmente são impiedosos em suas críticas ou elogios. (E certifique-se de deixar um comentário sobre o seu albergue após a sua estadia para ajudar os viajantes que vierem depois de você!)
Eu gosto de definir meus filtros para albergues que tenham pelo menos uma classificação de 8 em 10. Acho que é generoso o suficiente para obter uma variedade de opções.
Preço
O preço é um fator que varia dependendo de onde e quando você está viajando. Pense em seu orçamento, mas também faça uma varredura rápida em sua lista de resultados para ter uma noção geral de quanto você deve esperar pagar.
Lembre-se também de que há momentos em que os albergues ficam muito caros – Munique durante a Oktoberfest, por exemplo, ou praticamente qualquer cidade grande na véspera de Ano Novo. Defina seu filtro de preço para o que você se sentir confortável.
Mantendo nossa busca inicial, adicionei 2 filtros: no máximo até R$1.000 e também classificação acima de 8, então temos o resultado:
Agora são 31 opções de hostel para ficar em Amsterdam. Vamos continuar diminuindo essa lista para nossa escolha ficar mais fácil:
Etapa 2: Escolher a melhor localização do Albergue
A localização é uma decisão muito pessoal. Talvez você tenha que sair super cedo no seu último dia, então você quer estar perto da estação de trem ou do transporte para o aeroporto. Ou você saiba que quer estar perto da vida noturna – ou longe da vida noturna! Talvez você queira estar no centro da cidade, ou em um bairro alternativo, ou perto da praia. Espero que você já tenha feito algum planejamento para sua viagem e saiba que tipo de áreas você está mais interessado em visitar.
O Hostelworld possui um recurso de mapa que mostra onde estão localizados todos os albergues em seus resultados atuais. Isso deve restringir um pouco mais sua pesquisa.
Decidi então manter a nossa busca inicial e restringir a área de busca entre o Vondelpark e o Albert Cuyp Market:
Isso me retornou apenas 5 opções dentro das minhas especificações iniciais: Hospedagem para 2 pessoas em Amsterdam, de 9 a 13 de maio, por até R$ 1.000, classificação acima de 8.
Dentro das 5 opções, observe que 3 delas não há vagas (são as que tem um traço – no local do preço). Então para facilitar minha pesquisa me retornou apenas 2 opções. Vou abrir as 2 opções em abas diferentes e agora vem o passo 3 e 4 que me ajudarão a escolher o melhor hostel para viajar!
Passo 3: Ler cuidadosamente as descrições dos Albergues
A maioria dos albergues fornece uma descrição bastante extensa nesses sites ou em suas próprias páginas da web. Claro, muitos deles soam bastante semelhantes, mas você ainda pode obter algumas informações boas lá.
Albergues tranquilos e albergues para festas geralmente deixam isso claro em suas descrições porque estão tentando atrair pessoas que apreciarão sua atmosfera.
Alguns pontos específicos a serem considerados ao ler as descrições no Hostelworld:
- Qual o tamanho do hostel?
- Permite grupos grandes?
- Tem restrições de idade?
Um grande albergue sem restrições de idade pode hospedar grupos escolares. Um hostel sem limite de grupos pode ter despedidas de solteiro hospedadas lá. Alguns lugares atendem a esse tipo de viajante, e isso é ótimo para eles, mas talvez não para você. Ou talvez seja!
Dê uma boa olhada também nas fotos dos locais, você se imagina passando um tempo por ali?
Passo 4: Ler todos os Comentários com atenção
Agora é hora de mergulhar nas revisões escritas de cada albergue ainda em consideração. Você pode ler cada avaliação para ter uma boa ideia do que as pessoas têm falado sobre o albergue recentemente. Também é útil fazer uma busca nas resenhas por palavras-chave (como “sujo” ou “festa”) que lhe digam muito sobre a experiência de viver.
Lembre-se de ler esses comentários com um pouco sensatez: todos os albergues às vezes são barulhentos e tem festas, e a definição de festa para cada um é diferente. Mas se houver uma tonelada de comentários no Hostel world dizendo a mesma coisa, confie. É para isso que servem esses comentários!
Alguns lugares são particularmente bons para conhecer pessoas e fazer amizade com viajantes que pensam como você. Pense em algumas palavras que descrevam seu estilo de viagem e pesquise nas avaliações. Às vezes, nada surgirá; às vezes você encontrará ouro!
Bom, após cumprir meus 4 passos para escolher o albergue ideal, você deve ter uma lista muito mais curta e personalizada de albergues para escolher!